Seguidores

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

REVISTA "NOVA ÁGUIA"

100 ANOS DA ÁGUIA
A REVISTA ÁGUIA foi uma das mais importantes revistas portuguesas do século XX.
Os nomes mais relevantes da cultura lusa foram seus colaboradores como Fernando Pessoa,Jaime Cortesão,Leonardo Coimbra,e Agostinho Silva.
Literatos amantes da cultura lusófona,como Renato Epifânio,Paulo Borges e Celeste Natàrio,resolveram recriá-la com o nome de NOVA ÁGUIA,prestando não só uma homenagem às mais relevantes figuras da nossa cultura,como facilitando às novas gerações o convívio com a boa literatura dos países de língua portuguesa,colocando em evidencia esta “última flor do Lácio,inculta e bela”,como dizia Bilac,um poeta brasileiro do século XIX.
Colaboradores de todos os países de língua portuguesa fazem parte deste clube seleto que tem como objetivo reviver a importância da nossa língua materna “em que Camões chorou no exílio a sua desgraça” e devolver a cultura portuguesa a sua importância no contexto literário mundial.
Não podemos cruzar os braços quando temos um rico manancial cultural ao alcance das nossas mãos e cabe a nós escritores divulgá-lo por este mundão de Deus para gáudio dos bons amantes da Literatura,no mundo.
O quinto número,homenageando os 100 anos da publicação trata da situação cultural de hoje e será lançado em 2010.
Como colaboradora da Revista conclamo a todos os leitores a visitá-la no blog:www. novaaguia.blogspot.com e deliciar-se com os variados textos escritos por autores de vários países de língua portuguesa.
Este sábado ,dia 19 será o 126º lançamento da Nova Águia na Biblioteca Municipal de Peso da Régua,com a presença de António José Borges e Miguel Real.
Desejo a todos muito sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário