Seguidores

sábado, 14 de novembro de 2009

A LENDA DO ARCO-ÍRIS

A lenda do Arco-Íris
Mitologia árabe)
Em nome de Allah, clemente e misericordioso...
No principio dos tempos tudo era branco. Os mares,os desertos áridos,as montanhas imensas,o céu infinito,tudo.Nestes tempos tão remotos,que nem habitam mais a memória dos homens,só o arco-íris tinha permissão de Allah para ser colorido.E quando ele aureolava o céu,mostrava aos mortais a sua beleza incomparável.Todos se quedavam embasbacados.Mas,havia uma coisa muito estranha.O arco-íris tinha uma sombra.Uma sombra colorida,belíssima,estonteante,formada por dezenas de cores visíveis e invisíveis.Roxo,alaranjado,amarelo,verde,azul,anil,violeta.Era como um abraço de luz circundando a Terra.
Um djin bondoso chamado Sete-Luzes,com pena dos homens pediu ao Onipotente que lhe desse de presente a sombra do arco-íris,aquela magnífica sombra tecida de luz e caprichosas cores.
E Allah,na sua bondade e misericórdia,deu-lhe a sombra cobiçada.
Louco de felicidade, Sete-Luzes apanhou a sombra e começou a tirar suas cores e esparzi-las pelo mundo.Como um pintor febril,coloriu a sua tela,enchendo-a de vida e claridade e cor.O djin apanhou um pouco do azul que atirou para o firmamento e o céu se transformou num véu de pura safira;cobriu de verde as florestas,desde o tom claríssimo até o verde profundo das matas virgens;com o azul tingiu as montanhas mais altas e distantes e com o cinza ,criou o mar tempestuoso.
Em dias calmos o mar recebeu as nuances de verdazul que o torna único.
As flores resplandeceram de luz, afogadas no ouro do amarelo,no rosa suave,o calmo lilás,o vermelho radioso das rosas perfumadas.Todas as crianças do mundo sorriam e batiam palmas.
Por toda parte o gênio espalhava a luz e embelezava as coisas; porque,na beleza reside o Eterno.E tudo isto foi feito apenas com sete cores.
As jovens de todos os países, encantadas com tanta beleza,imploraram ao djin que não as esquecesse;então,ele lhes deu um pouco de carmim para os lábios,o dourado para os cabelos ,o azul para os olhos e o rosa para as faces.Mas,as mulheres são tinhosas e algumas preferiram ter olhos verdes e cabelos negros;outras,queriam olhos e cabelos castanhos;a todas ele atendia com amor e paciência,segundo a vontade de Deus,é claro.Pois a grandeza de Deus dá vida a tudo.
Sete-Luzes era muito apressadinho e na ânsia de colorir tudo ia deixando as cores cair pelos caminhos, sobre as pedras :daí surgiram as safiras,os topázios,os rubis,as misteriosas ametistas.As pedras preciosas.
E, assim,também os pássaros,as borboletas,os animais.
Porém,nem tudo recebeu colorido;as nuvens e a neve permaneceram brancas.
Cansado, Sete-Luzes atirou as cores que sobraram ao acaso.Mais que depressa o Sol as apanhou.Ao nascer,enche de vermelho o poente;durante o dia colora tudo de amarelo brilhante;ao se pôr espalha ouro líquido por todo o horizonte.
Sete-Luzes terminou feliz a sua tarefa. Tinha realizado o sonho pelo qual tanto lutara.Para vencer é preciso acreditar e ter o coração dominado pelo impulso forte de um ideal.
(Adaptada das “Mil e uma Noites”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário