Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

HISTORIAS DE COMETAS


Para homenagear os caixeiros viajantes ,no seu dia!
OS COMETAS,COMO ERAM CHAMADOS OS REPRESENTANTES COMERCIAIS NOS ANOS 40,ERAM HOMENS CHEIOS DE ESTÓRIAS.
GANHAVAM O SUADO PÃO VIAJANDO,APARTADO DA FAMILIA,VIVENDO NO DESCONFORTO DAS PENSÕES PULGUENTAS,COMENDO MAL,DORMINDO PIOR E,SEMPRE PREOCUPADO COM O TAMANHO DA TESTA,JÁ QUE BALZAC DIZIA,NA “FISIOLOGIA DO CASAMENTO”,QUE ERAM ESSES HONESTOS TRABALHADORES,OS MAIORES CANDIDATOS Á CONFRARIA DE S. CORNELIO,QUE NENHUM HOMEM DESEJAVA FREQUENTAR.
MAS, HAVIA COMPENSAÇÕES;SUA CHEGADA NOS VILAREJOS,ERA MOTIVO DE FESTA E ALEGRIA,AS MOÇAS,DE OLHO NO CAMINHO,POIS,COM ELES VINHAM AS NOVIDADES,A MODA,AS NOTICIAS DA CIDADE GRANDE.
OS COMERCIANTES IAM ABASTECER SUAS LOJAS,AS VENDAS AUMENTARIAM E AS DONAS DE “BATE-FREGE”,COMO ERAM CHAMADAS AS PENSÕES HUMILDES QUE FREQUENTAVAM,ENXERGAVAM O AUMENTO NOS LUCROS,ALÉM DA DIVERSÃO QUE ESSES CAVALHEIROS REPRESENTAVAM,COM SEUS “CAUSOS “ E ANEDOTAS.
NUM TEMPO COM RARISSIMOS JORNAIS E SEM TV,ELES ERAM OS ARAUTOS DAS NOTICIAS,BOAS E MÁS;SABIAM DE TUDO,FUXICAVAM A VIDA DE TODOS.
ANDANDO POR CECA E MECA,NÃO RARO,SE DEPARAVAM COM CASOS EXTRAORDINARIOS,SITUAÇÕES INUSITADAS E INSÓLITAS,COMO ESSA QUE VOU CONTAR.
FOI NO ALTO SERTÃO,EM DEZEMBRO;O SOL DO VERÃO VARRIA A PLANICIE,UM CALOR DE TODOS OS INFERNOS,NEM UMA ÚNICA NUVEM NO CÉU;SILENCIO ABSOLUTO,OS ANIMAIS RECOLHIDOS,APROVEITANDO A SOMBRA DAS POUCAS ÁRVORES EXISTENTES.
CHAPÉU CAÍDO,TERNO AMARROTADO,CAMISA COR DE TERRA BATIDA(HÁ MUITO TINHA DEIXADO DE SER BRANCA),LÍNGUA DE FORA,O FORASTEIRO ENXERGOU UMA CHOUPANA,MEIO FORA DA ESTRADA,ESCONDIDA POR UM UMBUZEIRO.REUNINDO FORÇAS,DESVIOU-SE DA ESTRADA,PAROU NA PORTA DE MADEIRA MEIO RACHADA E BATEU PALMAS.OXALÁ TIVESSE UM VIVENTE!PRECISAVA BEBER ÁGUA.

-Ó DE CASA,GRITOU.SÓ O SILENCIO RESPONDEU.ELE NÃO DESANIMOU.EXPERIMENTOU A OUTRA FÓRMULA,A INFALIVEL:

-LOUVADO SEJA N.SR.JESÚS CRISTO.

UMA VOZ ALQUEBRADA RESPONDEU,VINDO DE MUITO LONGE:

-PARA SEMPRE SEJA LOUVADO.

ELE OUVIU PÉS QUE SE ARRASTAVAM,CUIDADOSOS,EM DIREÇÃO Á PORTA.APARECEU UMA VELHINHA COM UM LENÇO DE RAMAGENS COBRINDO A CARAPINHA,PÉS DESCALÇOS.

-O QUE DESEJA,SÊO MOÇO?

-BOAS TARDES,MINHA VELHA.PODERIA ME CONSEGUIR UM POUCO DE ÁGUA DE BEBER:?

-INHÔ,SIM.TENHO UMA MORINGA,FRESQUINHA.E GRITOU LÁ PRÁ DENTRO,COM VOZ TRÊMULA:

-DIPLOMA!

SEGUNDOS DEPOIS,UM MULATINHO LISO,OLHOS ESPERTOS,APARECEU.

-ANDA,VAI LÁ DENTRO,TRAZ ÁGUA PRO MOÇO.AVIA!

O GAROTO SUMIU NO CORREDOR E,VOLTOU LOGO COM UMA MORINGA E UM COPO DE ALUMINIO.O HOMEM BEBEU,COMO SE O GAROTO FOSSE GANÍMEDES E A ÁGUA,O NÉCTAR DOS DEUSES.AGRADECEU MUITO,NÃO SE ESQUECEU DE DEIXAR UNS TOSTÕES PARA A CRIANÇA,APESAR DOS RECLAMOS DA VELHA,E,INTRIGADO,PERGUNTOU:

-O NOME DELE É DIPLOMA!?POR QUÊ?

-A MODE QUE,MINHA FIA,A MÃE DELE,FOI ESTUDÁ NA CIDADE E O ADEPLOMA QUE ME TRUXE FOI ESSE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário