Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

DICAS LITERÁRIAS: FREQÜENTAR BIBLIOTECAS É LEGAL!

As bibliotecas públicas Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento), Juracy Magalhães Junior (Rio Vermelho) e Thales de Azevedo (Costa Azul) estenderão suas atividades aos sábados. A partir do dia 07 de agosto, elas passarão a funcionar, também, aos sábados das 8h30 às 13h. Além do acesso ao enorme acervo das bibliotecas, que totalizam mais de 50 mil obras, o público também terá a oportunidade de participar das diversas atividades culturais gratuitas.







As bibliotecas exercem a função de contribuir com ações sociais que permitam o desenvolvimento educativo, informacional e cultural da comunidade soteropolitana. Situadas em bairros de grande movimentação e dinamismo, o funcionamento dessas três bibliotecas aos sábados ofertará ao público uma nova possibilidade de desfrutar de um espaço da cultura, lazer e informação para toda família.






Esta iniciativa faz parte de um projeto, desenvolvido pela Fundação Pedro Calmon, para ampliar, progressivamente, as atividades das bibliotecas públicas. Kilma Alves, diretora do setor que coordena as bibliotecas públicas do Estado da Bahia, afirma “O objetivo do projeto, é ampliar o horário de funcionamentos das bibliotecas públicas, como já foi feito na biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Biblioteca Pública do Estado e Biblioteca de Extensão que hoje atendem a um público cada vez maior aos sábados e também aos domingos”. A diretora acrescenta “Por entender a grande demanda e a importância do funcionamento das bibliotecas, o intuito é expandir estes espaços de leitura e cultura, cada vez mais, possibilitando ao público um maior acesso ao livro e a literatura”.






As bibliotecas - Inaugurada em 31 de março de 1997, a biblioteca Thales de Azevedo fica próxima ao Parque Costa Azul. E, além de um acervo de 20 mil livros, através de parceria com o consulado dos Estados Unidos, a unidade é um centro de referência da cultura norte-americana, mantendo um espaço denominado American Corner. Já a biblioteca Juracy Magalhães Junior, em funcionamento desde 1968, com a participação da população do Rio Vermelho, contribui para contar a história deste bairro (boêmio), além de totalizar 25 mil obras para leitura e informação.






Situada na Avenida Sete de Setembro, a biblioteca Anísio Teixeira, em funcionamento desde 1948, preserva e divulga a memória do Centro Histórico e Comercial de Salvador. Os usuários podem contar, também, com o banco de livros onde podem ser trocados livros gratuitamente.






A Fundação Pedro Calmon/Secult exerce um importante papel no incentivo à prática da leitura, com atividades diretamente ligadas às bibliotecas. Através de parcerias com o Ministério da Cultura e governos municipais, desde 2007, implantou 54 bibliotecas públicas municipais, além de apoiar as bibliotecas comunitárias e incentivar diversas ações e projetos de incentivo à literatura e à cadeia produtiva do livro.






Serviços:


O que: abertura das bibliotecas públicas Anísio Teixeira, Juracy Magalhães Junior e Thales de Azevedo.


Quando: a partir de 07 de agosto.


Informações: Diretoria de Bibliotecas Públicas / Dibip: (71 )3116-6839





Nenhum comentário:

Postar um comentário