Seguidores

sexta-feira, 12 de março de 2010

ENTREVISTA COM LEDO IVO





UM IMORTAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS DISPARA SEUS PETARDOS: O CALOR E A PAISAGEM EXUBERANTE “ATRAPALHAM” O BRASIL. E MAIS: LITERATURA BRASILEIRA É “PAISAGÍSTICA, COSMÉTICA E DESESPIRITUALIZADA”
Postado por Geneton Moraes Neto em 26 de fevereiro de 2010 às 12:40
Aproveitando a carona no post do excelente repórter Geneton Moraes Neto,nesta entrevista feita com Ledo Ivo,poeta e imortal,,como é costume no Nordeste,agarrei o bonde andando e iniciei uma conversa fiada com o escritor de belos versos.
Um imortal da Academia Brasileira de Letras, o poeta e escritor Lêdo Ivo, aos 86 anos,lança farpas e “chuta o balde” em entrevista exibida no DOSSIÊ GLOBONEWS ( com reprise na segunda-feira, às três e meia da tarde). A entrevista foi gravada num ambiente solene : a sala de reuniões da Academia, no centro do Rio. Mas o escritor – de 86 anos – não se furtou a disparar seus petardos.
Lêdo Ivo defende uma tese original: diz que a exuberância da paisagem atrapalha o Brasil, porque faz com que o brasileiro viva voltado para fora, em detrimento da “vida interior”. Concordo plenamente com ele;o calor nos torna preguiçosos,com preguiça de pensar. O resultado se faz sentir na literatura brasileira:“É claro que a exuberância da paisagem atrapalha. Veja o problema amazônico : a paisagem no Brasil sai pelo ladrão. Isso se reflete na literatura brasileira. É um literatura muito paisagística, muito cosmética. É raro, no Brasil, um escritor do tipo de Machado de Assis, um “tatu” literário, que sonda as almas. Trecho profundo;nossa literatura carece de originalidade,é extremamente descritiva e,não é atoa,que de uns tempos para cá os bons escritores sejam raridades.Uma das funções da literatura é o estudo da condição humana. Você não pode fazer uma literatura cosmética, só de fora.Tirando Rubens Fonseca,o que sobra?Temos uma literatura midiática,vale o que sai na (ou da) Globo. Você tem de fazer uma literatura “de dentro”. Isso falta ao Brasil! É um país que tem uma literatura muito desespiritualizada, uma literatura muito de superfície”
O escritor aponta outro “mal” brasileiro: o calor – que não favorece, em nada, a reflexão :
“O calor excessivo não ajuda a reflexão. Os escritores europeus produzem, em geral, nos meses de frio. Baudelaire anseia pelo frio para escrever seus poemas! Aqui no Brasil, o calor atrapalha muito”.
Lêdo Ivo pede passagem:
*”Não consigo passar da página três de nenhum livro de teoria literária, porque não sei em que língua são escritos”. Nem,eu,querido Ivo;escritor nasce feito,é um dom,e,como dizia mestre Lobato,escrever é como quem mija,tem que deixar fluir.Desconfio de escritores que dizem que “suam” para criar um texto,que se torturam,se isolam...Melhor seria que fossem contadores;ou,economistas....”Um livro de três mil exemplares no Brasil já é um best-seller”.Verdade.E precisa de muita divulgação..”O sistema de de difusão cultural no Brasil mudou. Já não temos críticos literários. Quando surgi, havia críticos como Antônio Cândido, Sérgio Buarque de Holanda, Álvaro Lins e Wilson Martins – que me reconheceram. Pude sair do anonimato e me tornar uma figura pública. Hoje, o ”juiz literário” do poeta é o repórter do segundo caderno”.Acertou na mosca!Os editores miram de alto a baixo o novel escritor,os “jornalões “o ignoram,os vizinhos riem dele.Que saudade dos bons críticos!*”Antes,vinha gente de Minas Gerais para ver Olavo Bilac passar na avenida. Hoje, ninguém vem nem de Nova Iguaçu para ver um de nós passar pela avenida Presidente Wilson!”Claro,só faz sucesso cantora de axé que tem o cérebro na bunda e jogador de futebol que o tem nos pés.
*”Noto que os jovens poetas não têm o senso da tradição literária. Não leram Dante, não leram Skakespeare. Não é culpa deles apenas. É culpa do sistema educacional ! As escolas começaram a privilegiar o presente, como se o Brasil tivesse começado na Semana de Arte Moderna !”.
Ninguém lê nada,caro amigo.Conheço escritores que nunca leram os clássicos,não passam da Folha de São Paulo ou da Veja.Quem não tem uma boa bagagem literária,como pode escrever?*”Desde que, na ditadura militar, se substituiu o estudo da gramática pela chamada “comunicação e expressão”, as novas gerações começaram a falar muito mal. É uma linguagem padronizada – e, às vezes, de grunhidos…”É a turma do “oi”.Nem se comunicam,nem se expressam.E,a gramática sofre torturas inauditas,inclusive,entre jornalistas.As barbaridades que escrevem e falam,seria de rir,se não fosse para chorar...
Lêdo Ivo chama
de “babaca” um nome importante da literatura brasileira. A palavra “babaca” foi usada numa chamada levada ao ar pela Globonews.
Resultado: o poeta foi informado de que já se fizeram até apostas para descobrir quem é o alvo do ataque. Amigos telefonaram para Lêdo Ivo perguntando se era verdade que o “babaca” seria Machado de Assis. Houve quem fizesse outro palpite ousado: o “babaca” seria Joaquim Nabuco. Ou Guimarães Rosa.
Não: o escritor chamado de “babaca” por Lêdo Ivo é Oswald de Andrade, um dos pais do Modernismo brasileiro. Por quê ? Ora, porque ele era “chato”, disse, sucintamente, o poeta.Concordo;nunca consegui ler o Oswald,fruto,a meu ver,da elite paulistana que criou o Modernismo,seja lá o que isso signifique.
Na entrevista da TV
,o poeta lamenta que não se estude mais latim;ele está certo.Como pode se falar ou escrever numa língua sem conhecer suas raízes?
Aprendi rudimentos de Latim e Grego na escola,e,hoje,louvo o meu professor,um padre que me obrigava a estudar declinações e ler “De Bello Galico”,a nossa “Arte da Guerra”,de antanho.
Para finalizar,um poema de Ledo Ivo:
“O dia se enamora de si mesmo
como um corpo no espelho.
Tempo,composição da água que flui
num rio de rumores e desejos.
Alarido do ser!
VEJA TAMBÉM:
LER É CRESCER

FALA LEITOR:

CEZARUBALDO CEZAR,poeta baiano 16:26 (7 horas atrás)
CARÍSSIMA MIRIAM,QUE MARAVILHA DE ENTREVISTA.TAMBÉM AS SUAS INSERÇÕES FORAM FEITA DE FORMA EXUBERANTE.QUE BOM QUE UM HOMEM COMO LEDO IVO ABRE A BOCA E DIZ TEXTUALMENTE TANTAS VERDADES.A ENTREVISTA DE LEDO IVO DEVERIA SAIR EM PUBLICAÇÕES DO PAIS INTEIRO,DURANTE O ANO INTEIRO.MAIS UMA VEZ,GRANDE ABRAÇO.E FELIZ FINAL DE SEMANA.

4 comentários:

  1. Que legal,Miriam e só a carinha simpática dele já vale por si só, então as chutadas de balde,só melhoram!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga,coincidencia;há pouco,estava pensando em ti.
    Uma bjka bem grande.

    ResponderExcluir
  3. O Cezar Ubaldo que me antecedeu falou por mim. Isso é de uma importância que deveria estar por todo o país. Concordando ou discordando dele, são opiniões valiosíssimas para quem gosta e trabalha com a literatura. Homens de valor que vão sendo engolidos por esse sistema que não vê mas valor em nada que não seja de consumo efêmero , que não finca raiz em solos áridos (mentes). Brilhante, Miriam, obrigado pela excepcional contribuição. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Cacá,para esta sua amiga,que sempre procura trazer o melhor paa seus leitores,estas palavras soam como mel.
    Meu caro amigo,infelizmente,o q/o poeta fala sobre a nossa literatura é a pura verdade.
    Cabe a nós,novos escritores levar a Literatura ao público,independente da mídia q/nos ignora.
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir