Seguidores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BRAVURA INDÔMITA (TRUE GRIT)


Confesso que fiquei ansiosa para ver esse  filme.Porque era uma refilmagem de um bem antigo com John Wayne,o xerifão americano que a minha geração tanto amou ,e depois, por ser  dirigido pelos irmãos Coem,Ethan e Joel,o que de melhor existe na Hollywood de hoje.
Fui e não me arrependi.
Tive ensejo de assistir a uma das cenas mais belas,mais poéticas de toda a história do cinema:sob o céu estrelado  e indiferente do Velho Oeste,um velho  carrega uma mocinha tentando salvar-lhe a vida.Num dado momento,tropeça,fracassa e exclama:-I’am old!
-Estou velho;nessas poucas palavras um velado desespero que penetra nos seus ossos,espectador.Juro que quis levantar da cadeira para ajudá-lo.
Neste momento o filme cresce em beleza e vira ele próprio  numa beleza indômita,como seus personagens.
Jeff Bridges não é John Wayne,mas,está brilhante no papel do bêbado ,valente e sagaz  federal deste condado de Yell, Rooster Cogburn,escolhido pela adolescente  corajosa e esperta  para perseguir em território índio,o assassino do seu pai.
Os diálogos são quase fieis ao livro de Charles  Portis ,que deu origem ao filme e são magistrais.Reproduzem o linguajar curioso do Oeste nos idos de 1880.
O filme se reduz a três personagens principais: a menina Mattie (Hailee Steinfeld),que busca por justiç,.o federal Rooster Cogburn, (Jeff Bridges) que é contratado   para ajudá-la e o Texas ranger LaBoeuf (Matt Damon) que procura o assassino por outros motivos.
Nenhum tipo de afeição ou cumplicidade move os personagens, tão diferentes entre si;mas,com a convivência instala-se entre eles um profundo respeito que gera uma terna afeição que os acompanhará durante toda a vida, embora  nunca mais tivessem se encontrado.Isso porque são gêmeos no espírito,três pragmáticos,três idealistas que não se conformam que o errado 
esteja certo,obcecados pela justa distribuição do direito e da justiça.
Texto de Miriam Sales
Leia mais: O Cisne Negro 




PALAVRA DO LEITOR


28/02/11 09:57 - Amanda Cardoso Figueiras

Bom Dia Sra Miriam... Tudo Bem?

Apesar de nova, gosto de filmes deste tipo e cresci admirando Clint
Eastwood com seus filmes de Faroeste pq meu pai também sempre gostou.

Fui assistir a este filme no último sábado(antes de ontem)e confesso
que apesar de esperar por algo mais cômico já que não havia me
informado sobre ele, gostei muito!
Acho que hoje em dia não fazem bons filmes de faroeste, porque
transformaram este tipo de filme em comédias, motivo pelo qual eu
esperava um outro tipo de trama.

Adorei a ironia ímplicita na maneira como a menina agia, e o heroismo
"natural" dos atores não por terem qualquer poder sobrenatural, mas
por eles mesmos serem corajosos!

A reconstrução da linguagem de época também é bem legal, e o filme
acaba rendendo umas risadas pelo "topete" da menina. Rs..

Abraços e uma ótima Segunda-Feira!






3 comentários:

  1. Eu fui assistir. Quando vi o trailer marquei o nome para assistir apesar de hojem em dia não ser mais fã de filmes de faroeste.
    Considerei-o excelente. prende a atenção doinício ao fim e me surpreendi, um pouco, com o seu final.
    A frase que vc citou realmente foi um dos simples e belos momentos da trama.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pensando em família,o nome q/ vc usa já é uma referencia.Fico feliz de tê-lo(a) como leitor(a).
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Lí sobre o filme,planejei assistir mas não fui.
    Depois do seu comentário, ai de mim se não for!
    Falar em comentário, li sua resposta a pensandoemfamilia. Pois, pensando em família, criei um blog (simples) para falar da minha família. Gostaria que me fizesse uma visita:>http://dacadeirinhadearruar.blogspot.com
    Beijo!

    ResponderExcluir