Seguidores

terça-feira, 29 de setembro de 2009

UM COLOSSO DA LITERATURA

UM COLOSSO DA LITERATURA
A Rússia sempre foi berço de grandes escritores:Tolstoi,Bunin,Gorki,Gogol,mestres que nos deram pérolas literárias nunca esquecidas.
Porém, a meu ver, nenhum como Dostoievski.Conhecia a alma dos homens como poucos,mergulhava na imensidão deste precipício como nenhum outro escritor e,principalmente, desnudou o povo russo, suas emoções e sentimentos.
Fédor Dostoievski nasceu em 1821 e desde cedo foi destinado à carreira militar.
Sua alma sensível e romântica logo trocou a carreira das armas pela literária, combatendo melhor com a pena do que com a espada.
Seu primeiro livro,” GENTE POBRE”,despertou a ira dos poderosos por denunciar a semi-escravidão em que o povo russo estava mergulhado.
Não se intimidou, nem arrepiou caminho;suas convicções inabaláveis rendeu-lhe quatro anos na Sibéria,fato que marcou todos os anos da sua existência.
Essa experiência foi imortalizada no livro”Recordações da casa Dos Mortos” que fala da miséria e do desespero dos prisioneiros enterrados vivos naquele lugar terrível,condenados a trabalhos forçados nos confins da Ásia.
Crime e Castigo, um clássico da literatura,emocionou a todos pelo seu conteúdo doloroso e pungente e pelo estudo profundo dos sentimentos humanos.Até onde vai o Homem pressionado pelo seu desespero?
A esse seguiram-se “O Idiota”,”Os Possessos”,”O Adolescente” e,finalmente “Os Irmãos Karamazov”,que deixou inacabado.
Quem não ficou marcado pela personalidade de Dimitri, pela beleza de Grushenka e pelo odioso caráter do velho Karamazov?
O que torna um escritor inesquecível?
Neste caso, a compreensão e simpatia pelas almas transviadas e criminosas, que dão um toque patético a sua obra.
Morreu em 1881, mas, deixou um legado imortal para todos os que apreciam a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário