Seguidores

sexta-feira, 5 de março de 2010

A VIAGEM DO ELEFANTE



COMO a paciência não é uma das minhas principais virtudes,fui correndo á Livraria Saraiva e comprei “A Viagem do Elefante”,o novo livro de Saramago.
Mal cheguei a casa,agarrei-me ao exemplar,como se fosse o cornaca Subhro,tratador e condutor do dito elefante Salomão,personagem mais importante dessa historia,onde havia gente de tanta importância como rei,rainha e arquiduques.
Dizem que esta estória verídica,narrando uma viagem de um elefante indiano de Lisboa a Viena,como um presente do rei D.João III ao Arquiduque Maximiliano,da Áustria,é o melhor dos livros escritos pelo genial escritor;mas,se diz isso de todos os seus livros.O livro é realmente magistral,a gente agarra nele e não consegue soltar,a leitura prende,queremos saber como termina,como o elefante Salomão,cujo nome foi mudado á sua revelia para Solimão,ao bel prazer do Arquiduque,(cujo poder muda nomes e vidas não só de elefantes como de pessoas e até países,)conseguiu chegar,se é que chegaria,tendo que atravessar Portugal,Espanha,Itália e Áustria,numa temível viagem através dos Alpes,em pleno inverno,ele,um joguete na mão dos poderosos,como aliás,todos nós.O povo,já dizia uma malfadada ministra de execrável memória,o povo é só um detalhe.
Usando a viagem para os fins que pretendia,Saramago ataca a igreja e o capitalismo,seus alvos constantes e torna a viagem desse elefante uma analogia com a vida das pessoas,indefesas diante do imponderável.
Vale ressaltar a figura do cornaca, tratador e guia do elefante,que por um capricho arquiducal passou a chamar-se Fritz,como muitos se chamam assim na Áustria,embora gostasse de continuar usando o seu nome de nascimento,Subhro,que significava Branco,mesmo porque milhões de fritzs que habitam os países germânicos,nada têm em comum com um guia de elefante indiano,portanto único em toda a Europa.
A Igreja apanha na figura daquele padre em Pádua,que encomenda um milagre ao cornaca,pedindo que faça o elefante ajoelhar diante da Igreja de Santo Antonio,para honra e gloria da Santa Madre Igreja,açoitada pelo látego de Lutero.
Donde a gente conclui a origem de todos os outros milagres.
Quem ainda não leu,que vá correndo comprar.É um dos mais belos livros que já li.
Coloquei como imagem a versão turca porque achei a capa mais sugestiva que a da edição brasileirada "Companhia das Letras".
FALA O LEITOR:cEZAR UBALDOpoeta baiano
CARÍSSIMA MIRIAM,CADA UM DOS SEUS TEXTOS É MAIS MARAVILHOSO DO QUE O OUTRO.SÃO BELAS PÁGINAS ESCRITAS COM CONHECIMENTO DE CAUSA,COM DENODO,COM AMOR.PARABÉNS,AMANTE DA ESCRITA,E QUE TODO O SEU TRABALHO INTELECTUAL SE PERPETUE DENTRO DE UMA SOCIEDADE CADA DIA MAIS CARENTE DE BOAS CAUSAS,NOS SEUS CONTOS E CAUSOS.BEIJO FRATERNO.-CEZAR UBALDO.
.

LEIA TAMBÉM:
A BOA LITERATURA ESTÁ DE LUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário