Seguidores

quarta-feira, 14 de abril de 2010

TODO DIA É DIA DE POESIA!



À volta da mesa, por Henri Fantin-Latour, 1872, Rimbaud é o segundo à esquerda, tendo ao seu lado direito seu grande amor, o poeta Paul Verlaine



O Barco Ébrio
Quase ilha, a sacudir de meus bordos as querelas


E pássaros ladradores com olhos louros.


E eu vogava, quando através das cordagens fracas


Os afogados a dormir desciam aos recuos.


(…)


Mas, é verdade, muito chorei! Auroras são cruciantes,


Toda lua é impiedosa e todo sol amargo:


O áspero amor me embebeu em sonos embriagantes,


Que minha quilha estale! Que eu me faça ao mar!






Jean Nicholas-Arthur Rimbaud* Charleville, França – 20 de Outubro 1854 nasceu em Charleville e morreu em Marselha, França – 10 de Novembro 1891 .





Se vivesse hoje seria "roqueiro",esse grande poeta simbolista francês,uma das pérolas de Ardennes,jovem rebelde e inconformista.


Dele escrevia Henry Miller,seu mais ardoroso fã:


"Acho que existem muitos Rimbauds neste mundo e que seu número aumentará com o tempo. Acho que o tipo Rimbaud tomará o lugar, nos próximos tempos, do tipo Hamlet e do tipo Fausto. Até que o velho mundo morra de vez, o indivíduo 'anormal' será cada vez mais a norma. O novo homem se encontrará quando a guerra e a coletividade entre o indivíduo cessar. Veremos então o tipo de homem em sua plenitude e esplendor".


Fonte:
Henry Miller,Wikipédia
IMG:Busca Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário