DICAS PARA GUARDAR
E CONSERVAR SEUS LIVROS
1.
Grandes quantidades de livros são
pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras.
2.
O livro deve ser constantemente
manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de
microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem
ressecadas e quebradiças.
3.
Folheie rapidamente, mas
cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso
vai arejá-lo.
4.
Não guarde os livros acondicionados
em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
5.
Evite encapar os livros com papel
pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade,
mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo
pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que
estiver envolvendo (migração ácida).
6.
Faça uma vistoria anual. Retire todos
os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite
passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem
infiltrar no papel.
7.
Deixe sempre um espaço entre estantes
e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem
os fungos.
8.
Armários e estantes devem ser
arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
9.
Estantes de metal são preferíveis do
ponto de vista da conservação dos livros.
10. Não use clipes como marcadores de páginas. O
processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
11. Em estantes de madeira, pense em revestir as
prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.
12. Bibliotecas devem ser freqüentadas. Nem pense em
porões. Baixa freqüência de pessoas aumenta a insidência de insetos. Considere
um tratamento anual contra traças.
13. Não guarde livros inclinados. Aparadores podem
mantê-los retos.
14. Encadernações de papel e tecido não devem ser
guardadas em contato direto com as de couro.
15. Na prateleira, os livros devem ficar folgados.
Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras,
induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e
fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o
aparecimento de cupins.
16. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe
pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é
empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da
lombada.
17. A melhor posição para um livro é vertical. Livros
maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os
horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.
18. Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e
entorta as capas.
19. Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou
de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos
engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite
umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
20. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por
exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.
21. Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas
crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em
degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis
onde aplicado.
22. FONTE:LIVROS E AFINS
10 Desvantagens da publicação sob demanda
Entre os posts mais
populares e que geram um bom debate aqui no blog estão os com dicas e
informações sobre o mercado editorial ou dicas para novos escritores, e hoje
volto a tocar num assunto que pode ser bem polêmico, a publicação sob demanda,
cada vez mais presente no cotidiano literário nacional. Nesta lista seleciono
10 desvantagens deste sistema:
1 - Preconceito: Acredito que este seja ainda um grande problema, pois os
leitores tendem a geralmente desconfiar da qualidade dos livros editados sob demanda. A maioria, na verdade, não quer
dispensar os já parcos recursos
destinado a cultura em seu orçamento com apostas em obras desconhecidas. Isso
acontece pelo fato de sim, muitas vezes ,termos péssimas obras editadas nesse
sistema, ou até mesmo pela compreensão dos leitores (muitas vezes errônea) de
que se o autor precisou pagar para publicar, ou então não chamou a atenção de
uma grande editora, o livro não é bom. A verdade é que há duas verdades
acontecem na publicação sob demanda, com de fato obras de qualidade duvidosa,
mas da mesma forma promissores talentos
que utilizam esta forma como porta de entrada para o meio editorial.*
*A Editora Pimenta Malagueta trabalha sob
demanda,mas,não faz livros,faz Arte.Nossas publicações são primorosas e por
aqui abrigamos talentos rebeldes que não querem se sujeitar á ditadura das
grandes editoras.
; 2 - Distribuição: Este é um problema que os autores
sentirão na pele de forma mais acintosa. Mesmo com uma grande evolução nos números
de comercialização de livros pela internet (especialmente em grandes sites como
Submarino e Saraiva) a maioria dos livros vendidos no Brasil, e de forma
esmagadora se dá nas livrarias, onde as publicações sob demanda tem grande dificuldade de entrar. E
isso reflete de forma considerável na velocidade de venda.*
*Como a nossa é uma editora de uma escritora ,não temos dificuldade em colocar
os livros dos nossos autores.Aqui,ninguém encalha,porque o autor é orientado
desde quando manda o arquivo para análise até quando vende o último exemplar
daquela edição.Eu,Marivaldo Hora,Zé da Serra,Almira Reuter já estamos na 2ª
edição dos livros publicados com nossa marca.
3 - Divulgação: Se há preconceito dos leitores, do mercado, não haveria de
ser diferente com os meios de divulgação, e um livro publicado sob demanda
conseguir uma nota em algum veículo de informação como jornais e tv só mesmo
por milagre, até mesmo por que o espaço destinado à literatura geralmente é
pequeno nos meios de comunicação, onde até mesmo as grandes casas editorias têm
de brigar a tapa por uma nota ou uma resenha. Sobra então para a publicação sob
demanda se apoiar em blogs, que a cada dia tem mais, e com péssimas qualidades,
salvando 1 a cada 10, e olhe lá;*
*Pois nós conseguimos notas para nossos autores
nos meios de divulgação e sem pagar nada por isso.Claro que não é no horário
nobre da Globo,mesmo porque nem as grandes editoras estão lá.
4 - Picaretagem: Se há grande demanda independente do setor que seja há espaço para
picaretagem. E na literatura não seria diferente, e a cada dia crescem as
reclamações de autores que pagaram para editar sob demanda. O problema que hoje há muitas
editoras neste sistema, e com as mais variadas formas, das que não cobram nada
do autor, mas também não ajudam, as que cobram um valor justo, e as que
inclusive praticam assalto a mão armada quando o autor não pesquisa bem na
ânsia de ver sua obra publicada;*
*Claro e como existem.A página “editoras fajutas” no Face,está cheio
delas.Daí,parte do cuidado do autor,do seu discernimento na escolha e dele ter
sempre em mente:”O barato sai caro”Livro no Brasil não é barato,é ,mesmo,uma
indecência.Cai em falsas promessas quem quer.Eu mesma,no início fui vítima de
uma.
5 - Custo: A diferença do custo de um exemplar impresso sob demanda e um em
grande escala graças ao avanço tecnológico tem diminuído sistematicamente, mas
ainda assim é mais caro publicar em poucas tiragens;*
*Isso,em qualquer editora,grande ou pequena\; as grandes nem querem
fazer.Para o autor distribuir o seu livro tem que fazer,no mínimo,1000
exemplares.
6 - Autor opta
demais: Acredite, isto poderia ser uma vantagem já que em
geral nos sistemas sob demanda os autores também investem na publicação isto os
da maior liberdade de opinar e interferir nas demais etapas da publicação, o
que poderia ser bom, mas que muitas vezes acaba prejudicando o desenvolvimento
de outras questões do livro como capa e diagramação, onde o editor e os
designer's é que teriam de ter esse controle maior;*
*Ih,tive alguns problemas com o esse.o autor pensa que livro é vestido
que a costureira pode mexer toda hora para consertar uma manga.Isso atrasa o
livro,irrita o editor,o diagramador ou capista ,some ou cobra duas vezes,um
horror!Faça seu livro com calma,estude,leia,releia,tire ,acrescente,mas,quando
enviar o arquivo,por favor,não mude nada.
7 - Retorno
financeiro lento: Até é possível ter retorno
financeiro com a venda de livros sob demanda, mas como por causa de um custo
unitário mais elevado, o autor precisa trabalhar com uma margem de lucro quase
irrisória o que acaba tornando mais lento a recompensa financeira do autor.*
*Discordo totalmente.Eu mesma vendo meus livros e ganho 100% dele.A
livraria cobra 50%.o distribuidor,60% ,a editora só dá ao autor,de 2 a 8% do
preço de capa;enfim,o autor,dono do talento,fica com as migalhas.
8 - Revisão: Recebo e muitas vezes compro ou troco livros nacionais em boa parte
publicados sob demandas e de distintas editoras, e o problema mais recorrente
que encontro são os excessivos erros de revisão. Até acredito que seja normal,
já que em uma grande editora um original pode receber até 3 revisões, quanto em
geral as editoras sob demanda contratam freelancers para uma única revisão. O
problema é que isto ajuda a aumentar o preconceito, e ajuda a afastar leitores;*
*Livro cheio de erros é um problema,encontrado ,também,nas grandes.Estou
lendo um livro de Gore Vidal,feito por uma dessas e os erros são tantos que
chegam a comprometer o sentido da frase.Na Pimenta,isso pode ocorrer,claro,mas,estamos
vigilantes e o livro passa por 3 revisões.
9 - Você precisar
multiplicar-se: Normalmente o autor que publica sob
demanda precisa se multiplicar por 10 para entender de marketing a técnicas de
vendas para obter números positivos de forma mais rápida. Para quem publica sob
demanda não se permite ser apenas autor;*
*Nisso,concordo,mas,deve ser assim.Se o autor não está disposto a mexer
a bunda do sofá e fica esperando pelos outros estará sempre algemado.Ou
então,venda para o governo,como acontece por aqui,onde livros horrendos são
comprados para bibliotecas e lá ficam encaixotados até a primeira chuvarada.
10 - Demorar para
formar um público leitor: Este pode ser talvez a grande
desvantagem já que a edição só demanda é mais lenta e o autor precisara ter
paciência e esperar pelo tempo até conquistar seu público leitor. E esta é uma
parte que pode incomodar bastante principalmente para escritores que mais que
um sonho, ou ganhar dinheiro, escrevem para compartilhar sua literatura como
forma de expressão. Para autores assim o que mais desejam é possuir leitores, e
de forma massificada; *
*Nem sempre. Para formar leitores o autor tem que estar com o
público,seja nos projetos muito bons como o Fala Escritor,aqui em SSA,ou nas
feiras literárias e bienais,eventos etc.Crie seu próprio evento,anuncie,convide
os amigos.Dá trabalho,mas,você pensa que investir na Bolsa é diferente?Converse
com um corretor.Livro é Bolsa,se você não gosta de risco,fique apenas nos
blogs.
Adorei esse
blog,por isso interagi com ele.Eu recomendo!
listasliterarias.blogspot.com.br
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