Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

NA OITAVA CASA DA VIDA

    






CONTO ORIENTAL


Dois amigos se encontram depois de longos anos no elegante Club Libanês,no Cairo.
-Quanto tempo?Que pretendes nesse elegante caravançará?Queres matar o tempo,jogando uma partida de xadrez?
Ora,quem resistiria a um convite desses,partido de um homem tão inteligente e amável.Mal sentamos á mesa de jogo no fundo da sala,onde estava o tabuleiro com as peças:torres,cavalos,bispos,damas,reis e peões,meu amigo me perguntou:
-Soube que estiveste hoje com o Ministro Bechara –Bey,nosso ex-colega em Eton;Foste bem recebido?
-Qual!Tratou-me com empáfia e descortesia tal,que me desestruturou.Apesar da minha causa ser justa,ele não quis me ouvir,nem sequer quis ver os documentos que levei.Sua prepotência era tanta,que tive ímpetos de agredi-lo.
-E ele tinha algum motivo para te tratar assim?
-Não!Eramos amigos;nos tuteavamos;várias vezes o ajudei nos seus estudos.Mas,agora,com prestigio político,me ignora e destrata...
-Acontece,amigo,que o ministro,com toda sua mediocridade já atingiu a oitava casa da vida;e,de um homem assim,tudo se pode esperar.
Fiquei perplexo!Oitava casa da vida!?Que quereria ele dizer com Isso?Então,ouvi a explicação.
Vês esse peão?È a mais fraca peça do jogo de xadrez.Nada vale diante das outras.Mas,no desenrolar do jogo,o insignificante peão vai avançando de casa em casa.Protegido pelo rei,amparado pela dama,auxiliado pelo bispo,vai o peãozinho galgando o tabuleiro,subindo sempre.Para salva-lo,outros peões são sacrificados.O rei leva xeques,a dama corre de um lado pró outro fugindo dos cavalos inimigos e,a custo,desviando-se do ataque das torres.Chega,enfim,o peão á oitava casa!De acordo ás regras do jogo,não pode permanecer peão;tem que se transformar em dama,torre,bispo ou cavalo.
Assim acontece com os peões no tabuleiro,assim acontece com os homens no grande tablado da vida.Aquele que é feliz,sobe,faz carreira,recebe o auxilio do rei,como o nosso peãozinho;as damas o protegem,a sombra prestigiosa do bispo o livra das armadilhas.E,assim,tomando peças,agredindo,enganando,pisando nos outros peões,lá vai nosso amigo,atingindo seus objetivos,ocupando cargos de prestigio e opulência.
Ei-lo,afinal chefe,diretor,ministro,general ou presidente.
Alcançou a oitava casa da vida.
Aquele que tem boa formação,converte-se numa verdadeira dama;trata os outros com lhaneza e cortesia,é humilde e prestativo.
Outros se transformam em torre;na aparência,arrota honradez,apregoa,moral,passa por probo e incorruptível;mas,na verdade é desleal,invejoso e,seu único objetivo é realizar um pequeno roque e tomar o lugar do rei.
Também,há o modesto peãozinho que vira bispo;corre em auxilio dos fracos,abranda o xeque-mate da adversidade que tanto maltrata os menos favorecidos.
Agora,vamos encontrar o peão que,na oitava casa da vida se transforma em cavalo.Privado da razão que nobilita as pessoas racionais,passa a distribuir coices a torto e  a direito.Vira estúpido e grosseiro.Conhecendo suas limitações e,sendo por natureza,um fraco,enche-se de empáfia,faz pose de superior,porque,lá no fundinho sabe que não passa de uma estúpida cavalgadura.Tire o manto de ouro e veludo de um burro e,ele vira o que é:apenas um burro!Bufa indelicadezas e selvageria diante dos humildes e rincha sabujices e servilismo diante dos superiores:Sancho metamorfoseado em Rocinante!
Se algum dia,meu amigo,a sorte te bafejar -pela glória do Profeta- evita te transformares em cavalo.Triste,risível e doloroso é o destino de quem se converte em besta,na oitava casa da Vida.
Fonte:
AS MIL E UMA NOITES;UMA DAS HISTORIAS QUE SHERAZADE CONTAVA PRO SEU SULTÃO,NAS LONGAS NOITES NOS HARÉNS DE Bagdá,antes da era Bush.
Bendito seja Allah,Clemente e Misericordioso.

3 comentários:

  1. Oi, minha doce amiga!

    É daí que deve ter saído aquele dito popular:
    " não dê sela de marca para um pangaré, pois ele pode achar que passou a ser um mangalarga marchador."

    Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Sempre a maravilhosa filosofia popular dos mineiros.rsss bjs caro amigo.

    ResponderExcluir
  3. Quanta sabedoria, no conto, quanta analogia se pode depreender para os medíocres que chegam ao poder. O homem capaz, inteligente e consciente, chega a "oitava casa" da vida, com serenidade e mais fineza, no trato com o próximo...

    Gosto muito deste espaço...
    Um abraço,
    Lucia

    ResponderExcluir