Seguidores

Mostrando postagens com marcador dedicação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dedicação. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CANTINHO DA SAUDADE!



AS COPAS DA MINHA JUVENTUDE




O clima de festa era contagiante!

Desde cedo,as ruas enfeitadas de bandeirolas verde-amarelas,as bandeiras nas janelas,os comes e bebes sendo preparados nas vastas cozinhas coloniais.

Como eram grandes aquelas cozinhas,sô!Podia-se dançar dentro delas.

Quem não tinha camisetas nas cores do Brasil, arrumava uma fita,um cinto,uma bijuteria,qualquer coisa que mostrasse sua lealdade à Seleção,chamada carinhosamente de canarinho,e sua adesão à torcida que empurraria o time para a vitória.

Estou falando da lendária copa de 58 onde um rei despontava, Pelé,o magnífico,primeiro e único!

Não sei porque, me parece que naquela época os jogadores eram mais autênticos,suavam a camisa para glória do Brasil,sem envolvimentos com suspeitas multinacionais que constelam as suas camisas de hoje.

Nem ganhavam essas fortunas que ganham e que os torna mais cautelosos nos jogos de seleção, pois,não pertencem mais ao Brasil, nem a si mesmos,pertencem aos clubes miliardários que os compram e vendem como reles mercadorias.

Imagina uma contusão séria, uma perna quebrada, um menisco fora do lugar...

Perderiam seu valor de mercado, carreira comprometida,voltariam cabisbaixos aos times nacionais ou,pior,acabariam talvez, no Uzbequistão,coisa de louco.

Já o Mané Garrincha, o Vavá,o Nilton Santos , o Gilmar,  não precisavam se preocupar com isto.

Era coração nas mãos e bola no pé.

E nós, torcedores fieis e animados, fazíamos balões de três metros que soltávamos nos céus,livres,leves e soltos, soltávamos fogos, vulcões cujas chamas enchiam de brilho e luz as noites frias de junho.

Depois do jogo a comemoração na casa dos amigos,a cada casa visitada o cortejo crescia, até chegar na casa de Magalhães,onde um grande rinque de dança nos aguardava,devidamente embandeirado e decorado.

Mesas imensas cheias de licores, amendoins cozidos e torrados,canjicas amarelinhas e olorosas, bolo de aipim e carimã, pamonhas , mingaus de puba e milho para aquecer o corpo. As laranjas ganhavam laços de fita verde –amarelo , olhos e boca, fingiam rostos caipiras.

Dançava-se até o sol raiar.

Uma conhecida, recém chegada de Paris contava as novidades:

- Meninas, fala-se que Dior está criando um novo perfume : ”Mon Pelé”.

E aquelas noites fagueiras continuavam até que a Copa terminasse e voltássemos à nossa triste rotina de terceiromundistas.

Mas, durante este curto tempo,éramos reis!








domingo, 17 de janeiro de 2010

SOBRE BLOGS E BLOGUEIROS...


A Internet foi um presente para quem gosta de escrever;não só tem revelado talentos anônimos como dá voz aos mais tímidos,aqueles que não gostam de se expor publicamente ao vivo e a cores.
Como eu já tinha escrito no meu texto “Amores Virtuais”,na internet a gente expõe a nossa alma,o nosso ser e. aparecemos aos outros,quase sempre,como realmente somos.
Não quero falar aqui sobre o lado” dark “da rede;as pessoas que se comportam mal nela,se comportariam assim em qualquer lugar,são almas enfermas.
Depois de quase dois anos escrevendo em sites comecei a blogar,não digo que,sem um pouco de receio,pois havia –e,ainda há -entre escritores- um certo preconceito contra blogs,que consideram uma literatura inferior.
Discordo totalmente sobre esse assunto.
Conheço blogs inteligentes, com mensagens magníficas,boa poesia,análise de fatos históricos e,muita,muita informação;ao contrario dos jornalistas em geral,o blog é pessoal,não está sujeito à censura interna,como certos jornalões,onde o pensamento do jornalista tem que ser o pensamento do editor e estar de acordo com a filosofia dos donos dos jornais,sujeitos nem sempre politicamente correto.
O blogueiro está entre ele – e sua consciência – e seu público.
Claro que o bom blogueiro é um formador de opinião e,dependendo da quantidade de seus leitores,ele pode mudar conceitos,destruir preconceitos e trazer à tona a verdade dos fatos;porque ele freqüenta várias fontes,lê e ouve diversas correntes,interage com outros colegas e seu público e ,daí,com sorte,talvez consiga trazer a verdade para fora do poço.
Para se fazer um bom blog a gente tem que viver uma bela estória de amor com ele.É quase como o “poetinha “escrevia no poema “Para viver um grande amor”,lembram? Claro, todo apaixonado já leu...
“Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso” —para escrever um blog,também...Para ser um bom blogueiro , te digo, é preciso atenção como o "velho amigo", e também com o seu leitor..” É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o recente escrevinhador.”
Eu já ouvi: -Tolice,isso não vai dar em nada,perda de tempo e dinheiro,quem vai ler?E os materialistas:-o que você está ganhando com isso!?
Não adianta explicar,essa gente nunca iria entender...“Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade” — todo dia você tem que
comparecer,apresentar novidades,dormir e acordar pensando no seu leitor,sobre como agradá-lo,sobre como trazê-lo até você. Para fazer um blog perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador.É preciso aprender,consultar seus leitores,mandar e-mails,ouvir e ler comentários,manter suas idéias,apesar dos contrários;vaquinhas de presépio que concordam com tudo,não se dão bem na blogosfera.. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, o leitor sente — e esfria um pouco o amor.” Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro (ou não) com poesia “— para viver um grande amor ou faz um grande blog.
Por isso,faço um apelo ao meu leitor;comente,opine,dê sugestões sobre texto,demonstre seus desejos;nos e-mails que lhes envio,sugira temas,use a força da internet para resolver pequenas questões até sobre empresas que não cumprem promessas,recados aos políticos,conselhos para o dia a dia.
Internet é interação.Nunca houve ,em toda a estória da humanidade,pessoas tão próximas umas das outras,como nós,internautas.Vamos usar nosso poder.
Estou ao seu lado,querido leitor,daqui ou d’além mar.
O mundo é nosso!
Texto de Miriam de Sales Oliveira protegido pelo LCC.
As aspas referem-se aos versos de Vinicius de Morais no poema” Para viver um grande amor”.

COM A PALAVRA,O LEITOR:


19/01/2010 10:48 - Djanira Luz
Muito bacana esse seu texto, Miriam! E gostei das sugestões quesolicita aos leitores. Legal essa troca de informações onde poderáresultar em bons textos como o que acabo de apreciar.rs Beijoquinhas,querida!