Seguidores

DICAS PARA GUARDAR E CONSERVAR SEUS LIVROS



DICAS PARA GUARDAR E CONSERVAR SEUS LIVROS
1.   Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras.
2.   O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
3.   Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.
4.   Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
5.   Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).
6.   Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
7.   Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.
8.   Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
9.   Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.
10.  Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
11.  Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.
12.  Bibliotecas devem ser freqüentadas. Nem pense em porões. Baixa freqüência de pessoas aumenta a insidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.
13.  Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.
14.  Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.
15.  Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.
16.  Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
17.  A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.
18.  Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.
19.  Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
20.  Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.
21.  Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis  onde aplicado.
22.  FONTE:LIVROS E AFINS






10 Desvantagens da publicação sob  demanda
Entre os posts mais populares e que geram um bom debate aqui no blog estão os com dicas e informações sobre o mercado editorial ou dicas para novos escritores, e hoje volto a tocar num assunto que pode ser bem polêmico, a publicação sob demanda, cada vez mais presente no cotidiano literário nacional. Nesta lista seleciono 10 desvantagens deste sistema:
1 - Preconceito: Acredito que este seja ainda um grande problema, pois os leitores tendem a geralmente desconfiar da qualidade dos livros editados sob  demanda. A maioria, na verdade, não quer dispensar os já  parcos recursos destinado a cultura em seu orçamento com apostas em obras desconhecidas. Isso acontece pelo fato de sim, muitas vezes ,termos péssimas obras editadas nesse sistema, ou até mesmo pela compreensão dos leitores (muitas vezes errônea) de que se o autor precisou pagar para publicar, ou então não chamou a atenção de uma grande editora, o livro não é bom. A verdade é que há duas verdades acontecem na publicação sob demanda, com de fato obras de qualidade duvidosa, mas da mesma forma promissores talentos que utilizam esta forma como porta de entrada para o meio editorial.*
*A Editora Pimenta Malagueta trabalha sob demanda,mas,não faz livros,faz Arte.Nossas publicações são primorosas e por aqui abrigamos talentos rebeldes que não querem se sujeitar á ditadura das grandes editoras.
; 2 - Distribuição: Este é um problema que os autores sentirão na pele de forma mais acintosa. Mesmo com uma grande evolução nos números de comercialização de livros pela internet (especialmente em grandes sites como Submarino e Saraiva) a maioria dos livros vendidos no Brasil, e de forma esmagadora se dá nas livrarias, onde as publicações sob  demanda tem grande dificuldade de entrar. E isso reflete de forma considerável na velocidade de venda.*
*Como a nossa é uma editora de uma  escritora ,não temos dificuldade em colocar os livros dos nossos autores.Aqui,ninguém encalha,porque o autor é orientado desde quando manda o arquivo para análise até quando vende o último exemplar daquela edição.Eu,Marivaldo Hora,Zé da Serra,Almira Reuter já estamos na 2ª edição dos livros publicados com nossa marca.
3 - Divulgação: Se há preconceito dos leitores, do mercado, não haveria de ser diferente com os meios de divulgação, e um livro publicado sob demanda conseguir uma nota em algum veículo de informação como jornais e tv só mesmo por milagre, até mesmo por que o espaço destinado à literatura geralmente é pequeno nos meios de comunicação, onde até mesmo as grandes casas editorias têm de brigar a tapa por uma nota ou uma resenha. Sobra então para a publicação sob demanda se apoiar em blogs, que a cada dia tem mais, e com péssimas qualidades, salvando 1 a cada 10, e olhe lá;*
*Pois nós conseguimos notas para nossos autores nos meios de divulgação e sem pagar nada por isso.Claro que não é no horário nobre da Globo,mesmo porque nem as grandes editoras estão lá.
4 - Picaretagem: Se há grande demanda independente do setor que seja há espaço para picaretagem. E na literatura não seria diferente, e a cada dia crescem as reclamações de autores que pagaram para editar sob  demanda. O problema que hoje há muitas editoras neste sistema, e com as mais variadas formas, das que não cobram nada do autor, mas também não ajudam, as que cobram um valor justo, e as que inclusive praticam assalto a mão armada quando o autor não pesquisa bem na ânsia de ver sua obra publicada;*
*Claro e como existem.A página “editoras fajutas” no Face,está cheio delas.Daí,parte do cuidado do autor,do seu discernimento na escolha e dele ter sempre em mente:”O barato sai caro”Livro no Brasil não é barato,é ,mesmo,uma indecência.Cai em falsas promessas quem quer.Eu mesma,no início fui vítima de uma.

5 - Custo: A diferença do custo de um exemplar impresso sob demanda e um em grande escala graças ao avanço tecnológico tem diminuído sistematicamente, mas ainda assim é mais caro publicar em poucas tiragens;*

*Isso,em qualquer editora,grande ou pequena\; as grandes nem querem fazer.Para o autor distribuir o seu livro tem que fazer,no mínimo,1000 exemplares.

6 - Autor opta demais: Acredite, isto poderia ser uma vantagem já que em geral nos sistemas sob demanda os autores também investem na publicação isto os da maior liberdade de opinar e interferir nas demais etapas da publicação, o que poderia ser bom, mas que muitas vezes acaba prejudicando o desenvolvimento de outras questões do livro como capa e diagramação, onde o editor e os designer's é que teriam de ter esse controle maior;*
*Ih,tive alguns problemas com o esse.o autor pensa que livro é vestido que a costureira pode mexer toda hora para consertar uma manga.Isso atrasa o livro,irrita o editor,o diagramador ou capista ,some ou cobra duas vezes,um horror!Faça seu livro com calma,estude,leia,releia,tire ,acrescente,mas,quando enviar o arquivo,por favor,não mude nada.

7 - Retorno financeiro lento: Até é possível ter retorno financeiro com a venda de livros sob demanda, mas como por causa de um custo unitário mais elevado, o autor precisa trabalhar com uma margem de lucro quase irrisória o que acaba tornando mais lento a recompensa financeira do autor.*
*Discordo totalmente.Eu mesma vendo meus livros e ganho 100% dele.A livraria cobra 50%.o distribuidor,60% ,a editora só dá ao autor,de 2 a 8% do preço de capa;enfim,o autor,dono do talento,fica com as migalhas.

8 - Revisão: Recebo e muitas vezes compro ou troco livros nacionais em boa parte publicados sob demandas e de distintas editoras, e o problema mais recorrente que encontro são os excessivos erros de revisão. Até acredito que seja normal, já que em uma grande editora um original pode receber até 3 revisões, quanto em geral as editoras sob demanda contratam freelancers para uma única revisão. O problema é que isto ajuda a aumentar o preconceito, e ajuda a afastar leitores;*
*Livro cheio de erros é um problema,encontrado ,também,nas grandes.Estou lendo um livro de Gore Vidal,feito por uma dessas e os erros são tantos que chegam a comprometer o sentido da frase.Na Pimenta,isso pode ocorrer,claro,mas,estamos vigilantes e o livro passa por 3 revisões.

9 - Você precisar multiplicar-se: Normalmente o autor que publica sob demanda precisa se multiplicar por 10 para entender de marketing a técnicas de vendas para obter números positivos de forma mais rápida. Para quem publica sob demanda não se permite ser apenas autor;*
*Nisso,concordo,mas,deve ser assim.Se o autor não está disposto a mexer a bunda do sofá e fica esperando pelos outros estará sempre algemado.Ou então,venda para o governo,como acontece por aqui,onde livros horrendos são comprados para bibliotecas e lá ficam encaixotados até a primeira chuvarada.

10 - Demorar para formar um público leitor: Este pode ser talvez a grande desvantagem já que a edição só demanda é mais lenta e o autor precisara ter paciência e esperar pelo tempo até conquistar seu público leitor. E esta é uma parte que pode incomodar bastante principalmente para escritores que mais que um sonho, ou ganhar dinheiro, escrevem para compartilhar sua literatura como forma de expressão. Para autores assim o que mais desejam é possuir leitores, e de forma massificada; *
*Nem sempre. Para formar leitores o autor tem que estar com o público,seja nos projetos muito bons como o Fala Escritor,aqui em SSA,ou nas feiras literárias e bienais,eventos etc.Crie seu próprio evento,anuncie,convide os amigos.Dá trabalho,mas,você pensa que investir na Bolsa é diferente?Converse com um corretor.Livro é Bolsa,se você não gosta de risco,fique apenas nos blogs.
Adorei esse blog,por isso interagi com ele.Eu recomendo!


                      listasliterarias.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário