Seguidores

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIVAGAÇÕES HISTÓRICAS


PARA CELEBRAR O DESCOBRIMENTO DO BRASIL...
Quem foi que inventou o Brasil?
Foi seu Cabral! Foi seu Cabral!
No dia 21 de Abril
Dois meses depois do Carnaval ...
(marchinha de carnaval)


Estava eu, lá na roça, debaixo do secular juazeiro,lendo um livrinho e comendo doce de leite,quando danei a divagar sobre o passado;assim,a troco de nada,como quando a mente da gente vagueia sem rumo,procurando em que pensar.Por isso,minha avó,rainha dos adágios,dizia:”mente vazia é oficina do diabo”.
Eu pensei:como estaríamos nós,se o Brasil não fosse colonizado pelos portugueses? Se nós corrêssemos com eles daqui de Pindorama,ou se os lusos tivessem que sair nadando,naquele dia 22 de abril,e,nunca mais viessem por essas bandas; fossem correr atrás das Indias(não as nossas)mas,a das especiarias e nunca mais voltassem,nem eles,nem branco nenhum.!?
O Brasil seria habitado pelos índios,falaríamos tupi-guarani,nosso deus seria Tupã, pescaríamos e caçaríamos respeitando a natureza,nunca iríamos saber o que é capitalismo selvagem,nossos morubixabas seriam justos e honestos,nossos pajés não cobravam dízimos,nossas mulheres teriam o cabelo mais negro que a asa da graúna e lábios de mel,nossos homens seriam fortes ,corajosos e leais,como Ubirajara,excelentes estrategistas como o cacique Cunhambebe ou chefes tribais probos e idealistas como o cacique Ararigbòia. Festejaríamos o Quarup em lugar do Carnaval e o Cacique de Ramos não desfilaria ás segundas feiras gordas.
Agora, imagine uma reunião de Cúpula das Américas,todos os delegados de terno e gravata e os nossos representante...nus . Por baixo da tanga ... só a natureza.Não seria a gloria ? E o desespero dos tradutores para traduzir o tupi-guarani para o Inglês?Mas, haveria muitas vantagens:novelas Faustões e Xuxas,nem pensar;publicitários a nos induzir compras que não precisamos,inexistentes;congresso nacional,tô fora;corruptos , não vingariam:tacape neles,seriam comidos por via oral. Políticos – que maravilha!-nem sonhariam existir. Não haveria dinheiro, haveria trocas justas;a ganância,desapareceria;mercado financeiro,especuladores,crises de bolsa-que é isso-!?Haveria tempo para celebrar o pôr do sol e contemplar a natureza ,e,não estaríamos nem aí,para a crise do petróleo;todas as ubás caboclas singram as águas,serenas e constantes.não estou me referindo aos índios aculturados de hoje,mas,sim,aos seus ancestrais,ainda puros,como nos dias da criação.
Nem TV, nem jornais; estaríamos livres da Veja e da Folha.Eu não estaria aqui,agora,digitando essas mal traçadas,porque não haveria computador nem internet,mas,talvez,sentada debaixo de um jequitibá,contando estórias a meus companheiros de tribo,com meus colares de penas de arara e minha tanga colorida de vermelho e verde.Acho que seria bom.
È,minha avó tinha razão:alma ocupada não é tentada.Vou procurar o que fazer...

2 comentários:

  1. Ainda por cima não teríamos hipertensão nem colesterol alto, uma vez que eles trouxeram também o sal e o óleo(azeite). rsrs. Isso foi o Câmara Cascudo quem me disse. Ótimo, Miriam! Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Pois é,Cacá e n/teríamos q/aturar o Arruda. bjs

    ResponderExcluir