Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O FOLCLORE


Um país forma sua identidade  pela tradição e pela preservação dos costumes populares.
O folclore  é composto de mitos e lendas.

As lendas são estórias que passam de geração em geração pela tradição oral e os mitos  são criações populares para explicar fatos científicos que eles não compreendiam bem ou simplesmente para assustar,principalmente as crianças,como o bicho-papão,por exemplo.

 As estórias,contos,lendas,cânticos religiosos,adágios populares e trovas brotadas da alma de um povo é que retratam bem a “fotografia”daquela nação e como esta  se mostra para o mundo.

As diversas  raças que  deram origem ao povo brasileiro, nos transmitiram o seu conhecimento atávico,as suas crenças,o seu modo de se expressar e as suas cantigas agitadas como o batuque dos negros ou ternas e lânguidas como a modinha portuguesa.
O folclore conserva esse passado na sua essência ,embora nos chegue modificados pela ação do tempo.

O fandango,a luta entre cristãos e mouros e mesmo o bumba-meu-boi, a festa do Divino,a congada perpetua bailados ou os faz desaparecer para ressuscitá-los depois,sempre com o feitio e cor original ou modificado pela engrenagem da máquina do tempo que muda o sentido das palavras.

O folk-lore é muito anterior a 22 de agosto de 1846 quando William John Thoms criou o termo para designar as crenças e lendas populares.

O desenvolvimento industrial, a tecnologia avançada não destrói o folclore.
Não apenas contos (folks-tales) e cantos, mas,hábitos,costumes,gestos,superstições,alimentação,mezinhas,indumentária,sátiras,lirismo tudo constitui a história daquele grupo social,chegado até nós pela tradição oral.

Onde estiver o homem viverá uma fonte de criação, preservação e divulgação dos hábitos daquele clã e cultura daquele povo ;em qualquer deles estará aí,vívida e atuante a cultura sagrada,hierárquica,veneranda,reservada para a iniciação,a tradição oral e coletiva,destinada a manter usos e costumes por muitos séculos.
No Brasil,inúmeros e importantes historiadores dedicaram-se ao estudo do folclore nacional,como por exemplo Luís Câmara Cascudo,João Ribeiro,Gustavo Barroso, Sílvio Romero, entre outros.
A riqueza do nosso folclore é ímpar,pois,três povos ajudaram a criar a nossa identidade cultural:o luso,o negro e o índio.
Temos os reisados e cheganças, o bumba-meu-boi,o carnaval,o candomblé,as cavalhadas, a festa de reis,o maracatu.

Mitos temos  inúmeros,não fosse o povo brasileiro profundamente criativo:o boitatá,o boto,o curupira,o lobisomem(esse herdado dos europeus) a mãe d’ água,o corpo-seco,as assombrações,a mula sem cabeça,o saci,o velho do surrão.
As adivinhações, os provérbios, as trovas (de origem portuguesa) a literatura de cordel,as “incelênças” nordestinas.
Realmente , um estudo encantador ,fascinante e muito rico o estudo do folclore!

Bom que hoje seja tão festejado, pois,a elite social e intelectual do Brasil só tomou conhecimento dele com a chegada do Romantismo,no sec. XIX.


                           MITOS BRASILEIROS



                   A MULA – SEM –CABEÇA


O celibato forçado ao qual a Igreja Católica obriga  seu clero,deu origem a várias lendas,chistes e ditos populares,entre eles a mula –sem –cabeça.
Assim eram chamadas,de modo pejorativo,as concubinas dos padres,principalmente no interior,onde essas prevaricações eram mais freqüentes.Também eram chamadas de “burrinhas – de – padre ou simplesmente,burrinhas.
No México eram chamadas  de ‘maloras” ou “Mula Anima”,”Alma Mula”,na Argentina e nos outros países sul americanos.
Porque mula – sem –cabeça?Porque sendo o marido,naquelas priscas eras,o cabeça do casal e como a pobre mulher não tinha marido oficial,veio daí o apelido.
A fantasia popular é  abrangente e rica; num átimo  criou-se  uma lenda ;nas noites de quinta para sexta feira,a mulher se transformaria num forte animal  que saía num doido galope pelos campos,assustando as pessoas.Lançava chispas de fogo pelas narina e pela boca.Suas patas eram como feitas de ferro.O relincho,assustador,era ouvido de longe.
Muitas vezes emitia um som de choro humano,como a lamentar a  sua situação.
A mula corre sete freguesias em cada noite até aparecer alguém que lhe quebre o encanto.
O encanto só terminava quando algum corajoso arrancava o freio de ferro que levava no pescoço.
Como relinchava e tinha   frio no pescoço se não tinha cabeça?
Nas lendas,tudo é possível...
Assim que o freio era  arrancado,a mulher apareceria  chorosa , despida e arrependida  no meio do povo, ;enquanto o seu salvador morasse na mesma freguesia o encanto estaria quebrado e ela não voltaria à forma animal.
Há  uma   outra forma da mulher escapar desta maldição;se o padre,seu comborço,amaldiçoá-la sete vezes antes de celebrar a missa.
Sempre o elemento  preconceituoso e moral está presente nestas lendas.
Trata –se de uma mulher casada que ,por muitos anos,mantém relações extra – conjugais com um sacerdote.Mas,note,que a condenação popular visa apenas as mulheres.
Na Europa,diz a tradição que,a hóstia fugiu das mãos do celebrante ,durante a comunhão,porque a amante estava assistindo à missa.(Scala Celi,de Gobi Jr.)
Mas,porque a mula?  Antigamente era a montaria favorita dos padres – curas , desde o século XII,como a gente lê nos relatos  antigos.  




CANTINHO DO LEITOR:
                       Olá, Miriam
Muito bom o texto do artigo.
Abração
Amália


Miriam,sou um apaixonado pelo folk-lore.Belo e importante texto.Beijos.
Cézar Ubaldo

8 comentários:

  1. Parabéns pélo blog e por seus trabalhos!!Bjs no coração.Vá participar do sorteio em meu blog.É só comentar na postagem dos 500 seguidores e concorrer!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi,já estive lá e acho q/ estou participando.Mas,n/ tem importância,ir ao teu blog já é um presente. bjs

    ResponderExcluir
  3. O folclore sempre entrou lá em casa. Pena, a pouca importância dada a esta parte da literatura. Principalmente nas escolas, são poucas as que ainda o preservam. Tenho vários livros do Cascudo, que era um dos maiores "catedráticos" no assunto.
    Linda e rica matéria, Míriam.
    Um abraço
    Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Miriam para mim você acertou em cheio na postagem, amo tudo que vem do passado, principalmente folclore, lendas, amo demais, bela matéria, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  5. Nisso o nosso país é riquíssimo: folclore!!!
    Parabéns pela postagem!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho Miriam, espero que sua filha goste do meu cantinho. Um ótimo fim de semana para você!

    ResponderExcluir