Seguidores

quarta-feira, 26 de maio de 2010

BIENAL DO LIVRO




Realmente, é uma festa literária!

Quem ama os livros, vê-se rodeado por todos os lados de edições de autores clássicos e modernos, autores consagrados e jovens autores esperando consagração , ou ao menos,um lugar ao sol brilhante da literatura.Como diz o escritor baiano Antonio Torres:”a fila está andando”;com paciência e talento chegará a nossa vez.

A Literatura é uma amante possessiva e sôfrega que requisita para si quase todo o nosso tempo; exigente e cara , até se colher os louros,muita água passará por debaixo da ponte.

Convivi com vários jovens autores baianos e me surpreendi com a quantidade de talentos que estão emergindo da obscuridade e um dia serão grandes; mesmo as propaladas “panelinhas” literárias não deterão a marcha dos talentosos;os leitores sabem e,embora direcionados pela mídia ,logo,logo,se voltam para aqueles que realmente têm uma bela mensagem para passar.Escritores “midiáticos” fazem um sucesso relativo enquanto estão no “ar”,porém,como caudas de cometa,desaparecem e,ninguém fala mais deles;é o caso de certos “globais” e até-pasmem!-do próprio Paulo Coelho, de quem não vi um único livro nas prateleiras das editoras. Parece que o tempo dele passou e hoje existem centenas de paulos coelhos por aí ,dando sopa.

O lançamento do CD”Maktub”, uma experiência maluca que quis fazer com um livro eletrônico.durante a Bienal da Babia,em 2009, deu certo também em Minas; vendi todas as unidades durante os dez dias da Bienal.Fui entrevistada pela TV da Universidade de Minas e pela rádio FM; pois bem,pude avaliar a força da mídia: no fim de semana após a entrevista,quando eu entrava na Expominas , muitos me cumprimentavam e apontavam:”aquela é a escritora da televisão”;resultado,os cd’s foram todos vendidos;eu sei que é um bom trabalho,bem feito com cuidado e carinho;mas,sem a ajuda da mídia,talvez não vendesse tudo.

Outra grande vantagem de uma bienal, além da exposição ao público; ficamos conhecendo escritores,livreiros,distribuidores e sendo conhecidos por eles; no “Café Literário”,podemos debater com escritores do porte de Frei Beto, os Ruy ,Castro e Espinheira,Rubem Alves,Moacyr Scliar ;graças a uma interferência minha na Arena Jovem,recebi muitas visitas no stand,de pessoas interessadas no livro “Contos E Causos”,da minha autoria,que esgotou em dois dias de Bienal Sim, a Bienal é interessante para o novo escritor; sim,ele deve participar.
O Céu e os manes da Literatura não ajudam aquele que não age!

2 comentários:

  1. Miriam, você viu que eu também consegui tirar uma casquinha, né? Além de participar nas mesas redondas com nada menos que Rubem Alves, Moacir Scliar e Guiomar de Grammont, ainda pude ter a honra de presenteá-los com meu livro. Muito bom mesmo. Eu brinquei com os amigos que se eu ficar rico, minha casa vai ser um enorme galpão com uma bienal permanente. rsrs. Abraço grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Acho q/ vamos brigar pelo Nobel;mas,como eu sou mulher e mais velha,talvez passe na sua frente.rsss
    Meu amigo,foi ótimo p/ todos.Qdo vi meu nome nos jornais baianos e no "Estado de Minas" juro q/fiquei emocionada.
    E,quando vi vc lá dentro com tantas pessoas que a gente admira fiquei nas nuvens.Bjks literárias

    ResponderExcluir