Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

OUTUBRO

             
Outubro terá algum sentido? Seu nome significa o quê?
Nos tempos de D. João Corno o oito era pronunciado como outo assim como coito pronunciava-se como couto o que torna as pessoas que portam esse sobrenome bem ativas sexualmente ou pelo menos,deveriam ser.
O certo é que Outubro não vem de santos,imperadores , ou de colheitas ou de outra coisa qualquer.
Também não é o oitavo mês do ano e sim, o décimo,vejam que complicação danada,coitado , além de estar no mês errado ainda  é desprovido de  títulos ou patronos importantes,igual a “quase” todos nós.
Vá lá se saber porque se  chama Outubro e  não dezubro ou mesmo dezembro que é o mês doze.
O que o salva são as datas importantes como o 12 de outubro,dia da descoberta da América por Colombo ,outro erro desgraçado,pois,Colombo descobriu e Américo Vespúcio,ganhou as loas,enquanto o verdadeiro descobridor teve que se conformar com a Colômbia,das Farc e das prometidas bases militares americanas inconveniente  instaladas.
Nem se deram conta que além de descobrir a América ,nosso Cristóvão  foi o único que conseguiu pôr o ovo de pé.Ô gente ingrata!
Nesta data festeja-se ,também,o Dia das Crianças,terror das avós que têm que comprar presentes,não bastasse o Natal,já próximo,valha-nos Deus.Também é o Dia de Nossa Senhora Aparecida,Padroeira do Brasil,que vem nos apadrinhando com muita competência,nos livrando das crises européias e do malamém. 
Hoje,entretanto,4, festeja-se São Francisco de Assis e ,por causa disso,é o dia  em que se homenageia  também os animais que o “povarello di Asissi” tanto amava e se compadecia da sua sorte.
No dia 23 o Sol entra em Escorpião,por isso muito cuidado  ao meter a mão em lugares úmidos para não ser mordido por esses repelentes bichinhos que não sei para que servem;além de feios de doer ainda picam a gente.

Vou parar por aqui porque meu horóscopo no qual acredito piamente  recomenda que eu tenha cuidado com as palavras- logo eu,a da palavra escrachada -  e com as opiniões que quando mal ditas podem se tornar malditas.
E eu que amanheci o dia disposta a xingar o Governador da Bahia que nos sacaneou instituindo o horário de verão,resolvi não fazê-lo,pois,para que mexer com quem”tá  queto”,como se diz aqui  na Bahia?
Principalmente se o”queto”  “otoridade”?
‘Tou certa ou não ‘tou?


P.S:Esqueci de dizer que é ,também,o mês das bruxas,mas,isso merece outra conversa.




PARA VOCÊ QUE ADOOORA CONFORTO:









A cadeira de balanço da foto acima, denominada Murakami, é uma invenção do designer americano Rochus Jacob. Em seu site/portfólio ele comenta que estava em busca de formas de se gerar energia a partir de atividades que fazemos naturalmente, no dia a dia.
O resultado, como podemos ver, é uma cadeira de balanço que, a partir do seu movimento natural, gera energia para abastecer uma luminária equipada com a mais nova tecnologia de iluminação OLED, muito econômica e eficiente. Para produzir suprir o consumo e manter um visual clean e atrativo, foi preciso instalar uma tecnologia de nano dinamo nos “pés” da cadeira.
http://atitudeco.com.br/



10 comentários:

  1. D. João Corno é ótimo! E que venha novembro, que também não é o nono e sim o décimo primeiro; que doideira de calendário gregoriano, que mais parace feito por um bebum. rsrs. Abração, Miriam! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. E quem pode garantir q/ n/ era?
    Esses monges adoravam um vinho... bjks

    ResponderExcluir
  3. Sou fã dos teus contos porque além de bem escritos, trazem pitadas de humor elegante. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Amiga que delicia ler tuas crônicas me diverti muito com o estudo que você fez sobre o pobre outubro, coitado, deste jeito vai precisar de analista, rsrsrs..... mas e a cadeira de balanço, ah com certeza ainda vou ter uma, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Miriam, tudo culpa dos romanos, de a.C.Só eram dez meses. Os 6 primeiros, homenageavam entidades (imperadores e tais), os 4 últimos,em
    números, sete, oito, nove, dez. Vá se entender, as mudanças!Sempre foi e sempre será assim.
    Gosto da sua irreverência, do seu escracho.
    Adorei a cadeira, mais ainda do "pau iluminado",queria uma igual, agora.
    Vir aqui, é sair descontraída, leve...

    Um xero, baiana boa!
    Lúcia

    ResponderExcluir
  6. Miriam, parabéns pelo seu trabalho. Gostei do humor presente nos seus textos. Com ele você tira a aridez de certos assuntos. Convido-a para também conhecer um pouco dos meus causos em http://tabui.blogspot.com/ .

    ResponderExcluir
  7. Tunin,eu acredito na terapia do riso. bjks

    ResponderExcluir
  8. E será uma conquista merecida p/ uma mulher de luta. bjs

    ResponderExcluir
  9. Fiz uma adorável viagem até o Tabui e quase me pego assistindo a queda do trem.rss
    Adorei e vou empreender sempre essa viagem. Abç

    ResponderExcluir