Seguidores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O CAMINHO DAS PEDRAS: O SEMINARISTA


“O SEMINARISTA”, de Rubem Fonseca
Acabei de ler este livro,que nos trás,novamente,a literatura cética e cortante desse genial autor brasileiro.Uma literatura que sacode,questiona valores e embaralha a nossa visão ,pondo em cheque o nosso maniqueísmo e nossos valores estereotipados. Além de manter a nós,leitores,num estado de completa tensão,até o final do livro.
Desde o início, nos deparamos com crimes;crimes chocantes,crimes de mando,executados com maestria pelo “Especialista”,codinome do assassino pago,o melhor na sua área,segundo o “Despachante”,o sujeito que o contrata,a mando dos poderosos que podem pagar por esse luxo.
O Especialista é limpo,cirúrgico e eficiente;poderia ser um cirurgião,embora na juventude estivesse num seminário,onde adquiriu cultura e algum latinório que usa com freqüência nas suas raras conversas com alguém,na forma de sentenças proferidas por mestres como Sêneca e Plínio,o Velho,entre outros.
Quanto a seus “clientes”,os que morrem e os que mandam matar,nunca quis saber quem são,por isso,nem lê jornais,para não se deparar com as noticias dos crimes.
Mas,fatos novos acontecem e,agora José,cidadão simples,com algum pecúlio,à beira de uma aposentadoria ,segundo ele,merecidamente concedida,se vê às voltas com a posição de caçado,ele que sempre foi caçador.Descobre que querem matá-lo,afinal,é um arquivo vivo.Torna-se necessário revirar o passado e procurar por seus perseguidores,puxar o fio de Ariadne até chegar ao Maioral,á fonte de todas as execuções combinadas e pagas;e,ai é que vem a surpresa.O inesperado!
Precisa correr contra o relógio, para salvar sua vida e a da mulher que ama,pois,sim,ele agora está apaixonado e aprendeu o que significa temer pela vida de alguém.
Rubem Fonseca não é um autor querido pela mídia; fala-se pouco dele,muitas vezes é espicaçado,cutucado,talvez por não gostar de aparecer,não bajular poderosos,nem dar entrevistas a jornalistas beócios que lhe fazem perguntas impertinentes e vazias.
Mas,seu estilo é único! O tratamento que dá ao dualismo entre o Bem e o Mal,a inversão de valores,a culpa,relegada a um plano mental,nunca emocional,os questionamentos á civilização que favorece a violência e ao sistema que a corrobora,tudo isso faz dos seus livros,únicos.
O valor dado ás palavras é intenso no seu narrar.
A trama,escrita de modo simples,como se estivesse contando uma estória numa reunião de amigos,mas,com uma profundeza literária fantástica,os comportamentos se desenvolvendo quase no nível da inconsciência,tornam os seus livros imperdíveis que só enriquecem nossa literatura.
Ficha Técnica:
Título: O Seminarista
Autor: Rubem Fonseca
Editora: Agir

Outras obras desse autor:
Agosto
A grande Arte
o Cobrador
O caso Morel
Recebeu 5 vezes prêmios Jabuti e, em 2003 os prêmios Juan Rulfo e Camões

Gostou?
Visite,opine,seja um seguidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário