Seguidores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


  

                      CARTA AO PAPAI  NOEL
BOM DIA,MEU QUERIDO,desculpe a intimidade indevida com um senhor de barbas brancas e opulenta barriga,mas,nos conhecemos há tantos anos-exatos 69-e,como eu também tenho cabelos brancos(no nosso tempo chamava-se cãs,lembra-se?) permiti-me esta ousadia.Vencemos mais um Natal,eu e você,sobrevivemos aos abraços,á ceia pantagruelica,ás luzes e aos bons votos;nestes tempos modernos,você também foi agraciado,pois ,o Google traçou seu roteiro e as crianças do mundo inteiro puderam localizá-lo via internet;a rena Rudolph,que adora aparecer(se não,porque aquele nariz vermelho sobressaindo na neve?)ficou feliz porque o seu trabalho de guia foi minimizado,poupadas suas perninhas centenárias.Graças a seus ajudantes terrenos,pessoas de boa vontade,milhares de crianças carentes também receberam os mimos do Natal;famílias modestas,como a do Menino,puderam ter uma ceia decente e bocas aonde faltavam dentes,mas,não a esperança,sorriram felizes de barriga cheia,pelo menos,naquele dia,livres do fantasma da fome e do desamor.Para isto serve o Natal,meu querido,para ativar a solidariedade,para despertar o melhor nas pessoas,para que muitos compartilhem e louvem o renascimento da Esperança,tão bem retratado na criança de Belém;Quando assiste e participa de tudo isto a gente crê que a Humanidade ainda tem jeito,apesar das guerras ,dos crimes e  da descrença  generalizada,doença virulenta que atinge os seres humanos.
Mas,o Bem prevalecerá.
Porque o Natal simboliza o Renascer, todos nós acordamos um pouquinho melhor depois desta noite mágica.E,você,querido amigo,ainda entrará por muita chaminé,ainda fará muita criança sorrir,ainda estará presente no inconsciente de cada adulto que um dia foi uma criança de olhos compridos e coraçãozinho batendo na noite de Natal;esta criança não pode morrer,vamos ressuscitá-la.Dentro de nós só deveria existir um código de conduta,como Ele nos ensinou:”Não façais aos outros o que não queres que vos façam”.Simples assim.










MIRIAM DE SALES É ENTREVISTADA POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Miriam de Sales é escritora baiana com vários livros publicados. Apesar da formação acadêmica - Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia - prefere escrever numa linguagem simples, que possa ser entendida por todas as camadas sociais.
Começou a publicar em 2008, através da Internet, no site “Recanto das Letras” e daí surgiu uma sucessão de sites, blogs e jornais que lhe trouxeram mais de um milhão de leitores fiéis.

Não cabe aqui contar ao leitor a história da vida dela, mas dizer que Miriam pretende publicar ainda: um livro infanto-juvenil sobre a Bahia e livros sobre folclore e adágios populares, pois acredita ser necessário preservar nossa memória coletiva e defender a cultura do nosso país, que é única e tem características próprias.

A escritora é membro de três Academias de Letras e Cultura, da REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras, da União Brasileira de Escritores, da Câmara Baiana do Livro e dos “Poetas del Mundo”. Ela é autora de dois e-books, “Maktub” e “As Filhas do General” (agora em E-Pub) e dos livros “Contos e Causos”, “A Bahia de Outrora”, indo para a 3ª edição e “Contos Apimentados”, além de dezenas de Antologias.
Vencedora do concurso “Uma História de Amor com a Perini” (2010), Miriam de Sales escreve para os jornais virtuais JB-Wiki Jornal do Brasil, Fórum Livre, Salvador Acontece e para o Jornal “A Tarde”, com colaborações alternativas. Participou da Arena Jovem na Bienal de Minas Gerais (2009) quando era curadora Guiomar de Grammont. Participou da Bienal da Bahia em 2009, como representante da Câmara Bahiana do Livro (CBaL). Em 2011 proferiu três palestras e várias interações na FLIMAR (Alagoas) e foi convidada, pela segunda vez consecutiva, e de mais duas festas literárias no Nordeste.


VALDECK: Quando e onde nasceu?
Miriam: Olhe, não espalha. Sou do século passado. Nasci aqui mesmo em Salvador no dia 2/12/42.

VALDECK: Já conhece o restante do Brasil? E outros países?
Miriam: Do Brasil só não conheço Amazonas e Pará. Do mundo conheço quase toda a Europa e os países da América do Sul, faltando Peru, Bolívia e Chile. Da Ásia e da África, nada, ainda.

VALDECK: Como você começou a escrever? Por quê? Quando foi?
Miriam: Em 2007, quando parei de trabalhar como comerciante. Ganhei um PC, do meu marido e, daí, começou tudo. Nunca mais parei.

VALDECK: Você escreve ficção ou sobre a realidade? Suas obras são mais poesias ou prosa? O que mais você gosta de escrever? Quais os temas?
Miriam: Val, toda ficção brota de uma realidade. Gosto muito de escrever contos, crônicas artigos que levem as pessoas a pensar. O escritor pode não mudar o mundo, mas, se mudar algumas cabeças já cumpriu seu papel. VALDECK: Qual o compromisso que você tem com o leitor, ou você não pensa em quem vai ler seus textos quando está escrevendo?
Miriam: Penso muito, mas escrevo o que me dá na telha. Detesto algemas e/ou compromissos. Não sou gov.com nem sociedade.com. Quero e devo ser livre, como um passarinho. E saio por aí, passarinhando as letras.

VALDECK: O que mais gosta de escrever?
Miriam: Crônicas e contos. De qualquer coisa sai uma crônica. Nunca me falta inspiração; talvez por ter um passado de ávida leitora. Diz o provérbio chinês “Só se meta a escrever um livro se você já leu muitos”.

VALDECK: Como nascem seus textos? De onde vem a inspiração? E você escreve em qualquer hora, em qualquer lugar ou tem um ritual, um ambiente?
Miriam: Olha, gosto de escrever sozinha e no meu canto. Escrever é um ato solitário como a masturbação. Fico tão concentrada que se alguém bater no meu ombro, assusto-me.

VALDECK: Qual a obra predileta de sua autoria? Você lembra um trecho?
Miriam: São tantas. Difícil citar uma só. Lembro-me deste, que decorei: “A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus. Nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a Ele” (Saramago, Caim, 2009, p. 88).

VALDECK: Seus textos são escritos com facilidade ou você demora muito produzindo, reescrevendo?
Miriam: Escrever é como mijar; deixa fluir. Depois, reescrevo, corrijo, leio em voz alta para sentir a cadência do texto e, muitas vezes, conserto um parágrafo inteiro.

VALDECK: Qual foi a obra que demorou mais tempo a escrever? Por quê?
Miriam. “A Bahia de Outrora”, por causa das pesquisas.
 VALDECK: Concluiu a faculdade? Pretende seguir carreira na literatura?
Miriam: Sou formada em Filosofia pela UFBA. Já estou seguindo. Dois e-books publicados, sendo um deles na Europa e vendido pelo Kobo, Amazon etc. O “Bahia...” já vai para a terceira edição. Tem ainda os “Contos e Causos” e “Contos Apimentados”. Este ano partirei para criar um selo editorial. Quero eu mesma publicar, vender divulgar meus livros e, no futuro, os dos outros, também. Mas, quero tudo do meu jeito: correto e legalizado.

VALDECK: Qual o escritor ou artista que mais admira e que tenha servido como fonte de inspiração ou motivação para seu trabalho?
Miriam: Monteiro Lobato, na infância, Nietzsche, na adolescência, Saramago e Umberto Eco, na vida adulta. Além de Fernando Pessoa.

VALDECK: O que você acha imprescindível para um autor escrever bem?
Miriam: Conhecimento da língua - afinal somos seus guardiões - e conhecimento da pessoa humana.

VALDECK: Você usa o nome verdadeiro nos textos, não gostaria de usar um pseudônimo?
Miriam: Não. Vou de cara lavada, mesmo.

VALDECK: Como foi a tua infância?
Miriam: Maravilhosa. Filha única de pais amorosos e de boa condição. Tinha tudo, só não fiquei uma “aborrecente” se achando a “dona do mundo”, porque os livros que li desde cedo me mostraram como a banda toca.

VALDECK: Você é jovem, gasta mais tempo com diversão ou reserva um tempo para o trabalho artístico?
Miriam: Jovem, só no espírito. Depois de amanhã vou “ssentenovear”, mas, a energia é de 20 anos. Divirto-me escrevendo, lendo, viajando (vou a muitas festas literárias) e faço viagens de lazer. Vou a cinemas, teatros e shows com artistas favoritos.

VALDECK: Tem um texto que te deu muito prazer ao ver publicado? Quando foi e onde?
Miriam: Na coluna de um importante jornalista carioca, o Tão Gomes Pinto. E meus artigos no Artigonal que correm mundo.

VALDECK: Você tem outra atividade, além de escritor?
Miriam: Não. Sou uma “mandarim de profissão“, como diz Pessoa. Só faço escrever e publicar nos meus oito blogs e inúmeros sites. Terminei um livro de contos, que está concorrendo a um prêmio literário e estou esperando meu selo editorial ficar pronto para lançar outro.

VALDECK: Você se preocupa em passar alguma mensagem através dos textos que cria? Qual?
Miriam: Sempre. Otimismo, alegria, bom humor e compartilhamento.

VALDECK: Qual sua Religião?
Miriam: Creio em mim mesma.
VALDECK: Quais seus planos como escritor?
Miriam: Continuar escrevendo e publicando. Sempre.

(*) Valdeck Almeida de Jesus é escritor, poeta e editor, jornalista formado pela Faculdade da Cidade do Salvador. Autor do livro “Memorial do Inferno: A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, já traduzido para o inglês. Seus trabalhos são divulgados no site www.galinhapulando.com
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 01/12/2011 
Alterado em 01/12/2011

 Publicado nos links:








                                                Valdeck de Jesus e Miriam Sales,ontem.



ONTEM,AO LUAR!...


Amigos se reuniram
Numa  noite de luar,
Teve Val,teve Cremilda
E,também a Lucymar.
Apesar de ser de lua
Essa noite teve Soll
Que chegou toda faceira
Com seu jeito de arrebol.

Maravilha de cenário
Amigos curtiram o mar,
Bebericando café ,
conversando sem parar.
Muitos risos e alegrias
Aquele espaço viu soar.
Mas,que se comemorava
Nesta noite especial?
Na verdade,quase nada
 a não ser a amizade,
as conquistas conquistadas
e,os amigos de verdade.
A Miriam e a Lucymar
Estavam rindo á toa
Apesar de logo,logo
Trocarem de idade
O rosto de todas duas
Era só felicidade.
A Miriam,dia 2
A Lucymar,dia 4;
Mas,por   ficarem mais velhas
Nem por isso se importaram.
Quem se importa com idade???
A noite foi bem bonita
E,para  comemorar,
Tiramos muitas fotos
Que agora vou mostrar.
A todos os meus amigos
Os presentes e os ausentes
Desejo um Feliz Natal
E um ano,maravilhoso.
Muito amor,muito sucesso.
Um 2012,legal.


                 O grupo:descontração


Ivone Soll e Miriam

Cremilda e Miriam


Terrasse da Aliança Francesa:cenário de sonho

Miriam e Lucymar
Miriam e Valdeck


                                            Noite baiana


                                         

22 comentários:

  1. Obrigada Miriam, você sempre criativa e cheia de boas energias. Ao teu lado , ontem, na aliança Francesa antecipei meu níver com muita alegria.Momentos como esse não tem preço. Baseado no respeito e no sentimento do gostar que existe entre nós, creio que nossa amizade viverá vários momentos, aissim...

    ResponderExcluir
  2. CERTAMENTE,GAIVOTA.FORAM HORAS DE MUITA ALEGRIA.VIU COMO SUAS FOTOS FICARAM ÓTIMAS?
    BJKS

    ResponderExcluir
  3. Miriam, parabéns pelo dia de hoje , o seu aniversário! Que possa viver muito e muitos anos escrevendo tão belamente para nós.Gosto do seu escrever porque você escreve de maneira fácil e todos entendemos, independente da cultura que têm. A crônica acima está dez! Abração.

    ResponderExcluir
  4. Miriam, que maravilha nosso encontro... Escritor também tem direito a diversão, não é mesmo!! E na companhia de quatro mulheres de fibra, batalhadoras e lindas, a noite ficou mais festiva...

    ResponderExcluir
  5. Tunin,fico mais jovem e feliz por ter vc como amigo. bjks e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. E,então,Val.A gente tb é filho de Deus,né?
    E,a noite foi demaaaais!Vc ,bendito entre as mulheres! bjks e obrigada; estou adorando o livro.

    ResponderExcluir
  7. Que legal. Ótimo Blog, parabéns. Seguindo sem medo! hehe
    Abraços.

    http://papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS MINHA MAIS JOVEM AMIGA SAIBA QUE TE AMO MUITO E TE DESEJO QUE ESSE 69 SEJA O MAIS BEM APROVEITADO DE SUA VIDA...MUITOS BEIJOS PAZ E LUZ E QUANDO NOS ENCONTRARMOS TE ENTREGO UM ABRAÇO DE URSO QUEBRA OSSOS!!!

    ResponderExcluir
  9. Pois seja bem vindo Éwerton!
    Apareça sempre.
    Abç

    ResponderExcluir
  10. Vige mãe,vou ficar fortinha para esse abraço. bjks ,querido.

    ResponderExcluir
  11. O que será que vou ganhar do Bom Velhinho?

    ResponderExcluir
  12. Foi um encontro com poucas pessoas, mas com muito bom humor, o que é peculiar a qualquer evento que envolva a aniversariante. Alegria e juventude , no sentido literal da palavra, é o que não falta a essa garota que ostenta em seus lindos cabelos brancos, o exemplo do que é viver!
    Fomos nós que ganhamos o presente! Aliás, para mim, foi mais um presente especial de quem é meu presente diário!

    PARABÉNS, Miriam! FELICIDADE em todos os seus HOJES!

    Ah, como a moça que não se diz poeta, manifestou-se como uma autêntica repentista, deixo-lhe mais uma vez esse poema que lhe fiz. Rs.

    SERENA EXPLOSÃO
    Para Miriam Sales

    Diz-me da fonte que jorra em teus dias
    Da beleza implícita na flor em botão
    Que rebenta nos campos da poesia
    Que sucede da tua alegria, feito canção

    Conta-me dos anos que passam
    Enquanto tu vives
    Da criança que realça
    Os teus matizes

    Porque és encanto
    E em todos os cantos te cantam...
    Enquanto dançam as nuvens
    Nos empíreos que te alcançam

    És tempestuosamente bonança
    Serena explosão de vigor
    Esplendor que dimana
    Da essência frenética do amor

    Deixa que passe os anos
    Que os dias sigam seu curso
    Tu não passas, e teu encanto
    Esparge a vida e é profundo

    Ivone Alves Sol

    ResponderExcluir
  13. Revisão de textos
    O q/ vc vai ganhar?
    Minha amizade,quer mais?
    E também muito trabalho
    para vc revisar;
    porque revisor como vc
    não há. bjks

    ResponderExcluir
  14. M eu Deus do céu!
    Que homenagem linda
    feita pela Soll
    Essa menina
    me deixa feliz
    pois sua amizade
    é tudo o que sempre quis.
    bjks

    ResponderExcluir
  15. Assim eu fico metida... rsrs, Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  16. Oi, minha querida! Eu não podia deixar de comparecer a esta festa maravilhosa! Começando agradecendo o egrandecimento do papai noel, passando por sua fantástica e pedagógica entrevista (eu sempre aprendo com você) e encerrando com esta reunião pra lá de adorável com os amigos, acho que você completa mais um ano de muito sucesso pessoal , muita alegria e o meu desejo é que possamos nos fazer companhia uns aos outros durante ainda longos a saudáveis anos, como tem sido até agora desde que tive o privilégio e o prazer em conhecê-la de perto. Você é como Minas Gerais: quem te conhece não esquece jamais. Receba o meu carinhoso e caloroso abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  17. Oh,Cacá,assim vc me deixa comovida.
    Sua amizade é para mim uma grande alegria.E,ainda havemos de participar os dois destas belas festas literárias.
    Meu desejo é traz^-lo a SSA p/ uma palestra ou uma festa.Quem sabe?
    Abração e obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Ivone,metida, não.Quem tem compet^ncia,amiga,se estabelece. bjs

    ResponderExcluir
  19. Amiga!
    Amei a postagem. Em especial, te conhecer um pouco mais através da entrevista.
    Sucesso sempre, minha amada!
    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  20. Fico feliz porque vc está sempre aqui e gosta.Tb adoro seus blogs. bjs

    ResponderExcluir
  21. Minha querida escritora estou passando para te desejar muito êxito,luz e muito amor...
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Coisas boas te aconteçam
    Realizações e vitórias
    Instantes de amor permaneçam
    Sempre prazeres e glórias.
    Tantos desejos sinceros
    Almejo para você,
    Lutas vencidas,sucesso...
    Beijocas

    ResponderExcluir