Seguidores

quinta-feira, 10 de julho de 2014

OS CAMINHOS DA LITERATURA




JULHO/14



OS CAMINHOS DA LITERATURA
A Cultura como nós a conhecemos está mudando e,como a Literatura é uma parte muito importante da cultura e porque esse assunto,particularmente nos interessa como escritores e leitores,vamos conversar um pouco sobre essas mudanças que nos assustam um pouco,como aliás,tudo o que é novo.”É preciso que tudo mude para que fique como está”,diz o Lampedusa,mas,no caso das Artes esse conceito está longe de ser verdadeiro.As mudanças são flagrantes e nada está como foi ou deveria ser.
Comecemos pelo pouco valor da palavra,substituída pela imagem ou pela música.Escreve-se muito,mas,pouco se lê e o audiovisual se sobrepõe á palavra escrita,ao pensamento perene ou a sabedoria transmitida pelas gerações passadas.
A cultura livresca ,como dizia T.S.Elliot,no seu ensaio,vai perdendo força e vitalidade onde as humanidades clássicas estão perdendo espaço ,existindo apenas nos meios intelectuais onde se reverencia a alta – cultura.
O que se nos apresenta  no lugar da alta – cultura é  a banalização e a frivolidade  e,no campo informativo um jornalismo irresponsável,voltado ao escândalo e aos mexericos,onde denúncias não comprovadas ou calúnias arrastam um nome honrado á lama sem que  haja punição ou,ao menos,retratação.
Os adeptos da cultura de massa ou contra – cultura  criticam o nosso elitismo e a nossa exigência de ,pelo menos ,quem escreve ou poetiza ,deve saber escrever e poetar,afim de não agredir os nossos olhos e o nosso pensamento ,com trabalhos literários inexpressivos e imediatistas – não duram uma geração –pagos com muito suor por pseudos autores a editores que ganham para publicá-los,eles ,mesmos,uns vendilhões do templo literário,á espera de um Nazareno que os expulse do mercado.
A diferença entre os escritores do passado e os de hoje é que aqueles pretendiam transcender o tempo presente, durar para sempre como bem diz Vargas Llosa  e educar gerações, ao passo que o produto livro,nos dias atuais é fabricado  para ser rapidamente consumido  e logo  digerido   para desaparecer como pipocas ou biscoitos,continua Llosa.
Dante,Shakespeare,Faulkner,Mann,Kafka,Joyce   escreviam obras que “derrotavam a morte”e  fascinaram várias gerações .
Ao contrário dos livros de hoje  que,como as telenovelas e os shows são feitos para durar,apenas,o tempo da apresentação,para dar lugar a outros produtos novos e de má qualidade como esses.
Ao capitalismo e seu subordinado,o Mercado,o que interessa é o sucesso comercial da obra e a diferença entre valor e preço  quase que se apagou,pois,tem valor aquilo que é vendido ,é ruim o produto bom ,mas,que não tem público ,pois,lhe falta publicidade maciça e é produzida para um público imbecilizado,pouco lúcido e menos ainda educado para entender as sutilezas do pensamento humano ,na sua essência.Gente condicionada ao mercado e á publicidade como os cãezinhos de Pavlov.
Livros descartáveis que aparecem e logo desaparecem como seus autores.Como disse uma jovem autora a um escritor famoso: -Estou aqui para vender livros e ficar rica.(!)
Muitos veem tudo isso com alegria pois acham que a cultura Mainstream está muito mais democratizada,levando a vida cultural a  aqueles que antes não tinham acesso ,pois,a elite monopolizava a  cultura,tornando – a por demais aristocrática.
Tudo isso é muito nobre,mas,a cultura como a conhecemos está desaparecendo e o que restou foi apenas não um leitor consciente,mas, um consumidor de ilusões. 
Vide :
T.S.Elliot:Notas Para Uma Definição de Cultura
Steiner:O Castelo de Barba Azul: Algumas Notas para a Redefinição da Cultura
Debord:La Socièté Du Spectacle
Vargas LLosa:A civilização do Espetáculo


                              LANÇAMENTO


BECO DAS PALAVRAS ,EDIÇÃO Nº 1,JUNHO/14

                             www.msor2014.com(site)                             
revistaliterariabeco das palavras.blogspot.com                            




                                                            APRESENTAÇÃO
E
stamos vivendo um período que já dura algum tempo em que nosso país está se tornando monotemático.Em todos os lugares e a todo momento ,seja publicado ou falado ,o tema é sempre violência,corrupção,política suja e futebol.Nossos jornais impressos ou virtuais parecem “bancos de sangue encadernados” como canta  Tom Zé na sua música magistral
Pois bem,esta será uma revista diferente,feita para as pessoas que não  tratam apenas desses assuntos e que estão abertas a diversas informações ,sobretudo as  referentes a  cultura e literatura,sejam como autores ou leitores,ou ambos,pois,somos democráticos .Nos propomos a instruir,educar e divertir,abrindo novos horizontes e fugindo dos temas incômodos e corriqueiros.Traremos entrevistas ,proporemos debates sobre assuntos pertinentes á sociedade,mostraremos livros interessantes,matérias bem humoradas sobre  o mundo mágico dos livros e seus autores .
Nossa proposta é a de uma revista informativa,que publique textos e poemas de  autores renomados e de novos talentos  que venham     enriquecer nosso horizonte literário com sua prosa rica de sentimento  e emoção.. ,Entrevistas, notícias literárias,como eventos e lançamentos,comentários, resenhas,literatura infanto - juvenil,com alcance internacional, atingindo um público eclético e diversificado.  
Nele,daremos dicas de distribuidores,livrarias parceiras e festas literárias,como as Feiras, Bienais e eventos internacionais . 
Esta revista virtual,dedicada a todos que leem e escrevem,começa na sua fase experimental ,num blog, mas,se  tiver sucesso,como esperamos,passará a ter um site próprio e uma possível impressão.
Convidados estão autores e leitores a participar destas edições quinzenais ,seja com artigos,poemas, vídeos, propostas,ilustrações e sugestões.Criaremos uma vitrina aberta ao mundo  ,onde gratuitamente,enquanto blog,todos poderão mostrar seus trabalhos,  após serem selecionados com toda atenção e lisura..
Abrimos a cortina do futuro  neste palco literário.
Entrem e abanquem-se!




                                                         NOSSOS COLABORADORES

Fernando  Pessoa,José Lins do Rego,João do Rio,Elizabeth Barrett Browing,Théofile Gauthier,Mário Quintana, Florbela Espanca,Vinicius de Morais, Antonio  Callado,Cezar Ubaldo,Taís Martins,Mogg Mester,Wesley Cortez.


                                                              NOSSAS  PÁGINAS                                                              

LETRAS GRAÚDAS
CANTINHO DA POESIA
PECADOS DA LÍNGUA
LITERATURA INFANTIL
FORME SUA BIBLIOTECA
APRESENTANDO O ESCRITOR
NOTÍCIAS E NOVIDADES
EVENTOS LITERÁRIOE ARTÍSTICOS
...E,MAIS:MÚSICA,VÍDEOS,ENTREVISTAS  ETC
PÁGINA DE HUMOR



                          COMENTÁRIOS DOS LEITORES                                      




09.07.2014 23.55 | Toninho | Ver página | atreis@gmail.com
Beleza Miriam, voce sempre na frente na busca do melhor espaço para as palavras.
Um abração amiga.
Bju

09.07.2014 21.24 | Edison Corrêa | Ver página | dinho.goatp2@gmail.com
Boa noite, Miriam !
Fiquei muito contente com o sucesso alcançado em sua viagem.
Parabéns e sucessos constantes !
É com prazer que vejo a iniciativa de " Beco de Palavras ".
Abraços Cariocas ..
08.07.2014 10.00 | A Roberto S Silva (Tunin) | Ver página | betoquim51@gmail.com
Parabéns, Mirian, por mais esse projeto vivo e real!
Abração,
Tunin.
08.07.2014 08.53 | Cezar Ubaldo | Ver página | cezarletrasdeubaldo@yahoo.com.br
Prezada Míriam,parabéns.Inovando sempre para o bem de nossa literatura.Abraço,querida.
08.07.2014 07.53 | Aydano Roriz | Ver página | aydano@aydano.com
Estimada Miriam,
Parabéns por mais essa iniciativa.
Beijinhos d'além-mar,
Aydano
07.07.2014 13.41 | Maria Bernadete da Silva Barbosa | Ver página | berninha11@otmail.com

Aguardando com muita expectativa de não apenas ler, mas, e sobretudo, de "degustar" todos os sabores escritos para diferentes paladares.

5/7- Clarissa Macedo,via Facebook
Bacana demais, Miriam. Mandarei também, e divulgarei por aqui. Abração!









Nenhum comentário:

Postar um comentário