Seguidores

sexta-feira, 16 de abril de 2010

DOIS LIVROS IMPERDÍVEIS


NOS TRILHOS DA HISTÓRIA

Sexto livro de José Carlos Daltozo, funcionário aposentado do Banco do Brasil, tem como personagem principal a Estação Ferroviária de Martinópolis, que comemorou recentemente 90 anos de inauguração. Ela foi implantada em plena mata virgem, com o nome de José Teodoro, em 05 de agosto de 1917. O loteamento que deu origem ao povoado só começou sete anos depois, em 1924. Mas o livro não trata só da estação local. Faz um painel geral das viagens de trem que, de certa forma, são idênticas em qualquer lugar do país. Uma espécie de viagem "histórico-sentimental", com pinceladas de saudosismo e nostalgia, uma vez que - além da parte histórica - o livro tem muitos relatos interessantes e até engraçados de ferroviários aposentados e pessoas que usavam a ferrovia para o trabalho, lazer ou estudos. Pedidos pelo e-mail jcdaltozo@uol.com.br ou para a Caixa Postal 117 - 19500-000 - Martinópolis - SP O valor do livro R$ 23,00 (vinte e três reais), já incluida despesa de remessa do correio, pode ser depositado na conta 5.353.140-X, agência 0310-7, do Banco do Brasil, avisando-me em seguida, com endereço completo para onde deve ser remetido o exemplar.

UM NOVO AMANHÃ

Sétimo livro histórico de autoria de José Carlos Daltozo, mostra um painel da imigração japonesa para o Brasil, que completou cem anos em junho de 2008. Focaliza a colônia japonesa de Martinópolis (SP) desde 1926, quando chegou a primeira família, até os dias atuais. O livro é repleto de depoimentos e fotografias antigas de lavradores e familiares, fotos de escolas rurais japonesas, disputas de kendô e sumô em plena zona rural, equipes de beisebol que já existiram na cidade, festividades atuais do Kaikan, jogos de gate ball, entre outros assuntos. Um livro para ser lido e guardado, com certeza será de extrema utilidade para que as futuras gerações saibam como foram os tempos heróicos vividos por esses verdadeiros desbravadores. Com 148 páginas em papel couché, o livro apresenta reproduções de mais de 200 fotos históricas sobre a colônia japonesa em Martinópolis-SP e custa apenas R$ 23,00 (vinte e treis reais), já incluso remessa simples do Correio. Pedidos para a CAIXA POSTAL 117 - 19500-000 - MARTINÓPOLIS - SP, enviando cheque anexo ou fazendo o depósito no BANCO DO BRASIL - agência 0310-7, conta 5.353.140-X, avisando-me em seguida, no e-mail jcdaltozo@uol.com.br
José Carlos Daltozo: guardião da memória de MartinópolisJosé Carlos Daltozo encontra no ato de escrever uma forma de organizar as idéias e de registrar fatos históricos que considera importantes. Dono da quarta maior coleção de cartões-postais do Brasil, com 150 mil exemplares, apaixonado por fotografia e leitura e autor de sete livros históricos, o aposentado de 59 anos já se prepara para escrever um novo volume, sobre imigrantes japoneses em Martinópolis. "Tenho várias pesquisas em andamento para futuros livros. Um deles tratará dos costumes rurais que estão desaparecendo com o 'progresso'", diz Daltozo, que durante 27 anos trabalhou no Banco do Brasil, nas agências Metr.Brás -SP e Martinópolis, em São Paulo. ___________________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Anotei aqui para adquirir, Miriam. Eu sou historiador e esses aspectos de nossa história regional, só mesmo pessoas assim para fazer esse maravilhoso trabalho de nos apresentar parcelas desse nosso quase continente que a história oficial não leva em conta. Valeu! abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Cacá,esse escritor resgata estórias maravilhosas do nosso cotidiano q/ás vezes passa batido,sem despertar o merecido interesse.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir