Seguidores

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ABRIL,MENTIRAS MIL!



“É INÚTIL CHAMAR ALGUÉM DE MENTIROSO; TODO MUNDO É. (MILLÔR FERNANDES)
1º DE ABRIL É O DIA OFICIAL DA MENTIRA.
Mentira tem pernas curtas,diziam os antigos;se fosse assim,fevereiro é que deveria ser o mês da mentira.Não tem só 28 dias? Mas, escolheram Abril por motivos religiosos;e,isto aconteceu na França,quando o banbanban de plantão,na época,resolveu mudar as comemorações-e o dia- do Ano Novo,de Abril para Janeiro,afim de se adaptar ao calendário gregoriano;algumas pessoas mais conservadoras se revoltaram e continuaram a celebrar o ano novo em Abril.
Passaram assim a ser alvo de brincadeiras, chamadas plaisanteries;recebiam convites para bodas que não se realizavam,aniversários inexistentes e réveillons que só existiam no papel;daí a ser escolhido como “dia da mentira”,foi um passo.
Alguns,cheios de verve,apanhavam um coitado qualquer como mensageiro:-por favor,monsieur,leve essa mensagem ao meu amigo Ferdinand.No papelzinho estava escrito:-“mande este burro a algum lugar que ele queira ir”.
Ter começado na França é sintomático; talvez pelos franceses serem galanteadores natos e por sua comida também ser uma mentira;vem aquele bocadinho no prato,que só dá para o buraco do dente e a gente até fica tentada a dizer para o empertigado “maître”:
-Gostei da amostra,pode trazer a refeição. Os jornais gostaram da idéia (aliás,são aficionados até hoje) e o periódico “A Mentira”,lançado a 1/04/1848 em Pernambuco(não que os pernambucanos sejam mentirosos-que é isso!-;eles só mentem quando dizem que Recife é mais bonita que Salvador),noticiou a morte de D.Pedro, para negá-la no dia seguinte.
Meu caro e perspicaz amigo Henri Cabillo,sugeriu que o dia 1º de Abril fosse “o dia do político honesto”;infelizmente,sua sugestão ameaça gorar,por falta de homenageados.Uma pena!
Sabe, até acho que os políticos não são verdadeiramente mentirosos;eles ,apenas,têm verdades múltiplas. O certo é que Abril é o mês dos bobos; um mês,na verdade,igual a todos os outros,afinal fazemos bobagens todos os dias;eu,mesma,estou acabando de escrever uma. Mas, é o mês adequado para se fazer a reunião do G-20, por exemplo,onde dirigentes do mundo inteiro fingem resolver a crise mundial e o resto do mundo acredita,por ser mais bobos do que eles. O certo é que, o tempo este mês,estará incerto,pode chover,pode não chover,apesar do ditado “Abril,chuvas mil” e o cidadão pode sair de casa agasalhado e morrer de calor,como pode sair esportivamente vestido e se afogar nas enchentes repentinas,em Sampa,por exemplo.Por isso,eu,que sou uma pessoa verdadeira(não em tempo integral,é claro)não sou besta de arriscar previsões. Este é o mês certo para se fazer longas viagens- ah, Paris em Abril!- principalmente se os credores começarem a bater nas portas, mas, aconselho a usar cartões corporativos, que não precisam ser pagos,já que o Credicard e o Visa acharão você aonde quer que esteja escondido.E eles não acreditam em mentiras.
PALAVRA DO LEITOR:
01/04/10 18:23 - Euripedes Barbosa Ribeiro
É bom mesmo que exista um dia oficial da mentira. Pelo menos é um diaa menos entre os dias de mentiras oficiais, que são os outros 364.Existe mentira maior que um PAC 2, quando o PAC 1 mal saiu do papel?Ah, talvez exista: a Dilma, a mentira transformada em estrela pelasmãos e boca do maior mentiroso jamais visto na história deste país.
*Meus aplausos Miriam, pela informativa e bem humorada crônica, bem aoseu estilo. Beijos. E uma boa pascoa.
01/04/10 18:14 - Zaretliteratura
Nossa !Miriam,que bela crônica poetisa,me encantei!Gde beijo. ZL.
01/04/10 17:17 - Maria Iaci
Ô, crônica gostosa de se ler! E não estou mentindo. Gostei da sugestão do Henrique. Quem disse que precisa ter homenageados? A gentecomemora por W.O. e tudo bem. Afinal, é de faz-de-conta mesmo. Umbeijo na testa. E boa páscoa. :)
01/04/10 17:16 - Ester Farias de OliveiraO bom de ler você foi descobrir um ser muito sincero e despojado no fundo de tudo. Deve ser o máximo sentar com você e conversar. Amei lero seu texto.
01/04/10 16:47 - Rejane ChicaÉs maravilhosa e adoro te ler.Me divirto pois tens sempre detalhesque falam tudo.. Um beijo DE VERDADE!!chica
01/04/10 16:20 - Djanira LuzComo meu pai diria se a conhecesse "isso não é uma mulher, é umaenciclopédia"...rs Sempre o ouvia dizer isto ao se dirigir a grandesmentes!rs Excelente texto, querida Miriam! Desejo uma Páscoa com docesmomentos ao lado de pessoas queridas e amigas! Beijoquinhas
01/04/10 23:06 - Maria Olimpia Alves de Melo,escritora
uma crônica e tanto - já havia me esquecido porque era o dia damentira. Mas pensando bem, nesse dia, podemos homenagear todos ospolíticos e chamá-los de honestos...

Um comentário:

  1. Muito legal o post, bjs e vem ver a minha pequena na festinha da escola, bjs

    ResponderExcluir