Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

SEU LIVRO ESTÁ PRONTO. COMO VENDÊ-LO?



INTROITO
Dizem que o mais difícil da festa é esperar por ela.
Publicar um livro sem contar com as benesses do governo é muito caro.O custo gráfico ,e,não raro a qualidade que esses serviços oferecem ,é mesmo de assustar.
Mas,digamos que você encarou,economizou cada centavo, recorreu ao crédito e publicou seu sonhado livro.
E agora, José?
É seu primeiro livro,você não é conhecido no mercado,não cultivou muitos amigos e nem tem família grande.
Então, olha meio desanimado para aquela caixa que contém todos os seus sonhos e fica perguntando aos seus botões:
-Como, para quem e onde vender esses cem livros?
A editora escolhida trabalhou certo,o livro saiu perfeito,mas,parou ai.Ela é apenas uma editora,não tem obrigação de vender seu livro.
Como uma padaria que produz e entrega o pão do espírito, realizada a sua tarefa,a editora some.
Algumas  tentam conquistar os autores prometendo levar os livros ás Bienais – não sei porque o “fetiche” de todo novel escritor - criando lojas virtuais e prometendo mundos e fundos.
Caia fora; você não conseguirá o mundo e ,certamente,irá ao fundo.

COMO FUNCIONA
A cadeia produtora do livro consta do autor,que escreve o livro,do editor ,que o edita,do distribuidor,que o distribui e das livrarias,que o vendem.
Para se vender um livro tem que trabalhá-lo.Não se engane,livro é um produto como outro qualquer,como pão,azeite ou bacalhau.
Enquanto não  se des-sacralizar o livro muito escritor novato ainda vai cair em esparrela.
Como produto, a venda tem que ser estimulada. Como produto novo tem que ser imposto ao público.
O maior interessado em promover o livro deveria ser o autor; afinal,ele é o pai da criança.Mas,conheço poucos escritores que são bons vendedores. Modéstia á parte eu sou um deles.Conheço muito deste mercado,pois,fui vendedora de livros para uma grande   editora durante os anos 70,no sudeste.Comecei como vendedora porta – a –porta,depois passei a supervisora,depois a gerente com a missão de treinar vendedores,abrir praças e cumprir metas.
Vendedora muitas vezes premiada,sai da empresa e abri minha própria ,onde vendi muitos livros,inclusive bibliotecas inteiras para grandes empresas.
Sei o quanto é difícil vender um produto pouco procurado no Brasil.


COMO PROCEDER
Quando recebi a primeira edição do “Bahia de Outrora” ,arregacei as mangas e fui á luta.Consegui colocá-lo nas principais livrarias da cidade,vendi pela Internet –não se iludam,a venda mais difícil que há,pois ,internautas querem tudo de graça- e,visitando redações de jornais e rádios,fazendo lançamentos e vendendo  de forma avulsa, abordando pessoas,mas,sem ser abusiva,pois,este é o segredo.O sujeito mais chato do mundo é o vendedor chato.
Em pouco tempo essas edição estava esgotada.
Sinceramente,não conheço editoras que tenham nos seus quadros bons vendedores.Limitam-se a distribuir o livro –e só.
As lojas virtuais,existem.Mas,são pouco trabalhadas.Não vejo propaganda em sites parceiros,nem formação de clubes do livro,nenhum movimento que estimule a venda.Isso só acontece com as “poderosas” como a Record ou Cia. Das Letras porque elas compram direitos,são donas dos livros ,investiram nele e portanto querem retorno.
Um belo dia,aquele livro tão vendido  simplesmente desaparece.Não se fala mais,não se vê nas livrarias e passam a se hospedar nos sebos,a preços  irrisórios.
Isso porque a editora recuperou o investimento e já está de olho em outro autor que ela julga  promissor,por ser “celebridade” ou coisa assim.
Começa o círculo vicioso.

QUEBRAR BARREIRAS
Pos eu quero quebrar essa barreira.
Na minha loja virtual os meus livros e dos meus autores não ficarão apenas colorindo páginas.Serão divulgados nos blogs,serão colocados trechos dos livros,entrevista com autores,tudo para despertar o desejo da posse,o velho “aida”.
Conhece o termo:
a-atenção
i-interesse
d-desejo
a-aquisição.
Nossos saraus quinzenais ,funcionando a partir de Julho,reunirão a comunidade para debates,palestras de autores  ,discussão literária e ,consequentemente,vendas de livros.
Pontos de vendas e equipes nas ruas  não serão descartados.
Porém,convém lembrar que precisamos da parceria do autor;ele tem que nos ajudar a vender o livro dele.
Pois,diz o velho ditado:”pode-se levar o cavalo ao rio,mas,não se pode obrigá-lo a beber.”


VENDER LIVROS.
NÃO DEIXE ESSE FANTASMA LHE ASSUSTAR!

17 comentários:

  1. O duro é que precisamos capinar, semear, colher e ainda vender nas feiras pexichando.
    Enquanto as editoras exportam nossa matéria prima ,a preço de ouro, sem muito trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darlon ,se vc n/ tem medo de pimenta,converse comigo.rrr
      Vc me conhece.
      bjs

      Excluir
  2. É Miriam, muito bom seu texto, é duro mesmo vender seu livro, mas com esforço é possível fazê-lo. Estou escrevendo um novo livro, dessa vez com mais estrutura, atenção e usando as técnicas indicadas por profissionais. Quem sabe um dia posso participar de sua loja virtual.

    ResponderExcluir
  3. Laerte,desejo-lhe muito sucesso. Nossa editora está ás suas ordens para consulta e informação.
    www.editorapimentamalagueta.blogspot.com
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Ai, que 'meda' que me deu... até hoje, nunca vendi nada, a não ser meus colares de continhas pras amigas mais chegadas. E antes de ter o livro nas mãos, já ouvi tantas insinuações desagradáveis que dá mais 'meda' ainda. Disseram que o livro é fininho - sem nem terem visto, que poesia não vende, etc, etc, etc... valha-me Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, se cuide.Já ouviu dizer que "a inveja matou Caim,na porta do botequim"...rsss
      Poesia ruim n/ vende,romance ruim tb,crônicas,contos etc
      Livro de poesias as pessoas preferem finos:em espessura e muita finura na expressão de beleza.
      E,seu livro é maravilhoso, é emoção...
      Nossa,como existem "velhos do Restelo" por ai...
      bjks

      Excluir
  5. Desejaria muito editar um livro com poesias ou conto(simples), mas falta-me recursos e coragem para capinar num comércio difícil e com pessoas de parco costume de leitura.
    Teu texto é muito esclarecedor.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,por cima do medo a coragem.
      Porque não me manda seu arquivo p/ fazer um orçamento simulado?
      Ás vezes o diabo n/ é tão feio como se pinta.
      E,vc escreve muito bem.
      Comece c/ poucos exemplares -o custo do primeiro livro é sempre mais alto,devido aos procedimentos:capa,diagramação etc.
      Depois ,cai quase pela metade.
      Seria um enorme prazer fazer um livro seu.
      bjks

      Excluir
  6. Em matéria de livros e de orientações aos autores ninguém supera Miriam. Ela, como artista da escrita, conhece a subjetividade da alma e, como vendedora experimentada, possui a objetividade necessária para fazer a arte chegar aos leitores. É uma daquelas raras pessoas que sabem conciliar, com maestria, a emoção e a razão.
    É sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino,fiquei sem fôlego.
      N/ sabia q/ tinha todas essas qualidades.E,tudo isto partindo do mais competente revisor do Brasil.
      bjks agradecidas.

      Excluir
  7. Outra MAGNA aula, encontro aqui, Miriam!!
    Escrevo, escrevo, escrevo e nunca publico. Acho que é "sina" familiar...No momento, uso meu blog, Da Cadeirinha de Arruar, para publicar uma biografia que meu pai publicou em jornal há 60 anos. A biografia é de um escritor que só teve seu primeiro livro publicado depois de 60 anos, também (já havia morrido). Dias depois de sua morte, a Padaria Espiritual fez publicar, no jornal O Pão (jornal do grupo literário), uma Poliantéia, com depoimentos, sobre Oliveira Paiva (do Ceará),o escritor morto (1892)...CONCLUSÃO: os "louros", muitas vezes só chegam depois que a obra cai em "domínio público"...Lamentável!

    ResponderExcluir
  8. eu escrevi um livro de terror, pena que no brasil é pouco apreciado... as pessoas preferem ouvir funk do que ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo para o Ant Lima, ele só tem 20 aninhos e carrega mais de dez mil fãs, e ele é autor independente e escreve terror *-* sou fã, até adoraria ler uma entrevista com ele aqui no blog. le é super simpático, responde todos os blogs! Beijos!

      Excluir
  9. Miriam, escrevi e já imprimi meu livro, inclusive já com ISBN, chamado Infidelidades.
    Como faço para vendê-lo? São vinte crônicas sobre o assunto, onde tentei sair do lugar comum do tema.
    Não sei se posso, mas coloco aqui a página no Facebook do livro. Se você retirar este comentário por conta disso, eu compreenderei, lógico.
    facebook.com/livroinfidelidades

    ResponderExcluir
  10. Olá, lendo aqui este excelente texto, tão real, tão sincero. Deu até um frio na barriga, será que este mundo é pra mim? Muitos de nós pensamos ao iniciar algo. Seja um novo curso superior, um novo emprego, enfim. Só sabemos, se tentarmos. O meu pensamento agora, é este. Vamos pra cima, vamos investir um pouco, tirar de algum lugar para colocar neste novo projeto. Projeto este que perdurou quase 3 anos, seria uma grande covardia comigo não publicar agora. Conto com a ajuda de cada um aqui... Meus contatos - jorge10jony@hotmail.com
    telefone e whats 61 8299 7447

    ResponderExcluir
  11. Olá, lendo aqui este excelente texto, tão real, tão sincero. Deu até um frio na barriga, será que este mundo é pra mim? Muitos de nós pensamos ao iniciar algo. Seja um novo curso superior, um novo emprego, enfim. Só sabemos, se tentarmos. O meu pensamento agora, é este. Vamos pra cima, vamos investir um pouco, tirar de algum lugar para colocar neste novo projeto. Projeto este que perdurou quase 3 anos, seria uma grande covardia comigo não publicar agora. Conto com a ajuda de cada um aqui... Meus contatos - jorge10jony@hotmail.com
    telefone e whats 61 8299 7447

    ResponderExcluir
  12. Olá Miriam. Sou Calu Oliveira. Escrevi um romance policial, que foi lançado em 5 de junho de 2016 em uma tarde de autógrafo. Fiz 300 livros e vendi apenas 40.Quem leu apreciou.Achei interessante o que li nesta página e me interesso.
    Email: Yokocherry49@gmail.com cel. (51)96898315- watsap

    ResponderExcluir