Seguidores

terça-feira, 6 de julho de 2010

VIVER COM SABEDORIA!





As vantagens e desvantagens se equilibram de tal modo que se pode alcançar a perfeição média nem bem nem mal demais.E,assim,se agora se navega contra a corrente,em compensação o vento sopra do Norte ,como faz quase sempre e empurra a vela ajudando-a,de sorte que o impulso e o obstáculo se completam num progredir moderado.

Quando,porém, se vai a favor da corrente,a coisa é fácil porque a gente pode deixar-se arrastar;apenas nestes casos os movimentos podem tornar-se facilmente irregulares,a nau se põe de través e a gente se vê forçado a empreender um trabalho fatigante de remo e de leme para que essa navegação se acabe em completa desordem.

Desse modo as vantagens da vida são sempre contrabalançadas por desvantagens e estas compensadas por aquelas,sendo que,no fim, o resultado é zero,nada.

Na realidade, porém, o resultado é a sabedoria do equilíbrio da perfeição média,perante a qual não deve ter nem júbilo nem maldição,mas,contentamento,apenas.

A perfeição não consiste na acumulação unilateral de vantagens, porque,por outro lado a vida se tornaria impossível,pois,todas as desvantagens consistem no equilíbrio da vantagem e da desvantagem culminando no nada que se chama,afinal,contentamento.

Thomas Mann,escritor alemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário