Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CARTA AO PRESIDENTE,UM MARCO NA LITERATURA BRASILEIRA





O jornalista Carlos Souza comenta sobre o livro Carta ao Presidente



O excelente jornal virtual "MAIS  BAHIA" desta semana entrevista o jornalista e escritor Carlos Souza,autor da idéia do livro "Carta Ao Presidente".Ele e outros autores através de suas epístolas dizem aos políticos tudo o que eles não gostariam de ouvir ,mas,que a sociedade adora e precisa dizer.Eu recomendo,pois,é um livro que todo brasileiro  consciente de sua cidadania deveria ler.
Eis o texto:

O Mais Letras dessa semana destaca o livro Carta ao Presidente, uma leitura imprescindível nas escolas brasileiras e para os políticos nesse período de eleição. Entrevistamos o jornalista Carlos Souza (foto), o organizador da publicação. Souza atua na área de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas, e está incluído como verbete no Dicionário de Autores Baianos. Na entrevista ele conta sobre a importância da sociedade reivindicar os seus direitos e elogia o governo Lula.

















Por Fabiana Oliva



Mais Bahia - Como foi participar de um livro dessa natureza?



Carlos Souza - Organizar e participar de Carta ao Presidente é uma realização pessoal, que resolvi concretizar junto com outros escritores. Esta foi uma forma que encontrei para contribuir com o meu país, apontando situações que afligem a sociedade e mostrando que esperamos dos dirigentes políticos dessa nação, um Brasil com igualdade de oportunidades para todos.



MB - Como surgiu a ideia desse projeto?



CZ - Em setembro de 2000, nasceu a ideia de organizar Carta ao Presidente. Na época, o presidente do Brasil era Fernando Henrique Cardoso. O país vivia um momento político confuso e então pensei em convidar os amigos para que juntos pudéssemos mostrar nossas insatisfações e levantar questões que afetavam a vida das pessoas. Como o livro seria composto por cartas escritas por diversas pessoas, apresentaríamos os problemas brasileiros sob vários ângulos. A abordagem era a seguinte: Se você tivesse a oportunidade de escrever para o presidente do Brasil, o que diria: Daria sugestões? Criticava ou elogiava? Para minha decepção, os amigos não se empolgaram com a ideia. Recebi apenas duas ou três cartas, quantidade insuficiente para fazer um livro. O projeto, então, ficou engavetado.Em 2009, resolvi resgatar a velha ideia. Já com alguma experiência no mundo literário e mais envolvido em questões políticas e sociais, divulguei o projeto, e então tive uma recepção melhor do em 2000. Agora chega a mão dos leitores e dos políticos o livro “Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no século XXI.



MB - Qual é o objetivo dessa publicação?



CZ – O objetivo maior é sensibilizar os políticos do Brasil, para que não esqueçam os compromissos assumidos com o povo que padece das mais variadas injustiças sociais, no momento que seus direitos, garantidos pela Constituição Federal, não são respeitados. Queremos manifestar nossas insatisfações e, ao mesmo tempo, expressar nossos desejos e necessidades, de modo a contribuir para construir um Brasil com menos desigualdade social. Espero que este livro seja visto como uma amostra do que a sociedade pensa e espera dos governantes. Além de lembrá-los que nós, estamos atentos e de olhos bem abertos.



MB - Quais autores participam da obra?



CZ – Participam do livro Ildásio Tavares, Antonio Barreto, Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal, Tássio Revelat, Luiz Carlos Santos Lopes, Leandro de Assis, Leandro Flores, Antônio Santana Marilene Oliveira, Domingos Ailton, Caetano Barata, Altair Fonseca Ramos, Grigório Rocha, Gricélio Santos, Marcelo de Oliveira Souza, Márcia Menezes Sales, Nilmário Quintela, Rita Maria da Silva Oliveira, Rosana Santos Silva, Débora Galvani, Tula Pilar Ferreira, entre outros.



MB - Qual é a característica mais relevante do livro?



CZ - Como diz o professor Germano Machado na apresentação, a importância do Livro Carta ao Presidente é a singularidade de escritores em levantar uma visão sobre o momento político atual com um texto que não é pretensioso, condenatório nem partidário. É um verdadeiro exercício de cidadania. A sociedade precisa dialogar com os seus representantes, caso contrário, eles se sentem livres e pensam que estão no poder a serviço dos seus próprios interesses. É o povo fazendo uso do seu direito de expressão, garantido pela Constituição Federal



MB - Quais são os temas tratados na publicação?



CZ – Os temas são bem variados. Educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, voto, corrupção, crime organizado e por aí vai. Passa pelas principais questões sociais.



MB - Que soluções você aponta para melhorar a vida das pessoas?



CZ - Para construirmos uma sociedade sem tanto problemas como os que vivenciamos no Brasil, onde a violência assusta todos nós, as pessoas ainda vivem debaixo das pontes, a educação é de baixa qualidade e a saúde uma vergonha, precisamos de investimento no social. É por isso que a sociedade tem que abrir os olhos e votar com consciência e, em políticos que realmente tenham propostas de mudanças e condições de cumpri-las. Resumiria dizendo que a educação é o melhor caminho para transformar a vida das pessoas.



MB - Qual é a sua visão sobre o Presidente Lula?



CZ – Olha, acredito que o Presidente Lula fez um bom governo, haja vista o seu percentual de aprovação pessoal girar em torno de 80%. Ninguém pode negar que agora o Brasil tem uma importância internacional que não tinha antes. No entanto o Brasil ainda precisa melhor bastante. Caso contrário, não teremos condições de competir no mercado global.



MB - Qual é a importância desse livro para os brasileiros que exercitam a cidadania?



CZ – Diria que Carta ao Presidente pode ser uma ferramenta de iniciação política, porque as pessoas poderão a partir de sua leitura se despertar para cobrar dos políticos em todas as esferas, seja ela Municipal, Estadual e Federal, os seus diretos que estão garantidos por lei. Imaginem se a sociedade começar a se manifestar através dos mais diversos meios que as novas tecnologias proporcionam? Pode ter certeza que o Brasil vai melhorar. O povo não pode mais ficar inerte com as questões políticas, precisa se manifestar, sugerir, cobrar, fiscalizar e manter longe do poder os políticos corruptos, através da sua arma secreta, chamada voto. Como diz a escritora Morgana Gazel na contra – capa do livro quando brasileiros exercitam a cidadania num livro como Carta ao Presidente, apontando contradições que eles observam ou sentem na própria pele e para as quais reclamam solução, a leitura deste livro faz-se tão necessária e oportuna que, deve ser considerada imprescindível nas escolas do Brasil



MB - Que recado você deixa para os políticos brasileiros?



CZ - O meu recado para os políticos é que eles não esqueçam que estão no poder a serviço do bem estar coletivo e não pessoal. E por essa razão, devem honrá-los o lugar que ocupam, proporcionando a melhoraria da sociedade como um todo e não da minoria, como estamos acostumas a ver.



Obra: Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no século XXI



Autor: Carlos Souza (Organizador)



Editora: Scortecci



Preço sugerido: R$ 20












Um comentário:

  1. Olá, minha vizinha, sou tbm bahiana, do interior, tenho gosto em vir aqui, deixo meu carinho, e um abraço de paz.

    Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.
    2 Coríntios 1:20

    ResponderExcluir