Seguidores

domingo, 20 de novembro de 2011

NOTÍCIAS DA FLIPORTO,2011




NOTÍCIAS DA FLIPORTO
“CIDADE DAS LETRAS”
MAIS DE MIL PALAVRAS ESCRITAS SOBRE A FESTA.
VALE CADA UMA AQUI EXPRIMIDA.
Minha vontade de conhecer a FLIPORTO concretizou-se no dia 12 de novembro  quando , afinal,cheguei ao parque onde a festa se realizava.
O nome escolhido – Uma viagem ao Oriente – mexia com meu imaginário e a lista de convidados onde pontuavam nomes importantes da nossa Literatura, aguçavam a minha pressa de chegar e participar como mera espectadora desta viagem magnífica pelos caminhos do conhecimento.

                                        A autora,no Parque do Carmo
Não fui á Fliporto comprometida com a Fliporto; paguei viagem,passagem e hospedagem,portanto ,tenho isenção total para ser verdadeira e falar o que penso.
Representei a Câmara Baiana do Livro e ,por cortesia ,ganhei um crachá de escritora convidada que me deu o direito de não pagar pelas mesas e outros eventos correlatos.Apenas isto,porque era para ser assim,pelo menos desta vez.

Uma ponte para o Infinito
Então usei um olhar de jornalista e uma lente de observadora para tudo ver,sentir e analisar.Conversei com escritores e visitantes,pernambucanos ou não.Falei, na rua, com os olindenses,felizes com a realização da festa que daria mais  visibilidade a uma cidade,que já é visível pela própria beleza e importância histórica.
Não quis escrever sobre a festa imediatamente movida pelo meu entusiasmo que os meus leitores sabem que é enorme. Deixei passar o  impulso, dormi duas noites após a chegada,amadureci as idéias e controlei a emoção.
Estou pronta  hoje, com o meu pensar e o meu sentir aguçados e a minha mente ,aberta.
Vou passar as notícias para vocês, não inteiramente isentas de emoção – isso seria impossível!- mas, com os olhos de Argos e  a tranquila sabedoria de  Palas Atena ,e,ainda dizendo como Pessoa:
“Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.Só quero torná-la grande,ainda que para isso tenha de ser o  meu corpo e a minha alma a lenha deste fogo’.
Minha intenção era apreciar e  relatar .E isto foi feito.

                                              ***
O LOCAL
O belíssimo  Parque do Carmo serviu de cenário.Muito verde,águas e pontes nos faziam  lembrar mosteiros orientais.
As tendas que se espalhavam pelo local ,bem posicionadas e muito organizadas deixavam livre a circulação de centenas de visitantes que,nas horas de descanso,sentavam-se nos bancos românticos ou ás margens dos lagos  cujas belas flores alvas perfumavam o ambiente.Junte a isso a bela lua de Olinda e você terá um cenário de sonho.
Havia várias entradas; na principal, foi colocada uma galeria  onde livrarias e expositores  se postavam esperando o público leitor que compareceu em massa.Estava ligada á sala de autógrafos,espaçosa  e com balcões e cadeiras para os escritores.
                       A mesa com Fernando Morais ,entre outros

Na tenda principal, muito ampla e com um excelente sistema de ar  condicionado, ficava o Congresso Literário,onde  se realizavam as mesas com temas e escritores diversos.Mas,a festa era democrática; quem não quisesse pagar os $10 da entrada poderia assistir aos debates e apresentações pelos telões espalhados por toda parte,munidos de cadeiras,uma cafeteria  gratuita e o balcão de informação,onde gentis garotos e garotas orientavam toda gente,distribuíam folhetos explicativos e interagiam com o público.
Parte da Galeria na Feira de Livros:as amigas Ana e Carminha,apreciam

As tendas se  multiplicavam: a Fliporto  Criança, a Nova Geração, o Espaço UBE,a Casa Brasil,a Cozinha Show,Atividades Culturais, a Tenda do Cordel,a Feira do Livro,Lançamentos de Livros,Sala de Bate – Papo,Oficinas e as ruas do parque abertas  aos cordelistas e escritores independentes que podiam comercializar  seus livros em paz.
Por toda parte havia tendas de guloseimas e carrinhos vendendo  pipocas, água mineral e,doces e salgados.
Pernambuco  ainda não se “americanalhou”,de todo e preserva com orgulho suas raízes nordestinas.Havia carroças de ciganos,música local e grupos folclóricos.
Em,  suma, não havia exclusão;toda a sociedade ficou bem representada.
                               Conversa informal com Frei Betto

                                                            ***

                                       O Mestre Gilberto Freyre:ele foi parte da minha formação


OS  HOMENAGEADOS:
Gilberto Freyre, o escritor  que pairou  entre   dois mundos , um dos maiores  e mais respeitados intelectuais ,cuja atualidade continua presente nos seus escritos e está acima do seu tempo.
Malba Tahan,nome literário de Júlio César de Melo e Souza,um escritor muito ligado ás coisas do Oriente,autor de Maktub ,O Homem que Calculava e Céu de Alá.

                                             Malba Tahan, homenageado "cum laude"
                                      
                                                 ***

                                            Autores internacionais

CONGRESSO LITERÁRIO
Assistimos a uma pluralidade de idéias onde escritores do mundo todo trouxeram sua contribuição ao conhecimento. Autores da Palestina, do Paquistão,de Santa Lúcia,de Israel,do Líbano,do Japão,da Índia,da Venezuela.da França,de Portugal,dos Estados Unidos e da Inglaterra,além de muitos brasileiros,claro,mostraram seus talentos,culturas  teceram  suas tramas e apascentaram  sonhos.

                                                  ***

FLIPORTO CRIANÇA
Visando formar novos leitores o espaço tinha biblioteca, jogos,contação de Histórias,conversa com autores infantis,lançamento de revistas,,diálogos,teatro e ritmos.E mais,comidas orientais,oficina de xadrez,fazendo arte e pintando o sete,atividades artísticas,a carroça itinerante,origami,boliche de formas geométricas – ufa!- melhor parar por aqui.

                                        ***
FLIPORTO NOVA GERAÇÃO
Ainda querendo atrair futuros  autores e leitores,essa tenda para os jovens  ,contava com oficinas de criação de textos e ilustrações e um papo com autores que explicavam  processos criativos.Houve lançamento do blog,da homepage sobre a vida e a obra de Malba Tahan,contos tradicionais,formação de leitores,teatro etc.

                                       Alexandre Santos e Miriam Sales

ESPAÇO  U. B. E
A União Brasileira de Escritores,muito forte em Pernambuco,obteve seu próprio espaço onde reuniu escritores afiliados como eu e o Carlos Souza,coordenador da UBE,Bahia,além de autores de todo o Nordeste.
A abertura,dia 11/11 foi feita por  Alexandre Santos e  Antonio Campos,nome ímpar na cultura pernambucana.

Tivemos apresentações musicais, curso de letras,bate – papo,microfone aberto,teatro e poesia,palestras diversas e cordel.

                                 Gilberto Freyre Neto,na UBE

Estive presente no debate “As Academias Literárias de PE com a Palavra”,onde o nosso Carlos Souza fez parte da mesa já enriquecida com a presença do combativo  Waldênio Porto.da Academia de Letras de Pernambuco,Manoel Neto da Academia Olindense,de Ana Maria César,a guerreira presidente da ALANE (Academia de Letras do Nordeste) ,que ,com seu jeitinho suave vai avançando nas conquistas,de Ricardo Bezerra,presidente da UBE-PE,e Eduardo Grossian (UBE-RN) ,além de Carlos Souza (UBE-Ba).
Mediação do meu caro amigo Cássio Cavalcanti.

Parte da mesa:Manoel Neto,Waldênio Pôrto,Ana Maria  Cezar e Alexandre Santos
                                   ***
                       Abertura da Casa Brasil;com Cristina Oiticica

CASA BRASIL
A artista plástica Cristina Oiticica,esposa de Paulo Coelho,expôs 15 telas “Caminho do Sol Nascente”,inspirada numa rota sagrada para budistas e taoístas.
Também realizou um bate – papo sobre seu processo criativo e expedições pelo mundo.
As palestras sobre arte continuaram até o final da  festa, dia 15.
                                           ***

COZINHA SHOW
Os gulosos adoraram. 17 palestras e oficinas gastronômicas onde os maiores  chefs  elaboravam pratos da culinária oriental á frente do público que depois degustava essas delícias.

                                          ***

FEIRA DO LIVRO
Das 10 ás 22hs,realizada  pela Andelivros,uma associação de distribuidores e editores do Nordeste.
Mais de 80.000 pessoas desfilaram por lá comprando livros de preços bem mais baixos que nas livrarias.
Houve vários lançamentos  de autores locais e internacionais,entre eles,Frei Betto,Fernando Morais  e o Prêmio Nobel Derek Walcott,autor de “Omeros”,também presente no Congresso Literário.
   
                            Cordelistas e escritores independentes:espaço democrático
Macambira e Queridita e o escritor PauloCavalcante

DIVERSOS
Sala de bate – papos, oficinas  e a Redelllolinda também  marcaram presença durante toda a festa.Havia também uma ouvidoria ,informações sobre o evento e a sala de imprensa.

                                    Ao centro,Antonio Campos

ATIVIDADES NA PRAÇA
Claro que não caberia tudo no Parque do Carmo; fora, na praça tivemos a Fliporto Digital, um segmento tecnológico,com concursos culturais,prêmios, oficinas, biblioteca virtual,e um quiz de conhecimentos que atraiu amantes da informática.
O TOC140,avaliou a beleza,originalidade e a concisão dos textos no Twitter .Minha amiga Delasnieve Daspet,dos Poetas Del Mundo e Embaixadora Universal da Paz,esteve lá para entregar prêmios,cujos vencedores receberam  3,2e1 mil reais,além de passagem e hospedagem,além de livre acesso á feira ,para o 1º lugar.
Tuiteiros,vale a pena participar ;fiquem de olho na III Fliporto,em 2012.
Lamentei não ter encontrado a Delasnieve,conforme combinamos por e-mail; compromisso urgente  impediu-me de vê-la,o que espero fazer na próxima Fliporto.2012.


No FLIPORTO CINE tivemos uma mostra de produções audiovisuais,além de uma seleção de filmes e programas de televisão.todos voltados para o Oriente e a obra de Gilberto Freyre.Presentes Guel Arraes,Nelson Pereira dos Santos,Geneton Morais Netoe Tizuka Yamasaki.


ECOFLIPORTO:O Instituto Maximiano Campos  quis fomentar o interesse pela preservação ambiental com o tema “Pernambuco:Jardim dos Baobás”,pois,esta árvore africana é abundante neste Estado.
Houve oficinas de reutilização do  lixo, exibição de audiovisuais,jogos educativos,entrega de brindes,criação de gibis e doação de mudas de baobás.



                       Restaurante Oficina do Sabor:vista privilegiada

CIRCUITO GASTRONÔMICO
Bares e restaurantes da cidade se uniram para realizar  a “Gastronomia Gilberto Freyre:delícias do Ocidente ao Oriente”.
Assim, espalhados por toda Olinda,quem quisesse podia desfrutar dessas delícias ,algumas baseadas nas receitas de Dona Madá,esposa do grande Mestre de Apicucos.
Não dava para ir a todos, mas,acompanhada da querida Ivoneide  Calado,fui almoçar no Restaurante Costeiro,o famoso cozido pernambucano e,outro dia,sozinha ,estive na Oficina do Sabor,aconselhada pelo Eduardo Côrtes ,um cara que sabe das coisas e me deparei com um dos mais belos,finos e elegantes restaurantes de Olinda.
O Camarão á Gilberto Freyre ,servido no jerimum com molho de pitanga é de se comer rezando.
Não satisfeita,voltei no dia seguinte para provar outras iguarias.E lá ficaria eternamente se mais tempo por lá ficasse.




As recepcionistas:gentileza e competência

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Os mamulengos:presentes na festa

Ponto para a organização,perfeita, para  o recinto da festa sempre limpo apesar das centenas de pessoas que desfilavam por ali,pela quantidade de lixeiras distribuídas por todo o espaço,para os sanitários incrivelmente limpos e   organizados,para as empresas pernambucanas que compareceram com o patrocínio necessário á realização de uma festa deste porte ,num país onde o mecenato é quase inexistente,e,”last but not least”,á lhaneza, e  educação   dos  funcionários e atendentes,sempre prestativos e dispostos a bem servir.
Parabéns aos organizadores!
Parabéns Pernambuco!

A decoração:típica e de  muito bom gôsto

Bem, essa foi uma resenha inicial.
Acompanhe nos blogs www.contosecausos24x7.blogspot.com e www.miriamdesalesoliveira.blogspot.com , (dia 28/11) notícias mais detalhadas das mesas e autores,bem como curiosidades e avaliação.
Se  oriente, rapaz! Não perca a FLIPORTO 2012.
Eu  vou, mesmo sem lenço nem documento.

MAIS FOTOS:


                              Alexandre Santos,Miriam Sales e Adriano Marcena



Com Maria Paula,uma simpatia


                                                                    Com Geneton Morais Neto

                                    Com o jornalista e escritor palestino Abdel Bari Atwan.Este homem entrevistou Bin Laden,ao vivo e a cores


A questão palestina:  prioridade
                                                               Com Gilberto Freyre Neto







Osmar, o poeta garçom: luta por um sonho


Com o escritor de" Jerusalém" :Gonçalo Tavares



Com o querido poeta baiano José Inácio Vieira de Melo

Com o escritor Tarik Ali


 

                                               Com Fernando Morais,eterna admiração




O QUE ELES DIZEM:

Cara Miriam boa-noite,

Você viajou... participou... e nos levou juntos com seu Relato da FLIPORTO , Parabéns Amiga.!
Vibrei com cada palavra , ví todas as paisagens e senti os olores das flores  e reverenciei Todos os que lutam Pelo Livro 

Gosto de OCÊ.
Rosa Valente,p/e-mail (19.23)20/11


Vc estava e é maravilhosa.Mil beijo de Varenka
Varenka de Fátima,p/ e-mail      09:43 (20 minutos atrás)





Minha Querida Miriam
Sua beleza, sua simpatia são forças que brotam do mais reservado espaço do coração.
Palavras são pucas para expressar essa força vibrante que pulsa em prol da harmonia,
na plenitude do que há de extraordinário no ser humano. Sua contribuição para a cultura,
supera quinhentas ou mais medalhas desperdiçadas com Ronaldinho. Os ignorantes não
acompanham essa estrela cintilante que ilumina o lado do céu bonito que se isola  das
nuvens negras deste imenso, maltratado e surrupiado Pais. Brilhe sempre, Linda Estrela!
Um grande abraço,
Everaldo

P.S.: Nós, que estamos em permanente contato com o que vem acontecendo em outras
partes do País, aqui mesmo no Nordeste, percebemos o quanto esta Bahia está por fora,
atrasada, atrasadíssima. Que viva o povo civilizado! Nota zero para os incultos,gananciosos
e mentirosos promotores de plantão, depredradores ode patrimônio cultural,oportunistas.
Vivo o Livro, viva o Saber. Viva Miriam!
Everaldo,  p/e-mali        07:54 (3 horas atrás)





Amiga que maravilha!!!! viajei  com as fotos senti como se tivesse ido na Fliporto,tudo isso porque da para notar na sua face a satisfação de colher esses frutos plantado nesse encontro cultural e nos presentear com essa maravilhosa matéria. Só poderia ter saído mesmo de uma escritora de coração.
Um beijo te amo!
Sandra StabileSandra Stabile Queiroz

Projeto Alma Brasileira
almabrasileira1999@gmail.com

Essa sua descrição do fliporto é uma narrativa histórica
rica, cheia de detalhes que uma boa obervodora literaria teria...
fiquei encantada e com vontade de  estar nesse local 
com muita urgência
Viagem produtiva, cheia de surpresas por todo o evento
pessoas maravilhosas tornando o lugar mais acolhedor
aconchegante e deve ter deixado uma saudade.....
enfim da proxima vez me convide...
bjs
Vera Bas,Salvador,17.25 p/ mail


Mirokca, grande escritora baiana: com tua permissão entro nessa tua resenha e assisto na cadeira cativa toda a explanação do evento na cidade de Pernambuco. Essa é o tipo de viagem literaria que todos nós, sem lenço ou sem documento, apenas, com o intelecto das boas criações literarias deveriamos fazer ... Bjns. Solange.

Solange Gomes da Fonseca · Curitiba (PR) · 22/11/2011 02:03
Votado. Um abraço, Yayá.




15 comentários:

  1. Parabéns querida amiga escritora Miriam de Sales, por representar tão bem a literatura baiana na Fliporto. Infelizmente não pude estar presente, pois a programação coincidiu com o Congresso Brasileiro de Escritores, de 12 a 15 de novembro de 2011, em Ribeirão Preto-SP. Mas me aguarde, pois iremos juntos para Olinda-PE, na próxima edição. Valdeck Almeida de Jesus - Escritor, Poeta e Jornalista

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida amiga escritora Miriam de Sales, por representar tão bem a literatura baiana na Fliporto. Infelizmente não pude estar presente, pois a programação coincidiu com o Congresso Brasileiro de Escritores, de 12 a 15 de novembro de 2011, em Ribeirão Preto-SP. Mas me aguarde, pois iremos juntos para Olinda-PE, na próxima edição. Valdeck Almeida de Jesus - Escritor, Poeta e Jornalista

    ResponderExcluir
  3. Com certeza,Val.
    Soube q/ vc fez bonito no Congresso.Vamos fortalecer a UBE na Bahia. bjks

    ResponderExcluir
  4. Miriam obrigado pelo email. Como sempre estamos aqui trabalhando na Inglaterra colocando a disposicao nossos servicos aos escritores e editoras brasileiras. Pela fotos e comentarios posso confiar que teve momentos agradaveis. Talvez da proxima vez poderemos comparecer e nos encontrar. Cara amiga, um abraco apertado de todos aqui da equipe da FDigital - UK

    ResponderExcluir
  5. Sem lenço e documento voce fez uma bela resenha do evento.Conhecer Olinda imagino ser tudo de lindo e emocionante.Nota-se que a FLIPORTO de Olinda foi um evento de variedades, com interessante fotos, que nos permitiu viajar com voce.
    Um abraço terno amiga.
    Parabens por representar a Bahia e nos colocar por dentro das festas literarias.
    Bju.

    ResponderExcluir
  6. Caro Anfi
    Visando prestar bons serviços a meus leitores,escritores de agora ou do depois,coloquei dados de sua Empresa neste blog.Sou cliente,com "As Filhas do General" e posso atestar seu brilhante trabalho.
    All the best,my friend

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo,espero que ,no próximo ano,vc possa ir.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Miriam,vc é mesmo poderosa,menina!Arrasou!Adorei suas considerações sobre o evento e deve ter sido mesmo maravilhoso participar!Parabens!Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Annie,um grande beijo e muitas felicidades.
    Poderosa,não sou.Apenas uma escritora participante.

    ResponderExcluir
  10. Faço das palavras de Everaldo - minhas palavras.

    ResponderExcluir
  11. Míriam,

    não fui à Fliporto, mas o seu relato me faz participar daqui, do interior das Minas Gerais.
    Quem sabe não nos encontraremos lá no próximo ano!
    Não custa nada sonhar!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Meu caro amigo,sempre gentil.E, os belos poemas,como vão?
    Um conselho: sempre q/ puder vá ás festas literárias.Ver e ser visto é importante para o jovem escritor.
    Contatos são inestimáveis.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. miga,sonha tudo que deseja e com fé.Toda útil realidade brotou de um sonho. bjs

    ResponderExcluir
  14. Há muitos eventos culturais maravilhosos Brasil a fora, mas deveria haver bem mais, não concordas, amiga? Carecemos disso!
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  15. Certamente,Soninha
    Cada cidade deveria ter o seu ,seja m forma de saraus,feiras de livros ou mesmo,festas de maior porte.
    bjs

    ResponderExcluir