Seguidores

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O MURO DE BERLIM

A QUEDA
“...QUE SE CONSTRUAM PONTES,NÃO MUROS!
Nesta data,9 de novembro de 1989 caía um dos símbolos de opressão mais emblemáticos do mundo:O muro de Berlim.
Derrotada na guerra,a outrora poderosa Alemanha,ferida no seu orgulho,viu-se dividida pelos vencedores;virou butim de guerra.
De um lado,a Rússia Soviética,(RDA)comunista e ditatorial e do outro as Forças Aliadas, Estados Unidos e Inglaterra (RFA)paradigmas da democracia ,do Capitalismo e da livre iniciativa.
Cidade dividida em duas,os alemães não estavam gostando de viver sob o tacão do Soviet Supremo;depois de um dos mais terríveis conflitos do século,o povo queria alegria,reconstituir sua vida com paz e liberdade.
O sistema comunista,com restrições à liberdade,ao direito de propriedade que ficava nas mãos do Estado,o totalitarismo antipático das ditaduras não agradava ao povo que fugia desatinado para o lado Ocidental.
Correndo risco de ficar falando sozinho, os soviéticos resolveram construir um muro que impedisse as pessoas de passar para o lado das liberdades,da livre iniciativa ,do pluripartidarismo e da democracia.Era o dia 13 de agosto de 1961.Tinha 66.5 km de gradeamento metálico,302 torres de observação,127 redes metálicas eletrificadas com alarmes e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.
Quem esboçasse qualquer gesto de fuga seria sumariamente fuzilado.Pelo menos 80 pessoas foram oficialmente mortas,112 feridas e milhares aprisionadas tentando atravessar para a liberdade.
Famílias ficaram separadas,sem nenhum contato,sem ao menos saberem se os seus entes queridos estavam vivos ou mortos.
Muitos perderam a vida tentando pular o muro da Vergonha.O símbolo da Intolerância e da Repressão ao maior direito do homem,o direito de escolha.
Tolerância e liberdade são sinônimos porque a Tolerân
cia é o reconhecimento e o respeito da liberdade em todas as suas formas.
Mas,o muro sólido,real,concretamente presente que separava um país não era o único;era apenas o único visível,palpável,sangrento;o mundo estava dividido também por um muro invisível,de um lado,o capitalismo, do outro,o Socialismo,no meio a Guerra Fria,a luta pelo Poder.
O muro foi destruído no dia 9 de novembro de 1989,quando finalmente as duas Alemanhas foram reunificadas, e o mundo dividido em dois blocos passou à História;uma triste página de opressão e ganância de poder que não precisariam ter sido escritas.
Muitos historiadores apontam esse momento como o fim da Guerra Fria;dois anos depois houve o esfacelamento do bloco Soviético.
Hoje,Berlim festejará com uma grande festa ,os 20 anos da queda do muro;um dominó gigantesco,decorado por crianças do mundo inteiro será derrubado,simbolizando o final de uma época que a gente preferiria não ter vivido.
Marcado no chão,como uma lembrança indelével,o contorno do muro.
Quem sabe,um dia,os homens aprendam a construir pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário