Seguidores

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

TRADIÇÕES DA BAHIA:LAVAGEM DO BONFIM


“QUEM TEM FÉ VAI A PÉ.”
TUDO começou com uma ameaça de naufrágio e uma promessa.
Sacudido por uma tempestade e á beira de um naufrágio,o Capitão Teodósio Rodrigues de Farias invocou o Sr.do Bonfim e prometeu construir uma Igreja,se fosse salvo.Não deu outra,pois,o santo não falha. Chegando são e salvo á Bahia,o Capitão cumpriu a palavra;mandou fazer uma imagem de 1.06m,em cedro,réplica perfeita da original em Setúbal e pediu autorização á Santa Sé para construir uma igreja,numa colina na Cidade Baixa,para onde levou a imagem,que estava na Igreja da Penha,na Ribeira,bairro próximo.
Começou assim a devoção que reina soberana desde 1745 até os nossos dias.
É a maior festa popular da Bahia;estende-se por quase todo o mês de janeiro com suas novenas,ternos,missas campais e a Lavagem das escadarias da Igreja,numa quinta-feira do mês de Janeiro, geralmente,a segunda.
A tradicional Lavagem deve sua criação ao preconceito reinante nesta cidade no inicio do século XX,quando a Igreja Catolica e a elite branca não permitia o culto dos negros e até os perseguia,sem dó,nem piedade.
Acontece que,no culto afro,Sr.do Bonfim é Oxalá,o maior de todos os orixás e precisava ser festejado,com a lavagem do seu templo na Colina,segundo o ritual,com água perfumada de flores brancas e alfazema:eram as águas de Oxalá.
O clamor pela proibição foi tamanho que a Igreja cedeu um pouco;”o povo de santo” lavaria o adro e as escadarias,enquanto o templo permaneceria fechado.
O cortejo sai do Comercio,geralmente no meio da manhã,da Igreja de N.Sra.da Conceição da Praia e um mundo de gente ,moradores,turistas,adeptos ou não da religião africana,políticos que querem “sair bem na foto”,milhares de pessoas vestidas de branco,cavaleiros,carroças enfeitadas,o afoxé “Filhos de Ghandi”,esparzindo perfume de alfazema no meio da multidão,jornalistas daqui e d’além,percorre os 8 km e sobe a colina para assistir á festa.
Gente de todo lugar!”Eu vim de Ilha de Maré,minha senhora.prá fazer samba na Lavagem do Bonfim”,cantava Batatinha,sambista de escol.
Cerca de 500 baianas vestidas de branco,com seus trajes engomados e rendados cheirando a patchulí,distribuem banho de cheiro aos passantes,para tirar as ziquiziras e afastar o mau-olhado.
Fitinhas de Sr.Bonfim,chamadas “medidas”são distribuídas ás mancheias para todos que têm um sonho secreto e esperam concretizá-lo;deve-se dar três nozinhos enquanto se faz três pedidos e deixar no pulso,sem nunca tirar;quando a fitinha rasgar o pedido será atendido,tão certo como dois e dois são quatro.
A “medida”tem exatos 63 cm,distancia da chaga do peito de Cristo até Sua mão esquerda.
Coloridas e belas trazem felicidade.
Por todo o Largo e subindo a Colina barracas de comida e bebida distraem e alimentam os passantes;é o acarajé dourado,o oloroso abará,o efó,o vatapá,ouro líquido,o caruru perfumado,é o mistério ,a cor e o cheiro desta cidade mágica cheia de ritmos e axé ,onde é impossível ser infeliz. Durante todo o trajeto,canta-se com emoção ,o Hino ao Senhor do Bonfim,música de Péthion de Villar e letra do poeta Arthur de Sales,da qual tenho a honra de ser sobrinha-neta. Amanhã estarei lá,de branco,reverenciando o maior orixá da Bahia,fazendo meus pedidos e tomando banho de cheiro,para limpinha,levinha,com a alma perfumada e feliz ,seguir o meu destino.
Como todos!
“Andá com fé eu vou,qui a fé nun custuma faia...”


“Desta Sagrada Colina
Mansão da Misericordia
Dá-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia”.
Que as bênçãos de Oxalá tragam paz ao mundo.

IMG:busca Google


Gostou?Quer saber mais sobre a festa?
Opine,sugira,comente!

FALA O LEITOR:



Cara Miriam, boa tarde Até que eu tento, mas as "exigências" continuam para que eu deixe um comentário no "Contos e Causos" São: perfis, senhas, etc... De qualquer forma segue abaixo: Abraço "Ah, um dia ainda vivenciarei tudo isso! É um dos poucos Estados que ainda não visitei. A Bahia está de parabéns por ter uma filha ilustre como você. Andar com fé eu vou.... Beijos" Paulo Kostella,escritor

RESPOSTA:Meu caro amigo e colega,muita gente se queixa disto;mas´postei o comentário c/meus agradecimentos.AXÉ!

18/01/2010 21:25 - Ângela Rodrigues GurgelAdoro rituais e este é lindo e muito significativo. Amei ler você.Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário