Seguidores

sábado, 13 de agosto de 2011

O OLHAR DO ESCRITOR... E DO POETA:VERDADES E MENTIRAS NO "CONTOS E CAUSOS"

  
CANTINHO DO POETA:
                                  

SEM VESTES!


Despi-me frente a ti
Não as vestes que
Cobrem um corpo nu
Que é apenas um corpo
Despi minha alma
Nos mínimos detalhes
Até aqueles que de tão
Escondidos, ficam
Esquecidos...
Que triste! Que pena!
Você não pode ver
Ou não quis...
Não importa, colocarei
As vestes, não as que
Tirei, mas aquelas
Que você gosta de ver
E serei apenas um corpo
Nu, coberto...
E, minha alma, essa
Permanecerá vestida
Escondida...
Para nunca mais
Sofrer!

SOBRE A AUTORA:

Sandra Mara Soares, nascida no interior do Paraná, em Palmas, mas vivi muitos anos em Curitiba,
onde nasceram meus dois filhos, atualmente moramos em Punta Del Este, Uruguay, há 12 anos.
Fiz a Faculdade de Letras, nunca exerci a profissão de Professora, para o que fui preparada.
Sempre amei a literatura, adoro ler, possuo um gosto bastante diversificado e, como não poderia deixar de ser, amo escrever.
Participo do Portal Literal e Recanto das Letras, onde publico, contos, crônicas, poemas,etc. porque é uma forma de interagircom pessoas de toda parte e principalmente com o pessoal do Brasil.

Beijos e obrigada






                   ....ATÉ AI MORREU NEVES
Sempre tive curiosidade de saber o que essa expressão popular significava.Gosto das expressões populares e,de quando em vez,pesquiso suas origens.
O fato é que  o Joaquim Pereira Neves,  assessor do Padre Feijó,aquele mesmo  o das Regências, foi morto barbaramente pelos índios.Durante muito tempo só se falava nisso na cidade,há ponto da população ,de saco cheio,não querer mais ouvir sobre o assunto.Daí,surgir a expressão:até aí morreu Neves,ou quero novidades,disto já sei eu,quero noticias frescas.
A morte do Neves foi um fato inquietante,primeiro pela forma como morreu,segundo,porque morreu,e a morte seja de quem for,causa impacto nos vivos.Porém,para muitos,era um desconhecido,sem nada ter a ver com a gente,aí ,as pessoas davam de ombros e iam cuidar das suas vidas.Até hoje é assim,com o mundo quase que dividido em tribos e clãs,entre pessoas e empresa;se a coisa não me atinge,não aconteceu na minha área,não dou importância.Não é bem assim;as coisas,pessoas e empresas se interligam nesse mundo globalizado e se a barba do nosso vizinho arder,convém por as nossas de molho,como diz o outro adágio popular.Onde quero chegar?Na crise americana,na quebra de bancos poderosos,na  crise da zona do Euro ,enfim,no caos econômico que estamos vivendo.No efeito dominó desse crash,que ,dizem os experts,nosso país está imune,navegando em mar de almirante.Mas,eu temo os efeitos colaterais da crise;temo as proporções dela;afinal,ninguém sabe o tamanho real do buraco.E como na briga entre o mar e o rochedo,quem sai esmigalhada é a ostra,nós,pequenos moluscos,nesse mundo interativo,devemos,sim,nos importar com o Neves.Pode ser que sejamos chamados a pagar a conta do enterro,e,quem sabe,tenhamos que carregar esse defunto por um bom tempo,sem poder arriá-lo.E vai ficar a sensação desconfortável de que,devíamos sim,fazer alguma coisa por ele.





COMO AS MULHERES DOMINARAM O MUNDO


Conversa entre pai e filho, por volta do ano de 2031 sobre como as mulheres dominaram o mundo.
- Foi assim que tudo aconteceu, meu filho...
Elas planejaram o negócio discretamente, para que não notássemos Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião. Parecia brincadeira.
Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, Empresárias, Chefes de Gabinete, Gerentes disso ou daquilo.
- E aí, papai?
- Ah, os homens foram muito ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante horas a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela. Triste engano. De fato, era a rebelião se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. "Oi querida!", por exemplo, era a senha que identificava as líderes. "Celulite", eram as células que formavam a organização. Quando queriam se referir aos maridos, diziam "O regime".
- E vocês? Não perceberam nada?
- Ficávamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que é pior:
Continuávamos a ajudá-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrágios. Essas coisas de homem.
- Aí, veio o golpe mundial?!?
- Sim o golpe. O estopim foi o episódio Hillary-Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo ponto fraco, coitado. Já lhe contei, né? A esposa e a amante, que na TV posavam de rivais eram, no fundo, cúmplices de uma trama diabólica. Pobre Presidente...
- Como era mesmo o nome dele?
- William, acho. Tinha um apelido, mas esqueci... Desculpe, filho, já faz tanto tempo...
- Tudo bem, papai. Não tem importância. Continue...
- Naquela manhã a Casa Branca apareceu pintada de cor-de-rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio em Londres chamava-se Big-Ben, e não Big-Betty, como agora... Só os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretária Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona...
- Pai, conta mais...
- Bem filho... O resto você já sabe.
Instituíram o Robô "Troca-Pneu" como equipamento obrigatório de todos os carros...
A Lei do Já-Prá-Casa, proibindo os homens de tomar cerveja depois do trabalho...
E, é claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por mês...
- TPM???
- Sim, TPM... A Temporada Provável de Mísseis... E quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear...
- Sinto um frio na barriga só de pensar, pai...
- Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas...
Luis Fernando Verissímo





A POESIA DE MANOEL BANDEIRA




TODOS AO TEATRO

O grupo de teatro Vánacontramão estréia no dia 19 de agosto sua nova montagem, O espetáculo “Salada Completa”, livre adaptação do texto Tudo Isto e o Céu também do renomado autor Aziz Bajur. O espetáculo conta com a afinada direção de Walter Rozadilla  e estará em cartaz  no Teatro SESI -Rio Vermelho, nas sextas-feiras 19 e 26 de agosto e nos sábados  e domingos 03, 04, 10 e 11 de setembro, sempre às 20 horas.

No elenco estão: André Carsant, Ewerton Matos, Fátima Barreiros, Filipe Amoedo, Márcia Maria Costa, Mary Jane Ramos, Rafael Jacinto, Reni Mendes, Viviane Fraga, Yolanda Costa. Na equipe técnica, temos o prazer de contar com Carlos Nunes no figurino, Geovane Nascimento na luz, Walter Rozadilla na cenografia, Ewerton Matos nas locuções, Silvia Kirs com a sua voz na trilha sonora, Boca nos arranjos e trilha sonora, além de Patrícia Garrido na Produção. A realização é da Vánacontramão Produções.

O valor do Ingresso é R$24,00 a inteira e R$12,00 a meia.




O Espetáculo “Salada Completa”, livre adaptação do texto "Tudo Isto e o Céu também" de Aziz Bajur é uma comédia que através do formato de um programa de televisão ao vivo com entrevistas e propagandas comerciais faz uma crítica aos valores da sociedade atual, abordando os diferentes temas tratados nos programas transmitidos atualmente.

São aproximadamente 30 personagens em diferentes quadros que se alternam em dois planos de cenografia, ora apresentando as propagandas, ora apresentando o programa. 

Também é abordado o papel do patrocinador do programa e as publicidades realizadas nos mesmos de uma forma crítica possibilitando uma reflexão por parte da platéia.

A diversão é garantida!!!




                                                                 O elenco







--




5 comentários:

  1. Muito bom, Mirian, tudo o que aqui li. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Amigo,aproveito o ensejo p/ lhe desejar um "Feliz Dia dos Pais". bjs

    ResponderExcluir
  3. Delicia Miriam,começou com um belíssimo poema, depois uma curiosidade do aí morreu Neves que com muito talento você transformou numa excelente crônica e em seguida um texto muito bem humorado, nossa aqui é tudo de bom, parabéns beijos Luconi

    ResponderExcluir
  4. Lconi,amiga,fico recolhendo novidades p/ fazer uma colcha de retalhos e desdobrá-la p/ vcs.Desde belas poesias até curiosidades,msg(nas quais vc é imbatível) e ,sobretudo,diversão. bjs

    ResponderExcluir