Seguidores

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

HAITI,AY DI TI!...


O Haiti, ontem O Haiti, hoje

ica difícil a gente imaginar que o Haiti faz parte do Caribe.Aquela paradisíaca região que mexe com o nosso imaginário com suas águas azuis,seus coqueiros,seu povo rico de tradições e tão musical e colorido!
Enquanto os outros vivem uma festa eterna, esse pequeno país,o mais pobre das Américas,nunca saiu do inferno.
Muito pobre, mesmo assim foi ocupado por muitos países,degradado por governantes folclóricos e cruéis,como os Duvalier, apoiado pelos americanos (sempre eles) pai e filho,que infernizaram seu povo por décadas,governaram pelo medo com seus tonton macoutes,(bicho papão),militares truculentos e criminosos e destruíram a parca economia do pais.
Desde sempre,esse povo sofrido,conviveu com flagelos e privações,desmandos e misérias;já havia conhecido a bonança quando era grande produtor de cana,cacau e café,em tempos tão remotos que nem lembramos mais até ser sodomizado pelos franceses e dilacerado pelos ditadores,que o transformaram numa chaga aberta no paraíso do Caribe.
Por cima da queda ,coice;dizia sabiamente a minha avó;não bastando tudo isso,veio o terremoto,que acabou de destruir o pais e,ainda nos levou a Drª Zilda e o Dr. Costa,entre outros bravos soldados da paz.
Nem sei mais se o Haiti é um pais;não tem governo(o que tem é inoperante),nem saúde pública,nem segurança,nem educação,nem esperança.
O Brasil,enviado pela ONU,fez no Haiti,um belíssimo trabalho ao restituir a paz e a segurança ao seu povo desalentado.
O terremoto fez o que era péssimo ficar pior;os americanos,que nunca se importaram com o Haiti,apareceram lá com o peso dos seus marines e a força das suas armas,como tropas de ocupação,impedindo,inclusive que doações e médicos brasileiros e os médicos sem fronteiras pudessem aterrissar no aeroporto controlado por eles.
Com que intuito?De ajudar?Duvido.Olha como são “bonzinhos”;eles tomam conta dos suprimentos(ficam com a galinha),os brasileiros,com a responsabilidade da segurança(com a bosta);lembram daquela nossa brincadeirinha infantil?Mas,de infantis,os ianques não têm nada;o que querem lá é proteger seus interesses,um deles evitar a migração dos miseráveis para a Flórida,tão pertinho e tão convidativa.Outros interesses deve haver,porém,ainda não descobri,por isso não falo., A meu ver,cabe à ONU,mediar conflitos,como esse que está a surgir entre os nossos,que com razão,se sentem desautorizados e os americanos,que ainda não perderam a mania de policiar o mundo,mania essa que caro tem custado a seu povo,em vidas e recursos econômicos.
O babaca da semana é o cônsul do Haiti,que culpa o vodú e suas energias negativas pelo desastre no pais.
Sabe,faz sentido...
A invocação de tantas energias más,desestabiliza não só povos,como países.
Olha como S. Paulo tem sofrido no governo Serra,conhecido aqui na Bahia,terra que sabe das coisas,como o rei da urucubaca.
Imploro todo dia às boas energias do Universo que nos livre da presidência do Serra;espero que a límpida,forte,gloriosa energia da Zilda,que agora se juntou às forças do bem,evite essa tragédia;ou corremos o risco do Haiti ser aqui.
Você concorda com esse artigo?
Comente,participe,opine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário