Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEGUNDA REUNIÃO DA U.B.E. /BAHIA



“Se eu não for por mim, quem será por mim?
Se eu não tomar conta de mim, quem sou eu?!
Se não for agora, quando será?”
                                                        Provérbio judeu
N ão posso dizer que tenha sido muito concorrida. Mas,desde quando , tamanho é documento?
As treze pessoas (número emblemático!) que compareceram à Biblioteca Thales de Azevedo, para a segunda reunião da U.B.E. eram as  aguerridas pessoas que sempre defenderam nossa Literatura e nossos autores contra tudo e contra todos.
Apostolicamente, e sem visar ganhos e/ ou promoções pessoais, esses corajosos escritores começaram a traçar rotas para acabar com a burocracia que, desde o saudoso Monteiro Lobato vem sendo  um entrave ao autor, seja nas licitações,patrocínios estatais ou a mera procura de editores e livreiros,na publicação e colocação da sua produção literária.
Muitas mentes juntas bolaram idéias, encontraram soluções,determinaram meios de divulgação  daqueles bons autores que, por não gerarem notícias,são esquecidos pela mídia.
Escrever, poetar,todos podem e devem.O público sabe separar o joio do trigo.Haverá sempre espaço para os melhores.
Mas, aqueles  que não quiserem ser festejados ‘post-mortem”
  devem  deixar o  conforto das suas casas e partir para a luta .
Parece que um segmento do “povo do livro” , o autor, não se dá conta do poder da palavra,  ou seja,o seu poder.
Tente, depois de lutar muito para conseguir, chegar até um governante ou a seus assessores pedindo uma audiência ou entrevista.Vá sozinho e se sentirá intimidado  ,temeroso nas suas reivindicações.
Agora, reúna um grupo e , ao ser recebido, o grupo mostrará sua força.
Dependendo do que acontecer naquela salinha, você,Sua Excelência,o Autor, poderá eleger, ou não,aquele cidadão.Com o poder da sua palavra.Com a divulgação dos seus atos. Com a força da sua  argumentação. Estou falando aqui de grupos, pois, a união faz a força.
Isso me remete à minha crença mais forte. O autor não pode dispensar a Internet, que hoje em dia,tuitando aqui,orkutando ali,derruba até ditadores sem  derramar uma gota de sangue.
Ano passado, nos meus espaços, citei um candidato a deputado que tinha uma proposta séria para a educação; não fiz campanha, apenas citei a forma como nossa entidade foi recebida por ele e nossas sugestões atendidas com  presteza.
Pois não é que o cara foi eleito?! Recebi muitas consultas por e-mail sobre ele,orientei as pessoas que estudassem seu currículo, o certo é que a eleição aconteceu.Não por minha causa, é claro, mas,ajudei colocando um tijolinho.
Não pelo  político , mas,pelo conjunto da obra.
Lamento pelos que, convidados, não compareceram; perderam o ensejo de  opinar ,reivindicar, participar.
Agora, de uma coisa estou certa. Quando tudo estiver implantado e resolvido, quando os frutos começarem a madurar, aí ,então, todos estarão lá,querendo um pedacinho da fruta.Ora,se!
Porque nós não vamos arrepiar caminho. A turma é boa, inclui militantes históricos como Boa Morte e Leal ,além de Carlos Souza e esta ativista militante aqui que vos fala.
Estamos combinando   seminários,papo com escritores,visitas às entidades do Livro e empresas candidatas ao mecenato, um site divulgando autores e notícias , espaço em shoppings,geração de notícias para puxar a mídia impressa para nós, vai seu uma revolução cultural nessa cidade.
Você, amigo, ainda pode pegar o bonde andando.
“Aquele que se decide a parar até que as coisas melhorem, verificará , depois que,aqueles que não descansaram e seguiram em frente estão tão distantes que jamais poderão ser alcançados.”
Pense nisto! 

4 comentários:

  1. Muito obrigado pelo trabalho de divulgação do nosso evento e pelas palavras de incentivo a nós escritores e batalhadores das letras baianas e nacionais...E aproveitando a oportunidade para dizer que conto com a "Cabo Eleitoral" em 2012 quando estarei me candidatando a Vereador pelo PSOL e já contando com a positividade dos fluidos, representarei os intelectuais baianos nessa investida!

    Roberto Leal
    Editor

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto,meu dever como escritora e ativista é levantar nossa bandeira.
    Saudações Literárias

    ResponderExcluir
  3. Por isso estou aqui, pelo seu determinismo, sem "medição" de palavra ao cobrar empenho de seus pares.
    Parabéns, Miriam!
    Vim agradecer-lhe a visita, sempre generosa, nas palavras.
    Um forte Abraço Pascoalino.
    Que seja Santa, a sua Páscoa.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada,amiga Lúcia.
    P/ vc tb uma Páscoa de paz e amor. bjks

    ResponderExcluir