Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AMADO JORGE

Um feliz casl!

AMADO JORGE
Agosto,ao contrário do que diz a tradição,não pode ser um mês tão azarado  assim,pois,neste mês nasceu Jorge Amado.Dia 10,exatamente.
Leonino com todas as qualidades do signo que tem o sol como astro dominante ,Jorge iluminava qualquer ambiente por onde passasse. Jorge era luz!
Não foi por acaso que Jorge nasceu na Bahia; a Bahia mereceu  Jorge,ou melhor,ambos se mereceram e se amaram profundamente.
O escritor levou essa paixão aos quatro cantos do mundo;fez sua terra conhecida,seus costumes e tradições desvendados e despertou no mundo a curiosidade sobre esta terra mística e encantadora que fez nascer homens assim.
Seus personagens são eternos.
Jorge não se considerava um escritor,mas,um contador de estórias e, é sim,um dos maiores do mundo.
Despojado, humano,afável,perambulava pelas ruas de Salvador,reconhecido e aclamado por todas as classes sociais.Suas camisas estampadas e de forte colorido chamavam atenção.
Homem de hábitos  simples,eu o encontrava sempre na Perini Master,sentado no banco da sua praça que o amigo Pepe inaugurou dentro do espaço da loja,enquanto Zélia,azafamada,percorria as gôndolas em busca de temperos especiais para o seu amor.
A primeira vez que o vi e lhe fui apresentada foi na casa de um amigo comum, o pintor Mirabeau Sampaio.Entre as centenas  de  santos barrocos e telas de pintores famosos como Aldemir Martins e painéis de Carybé,trocamos algumas palavras.
Mas,Mirabeau,amigo irmão, me contava vários causos sobre ele.Formavam um trio maravilhoso: Jorge,Mirabeau, Carybé,o argentino mais baiano do mundo.
Trocavam chistes, roubavam santos e sapos  uns dos outros,falavam sacanagens,irreverentes todos eles,línguas despudoradas.Relembravam fatos da juventude,causos de colégio,o Vieira para Mirabeau e Jorge,o cassino Tabaris e os puteiros.Causos de mulheres da vida cheias de calor humano e caridade cristâ que faltam a muitas beatas,como aquela madame dona de castelo na Ladeira da Montanha  que, ao saber da morte de Norma,bem – amada esposa de Mirabeau,presenteou-lhe com uma magnífica coleção de tangos argentinos,para consolar a dor da perda.Tangos que eu ouvi nos fins de tarde enquanto tomava um café e bebia sabedoria baiana  dos lábios do meu amigo.
Jorge completaria 100  anos .
Como os escritores não morrem,ficam encantados,ele e Zélia devem ter comemorado o evento sentados naquele banco da casa do Rio Vermelho,ao lado dos grandes amigos,Mirabeau, Carybé e  Caymmi.
Enquanto a cidade os reverencia,com os dobres dos atabaques,com  a cadencia do samba,com os trejeitos das morenas sestrosas,com as talagadas de cachaça servidas no Pelourinho,onde novos Quincas passeiam e pastoreiam a noite,e no cais onde  outros  Mestre Manoel e o que resta dos saveiros preparam uma moqueca de peixe bem apimentada, pelas ruas e ladeiras da Bahia –pois com certeza sairiam para bebemorar – prostitutas,mestres de saveiros,capitães de areia,gigolôs,travestis,obás,filhas de santo,lhes pedirão a benção.





                           AGOSTO

                                ORIGEM DO NOME

Segundo os antigos que são sempre considerados mais sabidos que nós, Agosto deriva de Augusto,primeiro imperador de Roma,mas,que quando nasceu se chamava Otávio.
Como este é o oitavo mês do ano deveria chamar-se Oitavio  e os puxa-sacos que existiam na Roma Antiga e existem desde o princípio do mundo ,ficariam duplamente felizes,pois,continuariam a homenagear Augusto que também era chamado de  Otávio Augusto,pois era sobrinho de César e em Roma como aqui no Brasil agente costuma reverenciar os parentes dos poderosos dando-lhes altos cargos na República.


                     PROVÉRBIO DO MÊS
            HOMEM QUE CASA EM AGOSTO
           NÃO TEM VERGONHA NO ROSTO.


                       AGRICULTURA EM AGOSTO
Este mês está sob a influência da constelação de Virgem,portanto evite violar a terra,cavoucando ou futucando a coitada.
Cavações e picaretagens não são coisas para camponês fazer.Deixe esses assuntos com jornalistas,escritores que publicam com verbas do governo,políticos  e outros aventureiros.
             Ou para o tatu que é especialista.

                          AGOSTO, NO MUNDO


3 de gosto de 1914:Primeira Guerra Mundial
                                   #
5 de agosto de 1954:Atentado de Toneleros que desencadeou a queda de Vargas .
                                     #
24 de agosto de 1954:Morte de Vargas.
                          #       
6 de agosto de 1945: Primeiro ataque  atômico  da história da humanidade.
                             #
2 de agosto de 1990:Primeira Guerra do Golfo
                                 #
18 de agosto de 1960:Surge a pílula anticoncepcional.
                                #
13 de agosto de 1961:Cai o Muro de Berlim
                                 #
31 de agosto de 1997:Morte da Princesa Diana.
É mole ou quer mais????



         CONSELHO PRÁTICO
VOCÊ SE ACHA FEIO, BURRO E SABE QUE É POBRE?
NÃO SE PREOCUPE:HÁ GOSTO PRÁ TUDO!



                               NAMORO EM AGOSTO










8 comentários:

  1. Gostei sobretudo da agricultura, rsrs. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga,obrigada pela visita e comentário.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A boa baiana, homenageando, LINDAMENTE,o bom baiano. Bons, não...MARAVILHOSOS! Esse seu post,
    Miriam, vale por 10000...ou mais.
    Além de Amado, você nos presenteia com uma interessante aula sobre o Agosto.Obrigada...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ê, amiga! Que homenagem bonita esta ao grande Jorge e ao agosto, porta de entrada para mim. (aliás eu era para ter nascido em agosto, pois sou de setembro mas segundo minha mãe, nasci de dez meses). Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Isso que é post completo! Diverte e informa!
    Beijos meus, amada!

    ResponderExcluir
  6. Querida Lúcia,desculpe o atraso,mas,cheguei.
    Como no Brasil é costume se esquecer dos bons nomes literários é sempre bom estar a relembrá-los e deixar o passado presente ,como nós duas fazemos. bjs

    ResponderExcluir
  7. A demora do nascimento foi benéfica; o escritor já veio pronto e revisado. bjs

    ResponderExcluir
  8. Soninha,estamos sempre tentando manter o navio navegando. bjs

    ResponderExcluir