Seguidores

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

UM LIVRO POLÊMICO!


UM LIVRO POLÊMICO
Creio que a intenção do autor Gregory Clark no seu livro “Um Adeus Às Esmolas” tenha sido fazer um resumo da Historia econômica da humanidade desde que o homem se conheceu como tal até os dias de hoje,quando os povos deixaram de ser agricultores e criadores e passaram a se sedentarizar e ,entrando na era da tecnologia,encontrar tudo pronto e disponível,sem fazer muita força.
Porém, o livro está sendo entendido como racista,pois,quer provar que determinadas raças são mais bem sucedidas que outras,devido ,principalmente à herança genética, dos seus antepassados.
Segundo ele,os ingleses,notórios opressores e colonizadores cruéis no meu entender,conseguiram através da paciência,trabalho e educação,
um estágio econômico e cultural superior ao dos demais povos,devido aos valores que lhes foram legados pelos seus ancestrais.Daí nasceu a Revolução Industrial que lançou os alicerces da sociedade moderna:baixas taxas de juros,aumento da educação,da vida cultural e do bem-estar coletivo(wellfare).
Segundo esta teoria as sociedades que não tiveram os mesmos benéficos genes seriam incapazes de gerar riquezas, inovar ou desenvolver-se intelectualmente.
Max Weber enfatiza que a ética protestante da valorização do trabalho e da riqueza está na base do êxito de países como a Alemanha e a Inglaterra.
A mão de obra indolente e pouco produtiva tão presente na Índia e nos países colonizados, o Brasil entre eles,é o resultado desses genes que não sofreram a pressão darwinista que os levariam ao progresso e ao desenvolvimento.A pobreza permanente é o resultado mais provável.
Se essa tese for encampada pelos países desenvolvidos toda a ajuda ao Terceiro Mundo será revista com prejuízos tremendos para esses povos.
Ajuda como vacinas,dinheiro,tecnologia só trarão um resultado segundo a tese do autor:aumento demográfico e salários cada vez mais baixos;o círculo vicioso da miséria e da ignorância continuará.
Sem trabalho, perseverança e paciência esses povos jamais sairão da pobreza e nunca alcançarão o nível de desenvolvimento desejado.
Esta é uma visão real ou será apenas a visão do branco imperialista e opressor?
Os economistas acreditam que para um país crescer e se desenvolver basta dar incentivos às pessoas.
O autor quer provar que não.
Segundo ele,chineses , italianos e judeus durante o sec.XVIII foram exportados para o mundo;a maioria cresceu e enriqueceu nos lugares que escolheram para viver.Muitos optaram pela industria e pelo comercio e foram muito melhor sucedidos que os naturais da terra.Haveria algo no DNA destas populações que as tornaria mais aptas ao sucesso econômico.
Nos Estados Unidos e no Brasil,ainda segundo o autor,tenta-se descobrir porque os negros continuam pobres,enquanto os também discriminados judeus atingiram um elevado patamar econômico.
Coisas muito ruins foram feitas no passado em nome da genética;por isso esse livro torna-se perigoso em mãos erradas.
Mas,não deixa de estar relativamente certo.Nosso povo é indolente,adora receber esmolas que os governantes adoram dar.Nenhuma política é feita para ensinar a pescar;todos querem dar o peixe,que rende votos.
“Se eu compro na feira feijão,rapadura,prá que trabaiá?” Diz a música,que retrata tão bem esta situação.
A importância maior do livro é não se contentar com as explicações corriqueiras para o sucesso das nações.Como não é um geneticista não se pode atribuir certezas a tudo que ele prega.Mesmo porque é,no mínimo,perigoso ,sintetizar todo um povo.
O livro,”Um Adeus às Esmolas”,ainda não foi traduzido para o português,mas,pode ser lida na versão portuguesa,feita pela Livraria Bizâncio,de Lisboa.


ARTIGO BEM AVALIADO PELOS EXIGENTES LEITORES DO 'PORTAL LITERAL"E PUBLICADO NO SITE.

Um comentário:

  1. Querida amiga, amei seu blog e com certeza vou voltar sempre!
    Esse livro, eu não conhecia, mas pela sua resenha, prece muito bom.
    Beijos
    ginalaborda@hotmail.com

    ResponderExcluir