MIRIAM SALES
Aos 67 anos, a escritora baiana batalha em todas as frentes possíveis pela divulgação de seus trabalhos, seja em blogs (administra três) ou participando de feiras e festas literárias pelo País. Este ano, ela participou da Flip e da Bienal de Minas
Texto KÁTIA BORG.E5 kborges@grupoatarde.com.br
Foto MARCO AURELIO MARTIN5 mmartins@grupoatarde.com.br
Como você, que possui três blogs, administra seus leitores virtuais?
Comecei escrevendo nos sites literários e passei a ter voz e rosto. A partir daí, fui convidada para antologias, e os livros vieram como consequência. Vendi e vendo muito pela web. Hoje, tenho cerca de 850 mil leitores virtuais.
Como tem sido feita a distribuição dos livros?
Essa é uma prova de fogo. As editoras pequenas não dão sustentação e a grande mídia (com raríssimas exceções) não enxerga os novos autores. No meu caso, fui à luta. Além da divulgação nos blogs e sites, procurei livrarias confiáveis e apresentei o meu trabalho.
Em seu novo livro, A Bahia de Outrora, você alinhava suas recordações às pesquisas. Como foi o processo?
Desde cedo, comecei a pesquisar costumes, crenças, culinária ... Fiz estudos nos livros de Manoel Querino e Gilberto Freyre, além de consultar jornais e me valer das minhas lembranças.
Como você foi fisgada pela literatura?
Fui uma grande leitora desde criancinha. Acho que para ser um bom escritor tem que ser um ávido leitor. O escritor é, antes de tudo, um observador.
Você participa de eventos literários em todo o País. Qual o espaço do autor baiano?
Anos atrás, uma escritora baiana esteve em São Paulo para editar o seu livro e lhe perguntaram:"A literatura baiana existe?". Hoje, estamos mostrando que sim, que a literatura baiana existe. A Bienal de Minas, por exemplo, foi muito útil para a divulgação e aceitação dos nossos autores. Em Paraty, este ano, fui sozinha, com 20 exemplares do meu livro. Vendi todos.
O que anda escrevendo?
Tenho pronto um romance de costumes, "AsFilhas do General," um livro de contos, e estou trabalhando ainda num livro de adágios e provérbios populares.
*Como não foi possível transferir a foto original do Jornal,cloquei uma já existente.
A Autora
FALA O LEITOR:
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Euripedes Barbosa Ribeiro
Data: 31 de agosto de 2010 14:44
Assunto: ENTREVISTA COM MIRIAM SALES DE OLIVEIRA
Para: revistamuito@grupoatarde.com.br
À editoria da revista Muito
Fiquei imensamente feliz em encontrar a minha amiga Miriam Sales, na orelha desta revista. Escritora ativa e participativa, ela não mede esforços em criar e divulgar a literatura baiana, seja através dos seus livros, seja através dos seus interessantes e divertidíssimos blogs. Miriam não espera, faz acontecer! E incentiva com o seu exemplo, dezenas de novos autores, como eu, que sonham editar os seus trabalhos e não sabem como ou não têm condições para fazê-lo. Pois como ela diz, as grandes editoras não se interessam por quem está começando. Membro do Comitê Executivo da Câmara Baiana do Livro e da Academia Baiana de Cultura, Miriam deu-me o prazer e a honra de fazer o prefácio do meu primeiro livro individual: Amores Dispersos e outros Versos, uma produção independente que está saindo pela Virtualbooks em setembro. E tem sido, desde que passei a ter o privilégio da sua amizade, uma das minhas grandes incentivadoras. Parabéns a esta revista, por divulgar este nosso patrimonio cultural e arquivo vivo das tradições e costumes baianos, que é Miriam Sales de Oliveira. Beijo para voce Miriam!
Atenciosamente
Euripedes Barbosa Ribeiro,poeta e escritor baiano
Você é mesmo uma grande batalhadora e agora já posso dizer vencedora. Além de incentivadora também. Meu beijo e muito mais sucesso. Paz e bem.
J.C.Adão,escritor mineiro
É isso aí, mandou muito bem!!! Tenho orgulho de ser seu leitor..
Beijo
Paulo Martins
Esta é minha amiga , ja vi e guardei a revista comigo,vc é maravilhosa e abençoada mesmo amiga .
Jesus te abençõe em tudo na sua vida.
T amo em Cristo
Sandra Stabile,escritora e criadora do Projeto "Alma Brasileira"
Prezada Miriam de Sales
Parabéns pela entrevista da revista Muito, a qual li com atenção e carinho.
Um grande abraço do
Hugo
Hugo Homem,o maior escritor infantil da Bahia
01/09/10 05:38 - Marina Gentile
Oi bela, parabens. Vc representa uma Bahia moderna, ativa, culta,
digna de ser mostrada para o mundo.
03/09/10 16:59 - Norma Suely Facchinetti
Miriam, você bem merece o reconhecimento da mídia e a divulgação do
seu belo trabalho. Seu livro "Bahia de Outrora" não deixa nada a
desejar aos livros escritos por outros grandes autores. Sucesso pra
você. Parabéns ao Jornal e aos seus editores. Parabéns pra você.
Beijos querida.
Coisa boa ver que teu trabalho é reconhecido,Miriam.Mereces!beijos,chica
ResponderExcluirOi, minha linda! Você merece todo brilho, reconhecimento, glórias e flores! Você é um amor de pessoa que muito admiro e amo. Desculpe minhas ausências, mas tenha a certeza que meu carinho é sempre atualizado!rs Beijoquinhas da Dja
ResponderExcluirÉ isso aí amiga. PRA CIMA! SEMPRE! Beijos desse seu admirador cá de Minas. Paz e bem.
ResponderExcluirComo assinante logo pela manha li sua entrevista e enviei mensagem a redação.Mas deixo aqui minha alegria pela divulgação e reconhecimento do canal. Voce com todo este talento nao poderia passar em branco por esta revista/encarte, que sempre trás algo bem interessante sobre literatura.Meu carinho e abraço de paz e luz.
ResponderExcluir