Seguidores

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A BANALIDADE DO MAL



Aproveitei o título deste magnífico livro da filósofa judia Hannah Arendt para expor meus pensamentos acerca do racismo,um dos três filhos de Leviatã e um dos mais obscuros sentimentos que podem brotar do ser humano.

Juntamente com seus irmãos malditos,o imperialismo e o niilismo,o racismo divide povos,causa guerra destrutivas e,muitas vezes,como um Júpiter raivoso,volta-se contra seus próprios filhos.Como vemos agora desencadeando-se na Internet,contra os nordestinos,resultado de uma campanha política baseada no ódio aos “diferentes”,capaz até de nos levar a uma guerra civil.Essa campanha parte de um segmento da classe média baixa,aquela que não enriqueceu e,frustrada nos seus objetivos tem raiva dos pobres e do migrante.Teme que as atuais políticas públicas para o Nordeste lhes tire os privilégios que consideram direitos adquiridos.Assim,chamam o “bolsa família de bolsa 171”.Essas considerações são comuns aos novos ricos,aqueles que ascenderam social,mas,não culturalmente e que não admitem mais gente ascendendo à classe média,mais gente forçando os portões desse clubinho fechado,privilégio de poucos.Assim, temerosos,diminuem os outros para validarem sua importância.

Segundo o antropólogo Roberto Albergaria ,”o imaginário popular acha que o Sul e o Sudeste representam a industrialização;o Norte,a natureza e o Nordeste a miséria,a ignorância e o analfabetismo.”Ignoram que foi este último que criou a adorável cultura do Nordeste;”por não saber se expressar de modo acadêmico,o nordestino criou um linguajar próprio,uma cultura oral,corporal e gestual,que é um tesouro e não existe no Sul.”

O racismo e seu descendente – o preconceito – contra os nordestinos vem de longa data;já dura quase duzentos anos e começou logo após a abolição da escravatura quando levas de imigrantes estrangeiros ,colonos fugidos de suas terras empobrecidas que os não podia sustentar,aqui chegaram em navios malcheirosos e imundos,tentando “fazer a vida” neste paraíso chamado Brasil.

Por um motivo climático preferiram ficar nos países do Sul e Sudeste.

Ai,com trabalho e determinação construíram um invejável patrimônio e mudaram a cara do país;queriam ganhar dinheiro,o ter acima do ser,diferente dos povos do Nordeste,cuja filosofia de vida era a busca da felicidade,que para nós,consiste num trabalho constante,mas,não ,escravo e nosso conceito de bem – estar significa a paz consigo mesmo,apreciar um pôr do sol ,que é de graça,afogar as mágoas no Carnaval,música,sol e cerveja.

Brasileiros de descendência portuguesa,mesclado com os negros que ajudaram a formar esta nação,sem quase nenhuma influencia estrangeira,incomodava os recém-chegados que queriam impor à terra que gentilmente os recebeu,seus costumes e valores.

De meros imigrantes ,graças ao poder do dinheiro que aqui conquistaram,passaram a donos da terra.Esses valores e essas idéias de predomínio da raça ariana,legaram a seus descendentes,alguns como aquela infeliz personagem do twitter,beberam o leite materno,misturado com ódio aos “diferentes.”

Meu desespero contra a vitória da tucanada era por causa disto;estava vendo nosso país à beira de uma guerra civil.

Os acontecimentos subseqüentes provaram que eu estava certa.

Nosso povo nordestino recebe ,de braços abertos,qualquer brasileiro,porque sabe que todos são irmãos.Nosso clima,nosso sol,nosso mar azul,nosso conceito de felicidade ,nos torna indivíduos abertos a novos credos políticos ou religiosos,a novos valores,que respeitamos,á concórdia e a conciliação.

“Deixa a vida de Quelé” é nosso lema.

Tempos bicudos fazem crescer o racismo e o preconceito,pois,ambos brotam da insegurança,da inveja e do medo de perder poder e influência;foi assim na Alemanha pós-guerra quando a burguesia empobrecida ajudou a criar e solidificar o nazismo;é assim na África,berço de todas as raças,mas,que sofre sobre a bota do colonizador e nunca se encontrou como nação. A França,país da liberdade.igualdade e fraternidade,começou um expurgo de estrangeiros,receosa do domínio mulçumano no seu meio,pois,eles são superiores em número e podem fazer nossa civilização ocidental branca simplesmente desaparecer num curto período de vinte anos.

Voltando ao Brasil,cabe -nos combater esse preconceito.Somos um grande povo e uma grande nação.E é justamente deste cadinho de raças que formaram o povo brasileiro que brotou este poderoso país de fortes e bravos.


PALAVRA DO LEITOR:

06/11/2010 01:31 - Luconi


Querida amiga quero te agradecer a visita e comentário tão carinhoso, agora estou com você, todo tipo de preconceito deve ser banido, a igualdade entre todos com certeza é o que deve imperar, parabéns pelo teu grito de revolta a ele eu me uno, beijos Luconi

Para o texto: CONTRA O RACISMO! (T2594511)

Responder
Apagar
Bloquear05/11/2010 15:07 - Dante Marcucci

Estou contigo, sem duvidas! Os "racistas" deveriam sem banidos da terra, onde não ha lugar para atitudes cretinas como esses preconceitos. Parabens pela iniciativa. Um beijo (perdoe não estar comentando...mas não te esqueci...é aperto mesmo)

Para o texto: CONTRA O RACISMO! (T2594511)

04/11/2010 21:24 - Alzira Camillo *

EH! VC É FILHA DE DEUS E EXCELENTE EM TUDO QUE FAZ...QUANDO TIVER DEPRIMIDA LEIA AS ESCRITURAS OU MELHOR A BIBLIA E VERÁS QUE FICARÁS FELIZ.JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.COLOQUE-O EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA MARAVILHOSA VIDA....

Para o Livro de Visitas

03/11/2010 16:27 - layane castro ,estudante*


gostei muito do texto, ele é uma das formas de mostrar para as pessoas que todo mundo é igual, o racismo nada mais é do que uma falta de carater e consciencia.Não existe raça negra... existe raça humana!nao sou negra, mais sou um ser humano.

CEZARUBALDO CEZAR´poeta baiano 15:29 (2 horas atrás)
Caríssima,Miriam,que bom poder estar próximodos seupensar,que bom poder contar com a leitura dos seus textos tão organizado literariamente e tão grandiosos no sentido social,a partir de uma denúncia recheiada de sabedoria.Que pena que os sudestinos e sulistas não saibam nada da grandiosidade de nós,nordestinos,que servimos,históricamente,como base para o alanvacamento do progresso desse gigante chamado Brasil.Todos nós,com o ardor nordestino,com a competência técnica e com o compromisso social e politico que temos,vamos mostrar,através do nosso conhecimento cientifi,do nosso amor por esssas terras,que somos importantes para o Brasil,sim,sem alijarmos ou tentarmos ridicularizar os nossos irmãos de outras regiões.Vamos usar a rede para mostrarmos a excelência que é o nordeste,que produz a fina flor da musica,do teatro,da arquitetura,da engenharia(vide século 19 em que engenheiro baiano vai para o sul construir importantes pontes em Santa catarina e outras cidades),aí,a demonstração da genialidade nordestina,dsa medicina,dos esportes,da literatura,enfim,a cada ano,a cada década,mostramos porque o nordestino,ou o sertanejo é um forte.Viva Miriam Sales,escritora brasileira de mão cheia.Beijos,amada.




Comentário de José Safrany Filho 9 horas atrás
Parabéns, Miriam S. Oliveira, belo artigo para deixar bem estabelecido o que é viver em harmonia, civilizadamente, respeitando os diferentes! Aqui, no Brasil, temos, praticamente, gente de todos os quadrantes, culturas, línguas e costumes diferentes, além de nossos irmãos de outros estados, que só colorem positiva e alegremente este amplo caleidoscópio humano. Enquanto isso, os ditos branquelos de ideologia direitista, para dizer o mínimo, estão cheios de xenofobia, racismo e preconceitos, além de terem promovido e promovem, ainda, em muitos lugares a discórdia e as guerras, com suas crias e aliados na parte norte de nosso Continente.

Temos que evitar e banir esse espírito que tentam nos impingir via demo-tucanos e aliados!
Viva a concórdia, a solidariedade e a alegria desse nosso Brasil irmanado com nossos irmãos latinoamericanos, caribenhos e todos os que nos respeitam, como nós a eles!!! . Comentário de Miriam de Sales Oliveira agora mesmo





8 comentários:

  1. Um certo vazio de ideiais está sendo ocupado pela busca da felicidade através apenas do conforto material e as relações subjetivas estão entrando perigosamente na seara da competição, do vale tudo, do salve-se quem puder. Eu, sinceramente, tenho receio de se estabelecer e se disseminar algum fundamentalismo religioso ou político de direita nos próximos tempos. O caldo de cultura que está sendo preparado por esse vácuo indica isso. Perfeitíssima a sua análise, minha doce amiga! Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Querida Miriam, parabéns. Muitos brasileiros, especialmente do sul e sudeste, necessitam ler este artigo, conhecer tudo que o nordeste oferece. O povo nordestino é um povo acolhedor, recebe todos com carinho e amor. Assim que deve ser.

    A autora principal da discriminação (da última semana) merece uma punição e um convite para conhecer "a nossa terra". O que acha?

    Já recebi muitos jovens em minha casa, tanto daqui do Brasil quanto do exterior. Chegam de um jeito e saem com outra visão (encantados). Bom dia "minha linda".

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Cacá,esse era meio receio com o resultado das eleições;já pressentia essa dualidade do mal,essa divisão de castas entre brasileiros,essa dicotomia entre dois brasis.
    Passa lá no RL e leia o "Comente,amigo,Comente.Vc está lá e eu continuo desesperadamente a busca por uma certa resenha feita pelo maior e mais querido escritor mineiro.
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Querida Marina,vc está coberta de razão.Essa moça deveria receber como punição uma visita à nossa Bahia.No twitter,alguns recomendam um psiquiatra prá ela;que nada,meu rei,eu diria,Quem vive aqui n/ precisa de psiquiatra.Basta banho de mar ,água de coco e balada. bjs

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião Miriam, o preconceito, a discriminação e o racismo estão sendo estimulados oficialmente no Brasil. O que deveria ser uma luta, baseada em justas reivindicações, principalmente com relação aos negros, está criando um verdadeiro apartheid neste país. A começar por uma tal Secretaria da Promoção da Igualdade Racial. Que além de ser racista na sua origem, é ocupada sempre por um negro. Se era para promover a igualdade, porque sempre um negro na direção? Igualdade racial? Existe mais de uma raça onde está inserida o gênero humano? A ultima, destes formadores de guetos, foi censurar uma obra classica de Monteiro Lobato, que dentro do seu contexto histórico se referia à Tia Anastácia, do Sitio do Picapau Amarelo como "macaca de carvão". O livro foi simples e absurdamente retirado das indicações do MEC. Minha amiga, voce sabe a minha opinião a respeito do Bolsa Familia, que não beneficia apenas nordestinos, mas cerca de um terço de brasileiros. Ninguém pode contestar que o Programa, que não foi criado por Lulla como apregoa o marketing oficial, é uma forma acertada de distribuição de renda, se não tivesse sido transformada em uma industria de votos, sem critérios de distribuição. Talvez voce não saiba, mas o cartão atual do programa, com a logomarca do petismo de Lulla, foi criado em substituição ao antigo, ao custo de R$38 milhões. Pode parecer pouco. Talvez seja, mas representa o cabresto do governo num programa que usa a fome no mesmo estilo dos coroneis de antigamente. Só que agora com chancela oficial. Claro que isso não justifica preconceito com seus beneficiários. Mas a falta de critério na concessão deste benefício, está transformando o Brasil num país de ociosos, oportunistas e aproveitadores. Tanto do lado de quem fornece, quanto do lado de quem recebe a tal Bolsa. Se houvesse um pente fino no programa, te garanto que a metade perderia o beneficio. E o Lulla não teria sido reeleito nem eleito a Dilma. Parabéns pelo reflexivo texto. Um beijo, um axé e um excelente dia.

    ResponderExcluir
  6. Querido Eury,comentário,recebido,lido e compreendido.Te conheço e sei q/ vc é a pessoa menos preconceituosa q/ conheço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ainda é difícil, para mim, acreditar que o Brasil, miscelânia de costumes, etnias, influências que culminam em uma cultura tão rica (E tão pouco desfrutada pelo povo brasileiro), encarne com tanta naturalidade o papel do preconceituoso. É tão grande a hipocrisia!
    Pessoas que se dizem tão cultas, que "sustentam a preguiça dos nordestinos", como foi dito em alguns tweets por aí, esquecem-se da origem primordial do Brasil. Um país nascido no calor abrasador do nordeste, construído pelas mãos calejadas de nossos trabalhadores.
    Triste perceber que a cada dia os filhos deste solo envergonham ainda mais a pátria amada.

    Um texto forte, como todo nordestino. Parabéns.


    Vistite meu blog! http://ccaleidoscopicoo.blogspot.com/

    ResponderExcluir