Seguidores

quarta-feira, 17 de março de 2010

COMO NASCERAM AS ARTES




As artes que falam aos olhos – escultura,pintura etc –floresceram muito mais rapidamente no mundo antigo do que as dependentes da imaginação,como a Literatura e a música.
Desde que a linguagem começou, ou seja,depois que os grunhidos começaram a ficar inteligíveis,que o contar estórias foi uma atividade muito importante e reconhecida.
Os elementos necessários a uma boa prosa literária,ou seja,um senso de frase,a inventiva e o estudo dos caracteres,podem ser encontrados onde quer que duas mulheres de qualquer raça ou nação se juntem para conversar.
Dos sonhos brotaram as estórias.Eles eram narrados,dramatizados,cheios de gestos e suspense,movimentos rítmicos, danças e cantos.
Todas essas coisas já existiam antes da civilização.
Os sacerdotes estimulavam essa prosa e se aproveitavam dela para criar fábulas aceitas até hoje,como a estória da Criação,por exemplo.
Não ligavam muito para formas literárias;o importante era o espetáculo.
O Teatro e o Drama como o conhecemos ,ainda não existiam.Os divertimentos favoritos eram as sangrentas touradas,os assassinatos punitivos de escravos ou as lutas de morte entre eles.
Os escritos egípcios mais antigos eram receitas mágicas,fórmulas de encantamento,aforismos morais ou simples registros.
Tanto eles como os sumerianos eram simples e práticos.
Ninguém estava interessado na estória de suas origens ou contos fantásticos.
A primeira e mais importante lenda egípcia era a da viagem da alma até Osíris depois da morte,contada e recontada milhares de vezes:”O Livro dos Mortos”.
Os judeus ainda estariam para escrever o seu livro,”A Bíblia”,que continha estórias de todos os povos antigos;uma espécie de enciclopédia da antiguidade.
Em todo o mundo antigo,a música nunca foi uma arte autônoma;existia como complemento dos cantos e danças.Possuía ritmo,melodia,mas,não tinha harmonia.Era cantada,soprada e tocada por todos ao mesmo tempo.Sapateados,batidas de palmas e tambores primitivos faziam o acompanhamento.Além destes,os cìmbalos,as flautas,os tamborins,o alaúde,as trompas de chifre.
Mais tarde vieram os instrumentos de corda:a lira,a harpa,o saltério,o bandolim.
A Literatura não se desenvolveu devido à precariedade da escrita;o saber era propriedade exclusivo dos sacerdotes,que se ocupavam mais das coisas práticas ligadas ao governo e à religião.
Os seres humanos eram os mesmos,tinham bons ouvidos,imaginação,porém,não podiam dominar a escrita e portanto transmitir seus conhecimentos a seus sucessores.

LEIA MAIS:
INVICTUS!
CURIOSIDADES...

Um comentário:

  1. Muito bom isso! venha ver as fotos de ontem , na ação solidária em prol das crianças carentes, a Alice é a mascote do projeto bjs

    ResponderExcluir