Seguidores

sábado, 8 de abril de 2017

NOVAS ESTRATÉGIAS PARA VENDER SEU LIVRO


                                                          O BLOG DA CULTURA

                                                                AUTORES E LEITORES








                                      NOVAS ESTRATÉGIAS PARA  VENDER  SEU LIVRO



Não vou dourar a pílula,vender livro,no Brasil ,é difícil.Confesso que me espantei em Turim quando durante o Salão Internacional do Livro ,maio do ano passado,quando cerca de 40 editores europeus queriam uma entrevista comigo e os recebi a todos,no meu stand,descobri que a parceria que me ofereciam  demandava em publicar,no mínimo 45000 exemplares!Uh- lá-lá pensei eu,questo maledetto imbróglio!Bem,impossível satisfazer a todos,saí de lá frustrada  e desanimada.No Brasil  quando um autor vende 300 livros é rei;se vender 1000 vira bestseller.Estou falando de autores iniciantes ou pouco divulgados.É preciso muito marketing para vender acima de 100.000 livros.Muita palestra,muito contato com jornalistas, outdoors nas paredes,uma distribuição ampla em todo o país e o livro presente em todas as livrarias.Chegar a uma 2ª edição é tarefa hercúlea.
Quando um novo autor cheio de sonhos me procura  a primeira pergunta que lhe faço é se conhece ou tem alguma noção do mercado editorial.Depois,quero saber mais sobre ele,sobre o livro e,principalmente,sobre sua profissão.Não ria.É importante.Livro é investimento,gasta-se dinheiro para editá-lo.É necessário saber se o autor tem (ou terá) público.Se o novel escritor é médico,professor,advogado, jornalista, político ou tiver uma profissão que lhe dê acesso ao público certamente venderá os 100 primeiros exemplares do seu livro logo no lançamento ou nos dias subsequentes.
Mas,se tiver família pequena (ou casquinha) ,poucos amigos e não for conhecido,celebridade ou coisa e tal ,com certeza seus livros ficarão um mês na livraria escolhida para o lançamento e depois as caixas irão para debaixo da cama.Dura realidade que quase dez anos de editora e autora me fez perceber.
Eu estou numa boa posição para enxergar as coisas.Sou escritora e editora transito pelos dois mundos.O meu bolso grita e dói quando vou fazer um livro.Por isso minha empatia vai toda para o novo autor.E,por isso, eu lhe mostro as dificuldades da profissão escolhida onde só os bravos têm vez.
Alguns me perguntam: -Você põe nosso livro nas livrarias?
Digo-lhes que não.Poucas livrarias aceitam novos autores;algumas me diziam,ostensivamente,não aceitar livros de autores baianos.Desaforada como sou  ,pergunto:-Nem de Castro Alves?
Sim,porque grandes nomes da literatura baiana não estão nas livrarias e sequer foram um dia editados ou reeditados;pense em Arthur de Sales,pense em Kilkerry, Sosígenes Costa...
Além disso elas cobram cerca de 50% do preço de capa  assim como os distribuidores.O autor sai no prejuízo.
Viu agora porque prefiro alertar e orientar meus autores  ? Não quero destruir sonhos,mas, mostrar um pouco da realidade.
Sempre vendi meus próprios livros;eu os ponho nas livrarias ,eles viajam comigo para as festas literárias ,mas, o grosso das vendas está na internet,boca a boca e na divulgação nos meus blogs.
Devo ressaltar que estou falando aqui das minhas experiências e da minha pequena,embora aguerrida,editora.Faço o que posso,divulgo nas redes sociais,mando e-mails para a vasta gama de leitores que tenho,criei um blog só para divulgar nossos autores,uma página no Amazon,e até coloco alguns nas livrarias que os querem receber.Mas,é tudo...
O resto é com o autor.Por isso vou escrever uma série de artigos  falando das possibilidades da venda dos livros.E, pretendo explicar o porque da minha preferência, hoje, sobre o livro digital,o livro do futuro ,muito mais barato de fazer e de vender.



                 O LIVRO É QUE INTERESSA,O RESTO NÃO TEM PRESSA...


ONDE VENDER SEU LIVRO


PALESTRAS NAS ESCOLAS



FESTAS LITERÁRIAS



FEIRINHAS LITERÁRIAS NAS PRAÇAS



                                                LANÇAMENTOS EM BOAS LIVRARIAS, AQUI,NA LDM




                                                            EVENTOS LITERÁRIOS






                                                               BIENAIS





                                                       BIBLIOTECAS PÚBLICAS




                                                                      SARAUS LITERÁRIOS


                                                     EXPOSIÇÃO PÚBLICA


                                                        ENTREVISTA NAS RÁDIOS E TVs




                                                         ESCOLAS E FACULDADES

                                         SALÕES INTERNACIONAIS DE LIVROS
                                                      AUTOGRAFANDO EM TURIM

VISITAR E OFERECER SEU LIVRO NAS BIBLIOTECAS EUROPÉIAS

                                                              ENFIM
O ESCRITOR NÃO PODE FICAR ASSIM


                TEM QUE VIVER ASSIM..











3 comentários:

  1. Querida Mirian, saudades tuas e das boas conversas. Meu abraço a luta continua, porque não se pode parar. Jô Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Não é fácil, mas você é um exemplo de determinação Miriam.
    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir