Seguidores

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A CASA DA VOVÓ



A casa da vovó deve ter um jardim com rosas e margaridas;deve ficar num bairro tranqüilo,onde os micos pulem fazendo alarido nas árvores e as crianças possam correr livremente pelo quintal,com seus cachorros como companhia.

A casa da vovó deve ter varanda; uma varanda comprida,com redes coloridas e cadeira de balanço.Numa delas,vovó conta estórias que mexem com a imaginação das crianças,Chapeuzinho Vermelho,Cinderela,Branca de Neve,Ali Babá.

A casa da vovó deve ser cheia de sonhos.Um lugar onde o lobo mau não penetra,mas,a gente sabe que existe e aprende a se defender.Aprende também,que a inteligência sempre vencerá a força bruta e o Amor,um dia,vencerá o ódio.

O cheiro do amor é penetrante por toda a casa, bem como o aroma do chocolate quente.Já imaginaram uma casa de vovó sem chocolate quente?E biscoitos de polvilho?

O colo da vovó é amplo e aconchegante.Um colo sem pressa.O riso da vovó é franco,sua paciência infinita,seu amor,inesgotável.

Sempre tem um lanchinho descontraído na casa da vovó; na da minha,havia.Pão com leite moça,suco de maracujá regado à estórias deslumbrantes que eu ouvia,bebendo as palavras e com olhos postos nela,sem piscar,torcendo pela princesa e ansiando pelo castigo merecido do vilão.Ainda torço,até hoje.

Mas,as vovós desapareceram,ou estão diferentes,.Não contam mais estórias e os vilões parece que se multiplicaram.

Será porque as vovós não estão mais presentes,infundindo a todos nós o senso de justiça,o amor ao belo,a ojeriza aos mau-feitos?Tenho pena que as vovós,de xale de crochê e cabelos cor de neve estejam praticamente extintas.Hoje,Dia de Sra. Santána é o Dia da Vovó;mas,para mim,todo dia é o dia dela,onde junto com o chocolate quente e o bolo de carimã,eu bebi um pouco da sabed

6 comentários:

  1. E que o mais importante tenha nesta casa uma vovó com o espirito de Mirian,como coração de Mirian, com o desprendimento de Mirian,que seja gente boa,porreta como a Mirian,quer dizer que tenha Mirian.Meu terno abraço com carinho neste dia dedicado aos avós.Quem homenageia é a maior homenageada.Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  2. Ter uma vovó como você, sem dúvida é uma alegria imensa para todos os seus netos.
    Beijos no coração.
    Te amamos
    Dos netos Danilo e Júlia.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Toninho,parece lorota,mas,qdo abri esse blog estava pensando em vc;vinha do RL e pensei
    -Raios,o Toninho nada disse do livro,será q/ gostou?
    e ,te encontro aqui,c/ palavras tão belas... beijão

    ResponderExcluir
  4. Querida Aninha vc e meus netinhos é que são maravilhosos.Dá um orgulho danado ter uma família assim. bjks

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto! Ai que saudades da minha avó ! gostávamos de ouvir as mesmas músicas , ela no seu quarto costurando e eu no meu escrevendo poesias adolescentes

    ResponderExcluir
  6. ...que deveria publicar.Quem sabe ,são muito boas!? Como tudo q/ vc faz é perfeito... bjs

    ResponderExcluir