Seguidores

Mostrando postagens com marcador acarajé. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador acarajé. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A COMIDA DE IANSÃ



Acarajé, comida ritual da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”.Devido ao Modo de Preparo o prato recebeu esse nome.
O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas,Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos-de-santo.
O acarajé é feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal.
O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa está no ponto, fica com a aparência de espuma. Para fritar, use uma panela funda com bastante azeite-de-dendê ou azeite doce.
Normalmente usam-se duas colheres para fritar, uma colher para pegar a massa e uma colher de pau para moldar os bolinhos. O azeite deve estar bem quente antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.
Esse primeiro acarajé sempre é oferecido a Exu pela primazia que tem no candomblé. Os seguintes são fritos normalmente e ofertados aos orixás para os quais estão sendo feitos.
O acará oferecido ao orixá Iansã diante do seu Igba orixá é feito num tamanho de um prato de sobremesa na forma arredondada e ornado com nove ou sete camarões defumados, confirmando sua ligação com os odu odi e ossá no jogo do merindilogun, cercado de nove pequenos acarás, simbolizando "mensan orum" nove Planetas. (Orum-Aye, José Benistes).
.

Fonte:Manoel Quirino

domingo, 27 de setembro de 2009

COMIDA DE SANTO


HOJE É O DIA DOS SANTOS GÊMEOS,DIA DE COMER CARURÚ.DESDE CEDO,AS DONAS DE CASA ALVORAÇADAS,CORTANDO OS QUIABOS,TRITURANDO AS CASTANHAS,AMENDOINS,CEBOLAS,GENGIBRE,CAMARÕES SECOS,TUDO PARA FAZER A COMIDA AO GOSTO DOS IBEJIS.DEPOIS DE TRITURADONO PROCESSADOR OU LIQUIDIFICADOR,JUNTA-SE O QUIABO CORTADINHO BEM MIÚDO E PÕE-SE UM POUCO DO AZEITE;NÃO SE COLOCA ÁGUA;QUIABOS,TEMPEROS E AZEITE POSTOS NAS PANELAS,MEXE-SE CONSTANTEMENTE PARA NÃO PEGAR E VAI-SE ACRESCENTANDO O AZEITE,QUANDO NECESSARIO.NÃO ESQUECER O SAL.PRONTO O CARURÚ,ARRUMA-SE A MESA;CARURÚ,VATAPÁ,EFÓ,ARROZ DE HAUÇÁ,CANA CORTADINHA,FAROFIA DE AZEITE,ABARÁ,ACARAJÉ,PIPOCA BRANCA,FEIJÃO FRADINHO,BANANA FRITA,COCADA PUXA,O BANQUETE DO SANTO.A BEBIDA DE COSME É O ALUÁ DE ABACAXI,FEITO COM A INFUSÃO DAS FOLHAS DA FRUTA,DEPOIS DE BEM LAVADAS E MACERANDO DE UM DIA PARA O OUTRO. DEPOIS É SÓ DEGUSTAR ESSAS MARAVILHAS,MAS,PRIMEIRO QUE TUDO,DEVE-SE ALIMENTAR OS MENINOS:COLOCA-SE UMA PORÇÃO DE CADA IGUARIA NIMA "QUARTINHA"DE BARRO E AGRADECE OS BENEFICIOS RECEBIDOS E/OU PEDE-SE OUTROS.DEIXA A COMIDA POR TRES DIAS,DEPOIS RECOLHE-SE A QUARTINHA E JOGA-SE NUM MATINHO VERDE. PODE-SE OFERECER A COMIDA DOS SANTOS TODOS OS MESES DO ANO,EXCETO NOVEMBRO,MES DOS EGUNS. E VIVA AS TRADIÇÕES,PRINCIPALMENTE,AS GOSTOSAS!