Seguidores

domingo, 13 de setembro de 2009

PORQUE ESCREVI "CONTOS E CAUSOS"


PORQUE ESCREVI “CONTOS E CAUSOS”
Existe um Brasil que está morrendo; daqui há alguns anos,graças à tecnologia,que nos trouxe a TV e Internet,este Brasil pitoresco,manhoso,instigante será coisa do passado.Mas,ao menos,precisa ser lembrado.
O matuto mineiro, o capiau sulista,o tabaréu nordestino que construíram nossa história só serão citados nos livros como esse,que,na roupagem de livro de humor e casos engraçados,na verdade ,registra esse passado,hoje à beira do esquecimento.
Os todo poderosos coronéis do Nordeste,senhores de baraço e cutelo,donos de “gado e gente” estão minguando,encastelados em Brasília e usam o epíteto de senadores.
Não andam mais a cavalo,do alto de suas selas de couro,manejando com maestria os seus rebenques de cabo de prata.
Os jagunços,na falta de trabalho e de quem os sustente,estão virando milicianos.
As mulheres e filhas desses senhores já não baixam mais a cabeça, já questionam casamentos e só vão aos conventos comprar os deliciosos licores das freiras; quando a gente lhes conta que moças que deram um “mau passo” eram encerradas ali para sempre,se riem.
-Pare com suas estórias da carochinha,vó!
Nas minhas estórias narradas neste livro ,esse Brasil mal-assombrado se levanta e pede passagem,mostra a sua face antiga,seus jagunços,os coronéis,os costumes e a picardia dos brasileiros humildes e sem instrução,porém donos de uma sagacidade genial,provando que inteligência é nata e cultura,aprendida.
Vivenciei muitas dessas estórias nesses grotões da Bahia!
Minha mãe sendo Delegada Escolar(antigamente existia esse cargo,alguém há de se lembrar) da região e convivendo com diversos estudantes e professores,um dos meus tios prefeito de uma cidade do semi-árido,região muito pobre e meu pai,comerciante e fazendeiro na região de Jacobina,além dos meus tios paternos,nossos vaqueiros e trabalhadores,todos são co-autores e me ajudaram a registrar um período divertido da nossa realidade.
Minha intenção não foi apenas divertir,mas,também documentar um passado que se foi,um tempo em que,mulher casada que visse nu um homem que não fosse o seu,tinha que ser largada pelo marido.
Bons tempos? Não sei!Mas,que merecem ser lembrados,lá isso merecem...




Um comentário:

  1. E merecem mesmo, e tu, brilhantemente há de mostrar tudo isso e mais um pouco em teus livros.beijos,lindo domingo,chica

    ResponderExcluir