Seguidores

terça-feira, 9 de março de 2010

A FITA BRANCA


Como entender e detectar as raízes do mal?
Este é o tema do filme “A Fita Branca”,do austríaco Michael Haneke,um dos mais importantes cineastas ativos na Europa.
Seus filmes,geralmente exibidos em circuitos “Cult”,causam um certo desconforto nos espectadores devido à violência,física ou psicológica,sem rodeios nem panos quentes.
Fita Branca ,vencedor de Cannes,2010 é um filme assustador,mas,que todos deveriam assistir.
Toda ação se passa numa aldeia rural da Alemanha,entre 1913/14 onde estranhos e violentos acontecimentos acontecem.
Personagens emblemáticos e poderosos começam a despontar:o barão proprietário das terras,o médico autoritário,a parteira,muito ligada ao médico e “pau mandado”,o pastor protestante rigoroso e fanático;e,os contrapontos:pessoas frágeis e submissas,tímidas,como o professor de aldeia,que detectou o princípio do Mal,mas,não teve a coragem da denuncia,os explorados e subservientes em pregados do barão,a babá dos filhos da baronesa,assustada com os acontecimentos e levada de roldão por eles,as crianças entediadas e reprimidas o mal-estar que causa o filho da parteira,um deficiente físico,o único da aldeia,posto de lado pelas outras crianças que não aprenderam a conviver com “os feios” e,muito menos aceitá-los.
Difícil não associar essa aldeia e seus rigores e preconceitos à origem do nazi-fascismo,moldados na repressão,na submissão dos mais fracos e na arrogância dos fortes.Além da dificuldade de aceitar os diferentes.
O diretor diz que seu filme não é dirigido à Alemanha nazista,mas,apenas busca as raízes do mal.É sobre crianças doutrinadas para pensar como seus pais e se acharem no direito de julgar os outros,pois receberam essas idéias goela abaixo,sem tempo para ruminá-las ou pensá-las.
Se você constrói uma idéia, diz Haneke,de uma forma absoluta,ela vira uma ideologia.E os mais fracos vão segui-la por medo ou para escapar da própria miséria,acrescenta.
Isso vale para o fascismo de direita e esquerda,para o fanatismo religioso,para qualquer autoritarismo.Vale,inclusive,para compreender o terrorismo;as populações islâmicas,atacadas,sem saída,numa situação de aflição,abraça m a ideologia como uma vingança,uma forma de se libertar do sofrimento e causar o mal a seus opressores.
A Fita Branca é um filme que nos faz pensar.
Essa fita ,que dá nome ao filme,é posta no braço das crianças mal comportadas,assim como a estrela amarela posta nos judeus e a letra escarlate que se tatuava nas adúlteras,no passado.
Quem puder,assista.E tire suas próprias conclusões.


LEIA MAIS!
AVATAR, O FILME.

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica, amiga! Tá anotado aqui para ser o próximo da lista a ser visto. Abração. Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Cacá.O filme é realmente imperdível!A fotografia,apesar de preto-e-branco é magnifica.
    bjs

    ResponderExcluir