Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

UMA COPA PITORESCA!



É impressão minha ou essa copa é mesmo diferente das outras,com características próprias,com situações impensáveis,com resultados impossíveis de se prever?

Talvez por ser na África, embora não seja da África, já que mal começou e as seleções africanas sumiram,exceto Gana,que sobrou para marcar território,sabe Deus até quando...

Confesso que entendo pouco de futebol e até não gosto muito de ver tanto dinheiro jogado pelo ralo quando deveria ser destinado a coisas mais sérias como saúde e educação.

Mas, fazer o que !? A política de “pão e circo “continua na moda milhares de anos após os romanos.

Mas,voltando á bola,tenho visto e lido coisas que nunca vi,li ou ouvi nas outras copas que assisti desde os distantes anos cinqüenta.

As seleções européias, campeãs entre todas,estão derretendo sob o sol africano e muitas estão prestes a ir embora;é,o solo africano não está fazendo bem aos craques.E olha que nem é verão.

A disputa,quase guerra declarada entre técnicos rivais ou entre técnicos e jogadores -guerrilha interna- é outra faceta que torna esta competição diferente.Picuinhas sempre houve,mas, não tanto quanto agora,tão ás claras diante dos holofotes das TVs,aliás,ávidas por desavenças e “barracos” que garantem audiência.

Nosso Dunga,um treinador com feitio de pastor presbiteriano,está em guerra declarada com os jornalistas esportivos.Palavras pouco edificantes foram trocadas e explodiram nos ouvidos dos telespectadores que só queriam ouvir gritos de gol.

A gente se pergunta:

-Até onde vai a autoridade do técnico?

Bom,para mim,deveria ser inconteste sendo ele o cara que nos vai dar ou não o caneco sonhado,traçando o caminho para a vitória.Ele comanda e cabe aos demais obedecerem.

Se é assim,que tinha o cartola Ricardo Teixeira de tramar nos seus “arranjinhos” com a Globo,uma entrevista exclusiva com jogadores á revelia do chefe?

Outra disputa que se percebe no horizonte e não é exatamente esportiva , é a dos jogadores evangélicos e certa parte da imprensa.

Levar Jesus para o campo sem que este esteja escalado não me parece bem. Campo não é para disputas ou exaltações religiosas.

Quem quiser amar e servir ao seu deus que o faça nos lugares apropriados.

Mas, o nosso festejado KaKá insiste em fazer proselitismo religioso em benefício dos bispos e seus dízimos,aqueles mesmos, presos nos States por lavagem de dinheiro e dólares não declarados.

Esse Kaká daria um excelente garoto propaganda;tem pinta,tem porte e tem saco para fazer uma defesa acalorada dos seus bispos esquisitos e da jabulani,a bola da copa,que leva o selo dos seus patrocinadores(dela e do jogador,é claro!).

Esse garoto vai longe,embora,até agora,no campo, não disse para que veio.

Durma-se com um barulho desses...que nem é das vuvuzelas,essas sim,sempre na boca das torcidas e vencedoras de todas as partidas.

Estou me divertindo um bocado nessa copa!Assisto aos programas esportivos sob os olhos atônitos do meu marido que nunca viu disto.

Mas,não faltam coisas hilárias para ver, desde juízes sem juízo,jogadores truculentos,jornalistas enraivecidos,cartolas desesperados,técnicos em transe, evangélicos de lança em riste,franceses amarelando(aliás,foram ,de longe,os “bundões” do espetáculo),Maradona,sempre folclórico,e a pergunta que não quer calar:-Ganharemos???

Ou haverá outras maracutaias como as da Argentina em 1978 ou a da França em 1998?

Meu marido,amante da teoria da conspiração acha que não ganharemos.

A copa de 2014 será no Brasil,que ganhará,com certeza.Portanto,lá nos escaninhos mais sombrios das cabecinhas da FIFA,talvez lhes passe a idéia de tramar a derrota brasileira no final das finais.Sem contar que a nossa imprensa a.d.o.r.a.r.i.a crucificar de uma vez o Dunga.Um técnico de opinião,onde já se viu isto?Em que terra nós estamos!!!

É esperar para ver!

Um comentário:

  1. Eu não sou das teorias das conspirações mas acho que o seu marido em razão. O futebol (para os cartolas e empresários) é um negócio. Um grande negocio. E os snegócios não vivem e se perpetuam sem "negociatas" que também pode ser lido como "maracutaias". Acho que o hexa pode ficar, sim, para 14. Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir