Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TODOS OS SANTOS E UMA MÃE!


TODOS OS SANTOS E UMA MÃE
Meu amigo Lito é um sujeito engraçado, bon-vivant, muito amigo do pulha, como diria Mestre Machado.
Adorava boemia, cerveja das, jogar conversa fora com os amigos na Cantina da Lua e falar da vida alheia, que é pecado, mas, é divertido.
E mantinha essa rotina, diariamente, apesar da mãe,ou por causa dela.
A mãe era uma santa senhora espanhola, ultra religiosa, viúva honesta, que dedicou toda sua vida ao filho; mães assim constituem um perigo, principalmente, esta, cuja altura, peso e cabelo nas ventas, parecia um sargento dos granadeiros e velava pela saúde do filho com a tenacidade de um policial.
Na verdade ela era uma mistura de mãe portuguesa, judia e italiana; junte tudo isso e veja no que dá. Quando meu amigo se preparava para as noitadas, lá vinha a boa senhora, atrás dele, marcação homem a homem, carregando casacos de lã, ignorando solenemente os 35º de Salvador; isto e mais a gemada, contra a tuberculose, o cordial, contra gripe, toda uma parafernália de poções, alimentos e quejandas que daria para abastecer um exercito; meu pobre amigo, magrinho, baixinho, não tinha onde armazenar tanta coisa. Paciente, ia ele se dirigindo para a porta, era dessas casas antigas com um longo corredor e ela atrás, falando:

-Meu filho, Sr, do Bonfim te acompanhe.
-A. Senhora de Guadalupe, te guarde.
-Sto.Antonio que te ilumine.Sta. Bárbara, que guie teus passos.
E meu amigo, andando; no fim do corredor, já com a mão na maçaneta, ele retruca:
- Mãe, escolhe quem é que vai, pois meu carro é fusca e ainda tem que deixar lugar para minha namorada.
TEXTO PUBLICADO NO LIVRO"CONTOS E CAUSOS",COM DIREITOS AUTORAIS PRESERVADOS.

Um comentário:

  1. 04/09/2009 09h09 - josé cláudio
    Eu fico imaginando se esta senhora um disse se tornasse sogra! rsrsrs. Já imaginou? hahaha! Muito bom! Bom dia! Paz e bem.
    04/09/2009 09h08 - Norma Suely Facchinetti
    Rsrsrsrs.....Você é fantástica, querida. Adoro o que escreves. Abraços.
    04/09/2009 09h07 - Silvia Regina Costa Lima
    alo poeta ***************** como vai, menina? ***********bom dia*****affffffff... a porbre só queria defender o seu rebento.. rsrsr**** espirituoso texto . .. Um beijo azul com saudades de ti ...
    04/09/2009 09h06 - Wanda Wenceslau
    Legal! Muito bom! Eu, por dentro, sou uma mãe exatamente assim, mas procuro parecer moderninha e menos trágica....rs


    04/09/2009 08h54 - sandra canassa
    Adorei..beijus.
    Comente

    ResponderExcluir