Seguidores

domingo, 3 de janeiro de 2010

A VIAGEM

Ituberá

Valença

Nazaré das Farinhas

Fazia um tempinho que eu não ia à Costa do Dendê.
Atravessamos a Ilha de Itaparica,passando,sem ver,por suas localidades de nome sonoro e praias belíssimas:Gameleira,Mar Grande,Itaparica, Porto Santo,Manguinhos, Barra Grande,Cacha Prego,entre outras.
Seguimos viagem em direção a Nazaré,a das farinhas e dos famosos caxixis,artesanato em barro,mundialmente famoso.
Como todas as velhas cidades do Recôncavo,tranqüila,nobres casarões do tempo do Imperador,cadeiras nas calçadas,casas baixas pintadas de cores fortes,como um presépio,com plaquinhas de alvenaria escrita em cima que é um lar,como na bela música de Chico.
Em Valença,cheia de prosopopéia,pois é onde fica o Guaibim e a ilha de Tinharé,cuja celebridade maior é Morro de São Paulo,cantada em prosa e verso , paraíso dos turistas.Vetustos casarões coloniais,a ponte sobre o Rio Una e os deliciosos caranguejos tornam essa visita muito estimulante.
Toda essa região é rica em mariscos ,peixes e camarão.
De Valença chegamos a Nilo Peçanha,seguida por Taperoá, terra do dendê.
Cada região dessa tem seu cheiro característico e inesquecível;o cheiro do bambá,a melhor parte do dendê,em Taperoá;o cheiro do sãogonçalinho ,na estrada de Valença;o cheiro do cravo,em Ituberá,o cheiro das castanhas assadas em Nilo Peçanha,o cheiro dos manguezais.
Lembranças da infância,doces lembranças...
Ituberá seria o ponto final de nossa viagem.Viemos buscar Natália,minha bisneta e também atraídos pelas reservas florestais e,principalmente,para conhecer a Cachoeira da Pancada Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário